Primeira Sessão em Brasiléia de 2013 tem início com debates e criação de Comissões

A partir da próxima semana as Sessões acontecerão às terças-feira.

Alexandre Lima
Todos os 11 vereadores estiveram presentes na primeira Sessão Ordinária de 2013 - Foto: Alexandre Lima
Todos os 11 vereadores estiveram presentes na primeira Sessão Ordinária de 2013 – Foto: Alexandre Lima

Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Brasiléia (Acre), que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 18, foi marcada pela criação das Comissões Permanentes que é divida em três, podendo ter a participação de três vereadores que irão integrar até o final de seu mandato.

Tais comissões votadas ficaram divididas entre os pares ficou da seguinte forma:

1 – Justiça e redação;

Fernanda, Joelson e Rosildo

2 – Finanças, orçamento, produção, comércio, obras e serviços públicos;

Erizete, Joelson e Carlinho

3 – comissão de cultura e assistência social;

Tereza, Ivonaldo e Marivaldo.

Momento em que os vereadores de Brasiléia decidiam sobre quem estaria nas Comissões Permanentes - Foto: Alexandre Lima
Momento em que os vereadores de Brasiléia decidiam sobre quem estaria nas Comissões Permanentes – Foto: Alexandre Lima

As três mais votadas e escolhidas para cada Comissão, irá eleger o presidente que irá responder pela mesma. No grande expediente, o tema principal pelos vereadores da oposição, ficou para o tema do Decreto Administrativo e os mesmos esperam o Ofício a ser enviado pelo Ministério Público que está analisando o caso.

Segundo a vereadora do PT,  Erizete Lima de Moraes, o Prefeito Everaldo Gomes que já foi colega na Câmara, além de mal assessorado estaria correndo sérios problemas em sua administração atualmente. Espera que os fatos a serem justificados aos órgãos competentes, sejam convincentes.

A não presença do prefeito na primeira Sessão Ordinária, ou de um representante, foi motivo de crítica por parte dos vereadores. Uma das preocupações expostas, seria a manutenção dos ramais para que não viesse atrapalhar o transporte dos alunos que irão iniciar o ensino letivo no próximo dia 25 do mês corrente.

Vereadora Fernanda Hassem (PT) reclamou do uso dos veículos públicos por secretários e assessores, além de alguns estarem utilizando películas com 100% e dormirem em garagens particulares. Pedem que seja enviado uma lista com placas dos mesmos para serem monitorados.

O vereador Joelson Pontes (PP), abriu sua parte onde esclareceu aos pares que, faz data de três anos que ingressou ao CIRETRAN, através de concurso público, deixando a entender que algo estaria acontecendo contra sua pessoa no setor onde trabalha.

O mesmo sugeriu que a Mesa peça esclarecimento ao Estado do Acre, através da SEAPROF sobre a empresa de laticínio a ser inaugurado no Município, já que existem muito gado direcionado ao ramo leiteiro. E concordou em relação aos bancos no quesito atendimentos e transferência de serviços para outras agências, já que a Caixa Econômica estará a frente a partir de agora.

Sessão foi marcada pelo debate sereno entre os vereadores de Brasiléia - Foto: Alexandre Lima
Sessão foi marcada pelo debate sereno entre os vereadores de Brasiléia – Foto: Alexandre Lima

Sobre o caso que repercutiu na mídia local, estadual e até nacional, onde brasileiros foram espancados e até uma morte registrada, no presídio localizado no departamento de Pando, no lado boliviano, sugeriu que se crie uma comissão para tentar de alguma forma, ajudar os detentos que cumprem pena naquele País e contou com o apoio com a maioria dos pares.

Sugeriu também, que casos relacionados aos veículos sejam verificados com muita cautelas, lembrando que na administração passada, foi registrado casos de utilização para fins particulares e até mesmo acidente com vítima fatal no ano passado na BR 317.

Sobre a divulgação na imprensa de que o 10º Comando da Polícia Militar localizado na cidade de Brasiléia, possa ser transferido para a cidade vizinha de Epitaciolândia, foi pedido que o Comando na Capital possa enviar mais informações sobre o assunto, tendo em vista que o atual se tornou referencia na regional do Alto Acre.

Antes da abertura dos trabalhos do ano de 2013, foi oferecido um café da manhã aos funcionários, vereadores e convidados. Tal iniciativa partiu do presidente da Casa, Mário Jorge (PSB), para que houvesse um clima de confraternização.

A primeira Sessão Ordinária de 2013 contou com a participação dos 11 vereadores eleitos e reeleitos no pleito de 2012.

Veja vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.

Comentários