Programa Bolsa Atleta Federal contempla dez atletas acreanos

Cely Gomes (Assessoria SEE)

Garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e a participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva. Este é o objetivo do Bolsa Atleta, programa do Ministério do Esporte que visa investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paraolímpicos, para formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o país nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Bolsa Atleta no Acre

O programa Bolsa Atleta é um projeto de autoria do deputado federal Taumartugo Lima, criado através da lei n° 2.117 de 18 de Março de 2009, sancionada pelo governo do Estado, através do decreto nº 4.741, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esporte. O programa destina auxílio financeiro aos atletas que estão em plena atividade desportiva, incentivando a melhoria nos treinos, como também na complementação da saúde e da educação através do esporte.

O secretário adjunto de Esportes, Mauro de Deus, ressalta que esta é a primeira vez que atletas acreanos são beneficiados no programa federal, sendo um incentivo para obter um bom rendimento nos treinos e alcançar bons resultados nas competições. “Nosso propósito é fomentar o desempenho dos atletas, tendo como foco o resultado individual e coletivo”.

Mauro de Deus ressalta ainda que as expectativas referentes às olimpíadas de 2016 são as melhores, já que os atletas estão mostrando dedicação aos treinos. “Este benefício é o reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido para a ampliação e participação dos atletas nas competições”, afirma.

Proporcionando oportunidades nas competições nacionais

Em 2012 foram contemplados 116 atletas nas categorias estadual e estudantil, sendo investidos respectivamente R$ 450,00 e R$ 300,00 nas duas categorias.

“Esta é uma política de valorização aos atletas que obtém os melhores resultados no desporto comunitário e estudantil, bem como uma forma de beneficiar esses talentos e permitir, com esse auxilio financeiro, a dedicação aos treinos e nas áreas de saúde e educação”, finaliza Mauro de Deus.

Atletas Acreanos beneficiados

Irene Marques – Atletismo

Jairo Silva – Atletismo

Junior Santos- Futebol de 7

Luana Santos – Atletismo

Lua Silva – Atletismo

Lucas Silva – Atletismo

Miqueias Cardoso – Natação

Rayane Cunha – Atletismo

Raysa Menezes – Natação

Rebeca Oliveira – Natação

Comentários