Economia – Qual o tempo para começar a investir?

Sullivan Eduino é Economista pela Universidade Federal do Acre
Sullivan Eduino é
Economista pela Universidade Federal do Acre

No geral as pessoas protelam muito para iniciar algum tipo de investimento sólido, especialmente os jovens. Entretanto, os especialistas fazem coro em afirmar que quanto mais cedo a atitude de polpar e investir se iniciar, maiores serão as possibilidades de garantir um futuro financeiro sem complicações agudas. O jovem precisa entender que existe um fator que pode ser um forte aliado nesse processo, os “juros sobre juros”, podendo gerar uma maior lucratividade em seus rendimentos. A grande sacada é fazer com que esse fator citado acima contribua a seu favor e não o oposto.

Os “gurus” no assunto de finanças defendem algumas razões para começar a investir.

1 – A simples possibilidade de ter mais dinheiro – quem começa cedo as suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro.

2 – Menor esforço financeiro para atingir seus objetivos – imagine que você defina como meta ter R$ 1 milhão ao se aposentar e estipule sua idade de aposentadoria em 60 anos. Se você tem 40 anos, terá apenas 20 anos para cumprir sua meta. Ou seja, terá de poupar mais dinheiro!

3 – A simples possibilidade de ter mais dinheiro – quem começa cedo as suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro;

4 – Mais tempo para correções de rota – o mercado financeiro, a economia e nossas vidas profissionais muitas vezes “ignoram” nossos planos e seguem seus próprios rumos, não é verdade? Por isso, quanto mais tempo tivermos, melhor é a nossa capacidade de reação em relação a novas realidades e mudanças de rota

5 – Diluir o custo do aprendizado financeiro – gerir as próprias finanças requer certa dedicação. “Muitas vezes, por desconhecimento ou inexperiência, tomamos decisões financeiras erradas e elas têm um preço”, diz Massaro.

6 – Menos estresse e mais qualidade de vida – aquele que começa a investir mais cedo certamente terá menos preocupações no futuro

5 – Dinheiro “atrai” dinheiro – quanto mais cedo você começar a investir, mais dinheiro terá, e quanto mais dinheiro tiver, mais dinheiro poderá conseguir. “A matéria-prima do dinheiro é o próprio dinheiro”, conclui.

Então o que você está esperando? decida e tome a atitude de investir

Sullivan Eduino

Economista – Universidade Federal do Acre

Comentários