Rio Acre atinge o nível mais baixo dos últimos 40 anos no mês de abril na capital

Rio secoO Rio Acre deve terminar o mês de abril atingindo o nível mais baixo dos últimos 40 anos para o mês. Nesta sexta-feira (26), o rio já estava com 4,28m e segundo o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a perspectiva é que o nível continue descendo.

A média histórica do Rio Acre para o mês de abril é de 9,8 metros. O fato de o nível do rio já estar pouco mais de 5 metros abaixo desse nível, causa preocupação. “O que está preocupando é o nível do rio que está muito baixo. A questão da chuva é outro problema, pois a média histórica dos 40 anos  para o mês é de 186mm  e até agora estamos com 74mm, isso é 70% a menos”, explica.

O secretário diz ainda que as previsões de órgãos de pesquisas climáticas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que a situação não deve melhorar no mês de maio. “As previsões nacionais do Inpe, são de quase nenhuma chuva no mês de maio. No máximo chuvas esparsas”, salienta.

Ele garante que o Governo do Estado já discute medidas para tentar amenizar os efeitos da estiagem. “A gente está muito atento, a situação ainda não é crítica mas a tendência é que piore. A seca aumenta muito os focos de calor. Isso é um dos problemas que a gente tem para conscientizar a população para que não queime e que contribua economizando água, pois, Rio Branco se abastece da  água do Rio Acre”, enfatiza.

O Rio Acre alcançou seu nível mais baixo em setembro de 2011, na ocasião ele chegou a 1,55 metro. (G1/AC)

Comentários