Rio Acre ultrapassa os 10 metros na Capital após constantes chuvas no Estado

Na medição realizada na quinta-feira (3), o nível do rio apontava 10,03 metros, a previsão é que o nível das águas aumente nas próximas horas.

Após as constantes chuvas que caíram sobre várias regiões do Acre, a coordenadoria da Defesa Civil de Rio Branco emitiu dados de que o Rio Acre ultrapassou os 10 metros em seu leito.

Rio Acre volta a preocupar/Foto: Divulgação
Rio Acre volta a preocupar/Foto: Divulgação

De acordo com o Tenente-coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, a medição realizada na manhã desta sexta-feira (4), assinalou 10,06 metros no nível das águas, o que é considerado normal, já que a cota de alerta é de 13,50 metros.

O coordenador afirma ainda que a medição do nível do Rio Acre é realizada diariamente, mas até o momento não há motivos para preocupação, já que o volume das águas é considerado normal para o período de inverno amazônico.

“No período de janeiro a março, é normal essa concentração de chuvas já que estamos passando pelo inverno amazônico, mas não há motivos para preocupação. O monitoramento está sendo realizado diariamente e o volume das águas está dentro da normalidade”, disse.

No ano passado, a prefeitura e o governo do Estado, por meio das coordenadorias de Defesa Civil municipal e estadual, prepararam o plano de contingência normatizando todas as ações em casos de enchentes ou outros desastres naturais. O planejamento foi inserido na Ação de Inverno lançado pelo prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana, na última quarta-feira (2).

“Temos um plano de contingência construído ainda em 2012 e que foi inserido no plano da Ação de Inverno lançado pelo prefeito Marcus Alexandre. Em caso de uma nova enchente, o Estado e o Município estão preparados para atender as demandas”, enfatizou George.

Na medição realizada na quinta-feira(3), o nível do rio apontava 10,03 metros, a previsão é que o nível das águas aumente nas próximas horas, já que o principal afluente  do Rio Acre,o Riozinho do Rôla,  apresenta grande volume de água.

A previsão para está sexta é de instabilidade com a possibilidade de chuvas a qualquer momento, principalmente no final da tarde ou durante a noite. Possibilidade de chuvas mais fortes no Vale do Juruá e no Alto Acre.

Gleydison Meireles, da Agência ContilNet

Comentários