fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rio Branco é considerada a 2ª pior capital do país em transparência pública, revela Inesc

Publicado

em

Assessora de Comunicação da Prefeitura comentou que “o site da instituição não é didático”

Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana

Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana

Da Agência ContilNet

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revela que a Prefeitura de Rio Branco, administrada atualmente pelo petista Marcus Alexandre, não é transparente como gestão pública.

De acordo com a pesquisa, a prefeitura da capital recebeu nota 2 numa escala de 0 a 10. Fazendo uma comparação entre as capitais brasileiras, só ganhamos da Prefeitura de Manaus, capital do estado vizinho, Amazonas (AM), que ocupa o último lugar do ranking.

A capital não satisfez os requisitos acessibilidade, processabilidade, atualidade, não proprietário e primariedade. A pesquisa revela que a Prefeitura de Rio Branco não disponibiliza “informações sobre qualquer tipo de licença, seja ela livre ou restrita”.

Já os 2 pontos foram conquistados devido às informações serem completas (continham dados sobre receitas e despesas) e não discriminatórias (dados disponíveis a todos, sem que seja necessária a identificação de registro).

Na lista do topo, as mais transparentes, de acordo com a pesquisa, são as gestões das prefeituras do Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e João Pessoa (PB).

A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade São Paulo e financiada pela Web Foundation.

Em entrevista a um veículo de comunicação local, a diretora de comunicação da prefeitura, Andreia Oliveira, comentou que “o site da instituição não é didático” e questionou o método adotado pelo instituto para realizar a pesquisa e chegar a esse resultado.

Ela afirmou que nos próximos meses, tanto o Portal da Transparência quanto o espaço dedicado à “Lei de acesso à informação” sofrerão reformulações no site da prefeitura.

Comentários

Em alta