Rio Branco e Porto Acre passarão por recadastramento biométrico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) irá realizar revisão de eleitorado com cadastramento biométrico dos eleitores de Rio Branco e Porto Acre a partir deste ano, com a meta de alcançar até o início de 2014 todos os eleitores inscritos nas 1ª, 9ª e 10ª Zonas Eleitorais.

Com a medida, os eleitores terão inseridos, no cadastro eleitoral, dados biométricos como digitais, fotografia (reconhecimento facial) e assinatura, passando a votar em  2014 a partir da identificação biométrica.

A decisão de realizar o recadastramento na capital acreana, que possui o maior colégio de eleitores do Estado, foi tomada após reunião ocorrida em 2012 com técnicos do Tribunal Superior Eleitoral, que vem expandindo o programa de biometria do eleitorado em todo o Brasil.

O Acre já possui voto 100% biométrico nos municípios de Bujari (9ª Zona) e Assis Brasil (6ª Zona), e, atualmente, o município de Xapuri encontra-se em processo de recadastramento, que se dá no atendimento ordinário (ainda sem convocação obrigatória). Porto Acre deve entrar no cadastramento este ano por estar abrangido pela 10ª Zona, que também possui eleitores de Rio Branco.

As atividades da revisão de eleitorado com cadastramento biométrico encontram-se ainda em fase de planejamento, a cargo da comissão encarregada pela Presidência do TER Acreano. Pelo projeto, até 2014, os dados biométricos dos 226.366 eleitores de Rio Branco e os 12.172 de Porto Acre estarão devidamente registrados no Cadastro Eleitoral, e todos esses eleitores já votarão por meio da biometria nas Eleições de 2014.

Renata Brasileiro
Ascom TRE-AC

Comentários