Samu do Acre recebe nove ambulâncias e duas caminhonetes do Ministério da Saúde

Em 2012, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa oito anos de atuação no Acre. Com cobertura em 100% dos municípios do Estado, é a maior referência no atendimento de urgência e emergência.

Para garantir mais qualidade no atendimento, o Acre recebeu do Ministério da Saúde (MS) nove viaturas novas para substituir as que já não estão em condições de atender os chamados de urgências e emergências. De acordo com a coordenadora do Samu, Lúcia Luna, as novas ambulâncias chegam ainda este mês e serão utilizadas para uso exclusivo da Rede Samu.

Parte das ambulâncias do Samu será substituída por novos carros (Arquivo Secom)
Parte das ambulâncias do Samu será substituída por novos carros (Arquivo Secom)

As ambulâncias saíram de Tatuí [São Paulo] nesta quarta-feira em uma “cegonha” contratada pela Secretaria de Estado de Saúde e foram doadas pelo Ministério da Saúde para composição da Rede Samu”, lembrou Lúcia, para quem essa é mais uma conquista do governo do Acre, que a cada dia vem ampliando e qualificando os serviços de saúde no Estado.

Já para o início de 2013, o MS doará  duas caminhonetes traçadas e adaptadas como ambulância para facilitar os atendimentos em locais de difícil acesso, como, por exemplo, os ramais, que em determinadas épocas do ano têm o acesso limitado.

“Estamos ampliando nossa cobertura. Trabalhamos com dois médicos reguladores por dia, atendendo as ocorrências – por telefone – e realizando as transferências nas situações de urgências. Esses dois carros traçados irão facilitar e agilizar o nosso trabalho, pois às vezes há demora no atendimento devido à dificuldade de acesso”, finalizou Lúcia.

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)

Comentários