Secretária de Estado de Política da Mulher participa de sessão em Brasiléia

Boletim informativo semanal da Câmara Municipal de Brasiléia (AC) – ASCOM

DSC_0060

Joelda participou da 6° sessão e esclareceu  importância dos direitos das mulheres
Joelda participou da 6° sessão e esclareceu importância dos direitos das mulheres

Ainda no mês da mulher A representante de estado da secretaria da mulher, senhora Joelda participou da 6° sessão e esclareceu  importância dos direitos das mulheres. A secretaria de estado foi criado em fevereiro 2011 com o objetivo valorizar,  garantir e priorizar os serviços de atendimento da mulher. Aonde segundo ela os problemas de violência contra mulher vão ser priorizados, as estatísticas apontam o Brasil esta no topo com relação esses problemas.  Essa  secretaria Realize campanha de ações educativas no diz respeito a desigualdade de gênero. A senhora Joelda Falou ainda que a secretaria traçasse um protocolo de atendimento Para o município de Brasiléia,  que Ira priorizar o atendimento na saúde da mulher e o apoio para a mulher indígena, finalizou falando do 180 o disk denuncia e a importância da lei Maria da penha.

Vereador Bil (PMDB)
Vereador Bil (PMDB)

No grande expediente o primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) falou das famílias já desabrigadas com a enchente do ria acre, em suas indicações pediu que a secretaria de obras na limpeza no campo de futebol e a segurança daquele espaça, pediu providencia com relação às autoescolas no que diz respeito aos testes práticos nas ruas quanto a atenção aos alunos, solicitou reparos na Rua Pedro alexandrino neto ,falou da visita as unidades básica de saúde onde constatou a falta de alguns medicamentos, reiterou sobre o reparos e ajustes que estão faltando no centro do idoso finalizou pedindo que a prefeitura agilize a reforma da escola do ramal são Francisco no 19.

Carlinho do Pelado (PSB)
Carlinho do Pelado (PSB)

Carlinhos do pelado (PSB) em uso a tribuna iniciou sugerindo que a prefeitura estala um novo canal de televisão no município de Brasiléia, e pediu parceria dos órgãos competentes em relação na melhora do sinal de radio da 90.3, para que o sinal chegue mais longe e com uma melhor qualidade principalmente aos moradores rurais. Em seguida o vereador pediu que a prefeitura construísse em Brasiléia a casa do colono e o açougue dos colonos para que o produtor tenha uma renda extra, pediu que o governo junto com a prefeitura construa a OCA em nosso município que é a organização central de atendimento, finalizou reiterando que a prefeitura retome as atividades dos idosos.

Vereador Ivanildo (PMDB)
Vereador Ivanildo (PRP)

O vereador Ivanildo (PRP) iniciou convidando a secretaria de saúde Aldenicia Ferreira a participar da 8° sessão para esclarecer sobre o valor de recursos e como anda o programa ACS,  e que os vereadores junto com a secretaria possa está fazendo para melhorar seus salários. Em seguida o vereador pediu para que a população participe e incentive a feira do peixe, concluiu pedindo uma moção de pesar a família do senhor Antônio onça.

Vereador Joelso Pontes (PP)
Vereador Joelso Pontes (PP)

O vereador Joelso Pontes (PP) falou da emenda que o deputado Gladson Cameli alocou ao município de Brasiléia para reformas de ramais, em suas indicações pediu o conserto de um bueiro e de 2 pontes no ramal do 17, pediu que a prefeitura reforce a segurança do cemitério, pediu melhoria nos ramais do assentamento porto Carlos com relação aos pontos críticos para que chegue iluminação publica aos moradores, falou da reunião com o professor da UFC e do curso de matemática que terá no núcleo da UFC em Brasiléia, pediu uma audiência pública para um esclarecimento de quais cursos serão contemplado para o município, falou do levantamento feito pelo engenheiro do DETRAN para elaborado a organização das rua no município.

Vereador Marivaldo (PMDB)
Vereador Marivaldo (PMDB)

O vereador Marivaldo (PMDB) iniciou sua pronuncia pedindo paciência a categoria dos motos taxis com ralação ao caso Ironildo  preso na Bolívia, falou da aquisição de medicamentos essa semana para supri as necessidades da população, e da preocupação com o hospital com ralação ao serviço prestado, principalmente com a maquina de reio X quebrada novamente, pediu explicações a Eletrobrás  com relação a redução das energia,  falou da preocupação da caixa econômica na questão do atendimento e do espaço físico, pediu que secretaria de obras providencie o desentupimento de um cano atrás do colégio Getúlio Vargas, finalizou pedindo que envie documentos ao gabinete do deputado flaviano melo para que estude a possibilidade de alocar recursos para que seja feito duas escolas uma de ensino infantil e outra de 1° ao 5° ano no município de Brasileia.

Vereador Mario Jorge (PSB)
Vereador Mario Jorge (PSB)

O vereador Mario Jorge (PSB) em seu pronunciamento falou da reunião que participou com o prefeito Everaldo na cidade de Rio Branco. Aproveitou o plenário para pedir que a prefeitura faça um paliativo na rua são Francisco de Assis rua que dá acesso a Cage acre, comentou o problema com a rua Pedro alexandrino neto, pediu que seja criado um escritório do ITERACRE no município, solicitou que seja dado reparos nas pontes no ramal do 13, concluiu pedindo que a prefeitura junto com a secretaria de saúde viabilize com urgência o funcionamento dos dois expediente nas unidades de saúde do KM 26 e 68.

Ainda no final da sessão os vereadores debateram e aprovaram o projeto de lei 01-2012 de 25 de março 2013, que autoriza o poder municipal a criar o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva de aquicultura familiar, bem como, utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo.

Comentários