Sistema de prestação de contas mostra prefeitura de Brasiléia adimplente para receber recursos

Reportagem que afirmou que Brasiléia estava inadimplente se equivocou e não consultou o sistema de prestação de contas

WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB

A reportagem que anunciou o município de Brasiléia como inadimplente com as prestações de contas se equivocou ao divulgar as informações. Tendo em vista que o prazo de entrega das prestações de contas foi encaminhado dentro do prazo estabelecido.

De acordo com documentos obtidos no portal transparência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, a prestação de contas referente ao ano de 2012 da Secretária de Educação da Prefeitura de Brasiléia se encontra de forma regular e entregue aos órgãos competentes.

A respeito dos recursos investidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia, os 15% previsto na legislação foram aplicados durante todo o ano de 2012. Ficando para a atual gestão encaminhar a prestação de contas, que já se encontram nos órgãos competentes.

Os portais transparecia que divulgam as prestações de contas dos recursos públicos apresentam a prefeitura de Brasiléia adimplente, ou seja, apta a receber recursos do Governo do Estado e Federal, bem como efetivar convênios e parcerias com outras instituições.

doc prefeitura 1

doc prefeitura 2

doc prefeitura

O município de Brasiléia, Acrelândia, Epitaciolândia e a Capital Rio Branco é que entregaram as prestações de contas dentro dos prazos estabelecidos.

Segundo o secretário de Finanças da prefeitura de Brasiléia, Jacks Aroldo, a reportagem não se atentou que as prefeituras estão dentro do prazo de entrega das prestações de contas. “Para a população entender, temos as prestações de contas que entregamos anualmente e bimestralmente. Encaminhamos a prestação de contas do exercício de 2012. As bimestrais de nossa gestão também foram entregues”, explica o secretário.

“Os vereadores e os meios de comunicação, antes de fazer qualquer tipo de critica deviam se informar melhor. Estamos aqui à disposição dos órgãos fiscalizadores para prestar qualquer tipo de informações, assim como da imprensa que pode nos procurar. Diferente de gestões anteriores, nossa gestão é aberta e transparente para o povo.”, destaca Jacks Aroldo.

A gerente executiva da Associação dos Municípios do Acre – Amac, Telma Chaves disse que muitas vezes o sistema de informações não divulga os nomes de todos os municípios nas primeiras consultas. Mas destacou que verificando novamente no sistema, a prefeitura de Brasiléia e Acrelândia estão adimplentes para receber recursos das esferas Estadual e Federal.

 

Comentários