fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Audio: Suposta conversa entre o comandante e outro oficial tentando proibir a presença de PMs em manifestação vaza na rede

Publicado

em

Fonte: ac24horas.com

A Associação dos Militares do Estado do Acre vai denunciar à Corregedoria da corporação e ao Ministério Público uma suposta conversa entre o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César, dando ordem a um outro oficial, possivelmente do Comando de Cruzeiro do Sul, para que pressionasse seus subordinados a não participarem da manifestação da categoria ocorrida no último dia 07 dezembro contra o corte da etapa alimentação. O print da conversa circula em diversos grupos de WhatsApp.

A pessoa, que seria o coronel Júlio César, orienta: “Faça de tudo para seus policiais não ir para a manifestação”. O outro suposto oficial responde: “Os oficiais estão comigo e praça não pensa, só executa. Aqui não tem vez para assembleia. Praça que vai para assembleia atrás de mais trabalho e aí vou apertar a escala aqui”.

Comandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Julio Cezar - Foto: Alexandre LIma/Arquivo

Comandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Julio Cezar – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Júlio César continua: “Cuidado para não parecer que foi ordem minha ou do governador”, e completa que “se os policiais da ativa se unirem com os da reserva aí pega fogo. A inteligência pediu pra isso não acontecer”. “Copiado, coronel. Aqui não darei mole pra isso acontecer”, diz a outra pessoa.

O suposto comandante da PM encerra a conversa cobrando um texto de apoio e acrescenta que “o governo e o comando da PM podem ser a determinante entre os próximos promovidos e os que continuarão esperando a bênção do governandor. Determino que faça um texto com assinatura de todos os oficiais das unidades dando apoio a mim. Falar com o Pinheiro para pegar o modelo do texto”. O subordinado jura lealdade: “Estou com o senhor e com o governo, coronel Júlio. Vou ligar para o Pinheiro e pedir o modelo. Força, honra e lealdade ao comando”.

Por coincidência, no dia 07 deste mês, quando foi realizada uma manifestação convocada pela Associação dos Militares contra o fim da etapa alimentação, 18 oficiais da PM em Cruzeiro do Sul assinaram uma moção de apoio e reconhecimento ao Comando Geral, elogiando o coronel Júlio César pela “determinação e afinco nas negociações junto ao governo por permanecer firme à frente da tropa lutando pelo melhor para a família policial militar e pelos nossos anseios de seres humanos”.

Joelson Dias, da Associação dos Militares

Joelson Dias, da Associação dos Militares

Em nota, a Associação dos Militares diz que “repudia de forma veemente o conteúdo textual das imagens amplamente divulgadas nas redes sociais em que supostamente o Comandante da Polícia Militar do Acre, o senhor coronel Júlio César, conversa com outro oficial a respeito de uma assembleia geral”.

“Por mais que seja prematuro realizar acusações a respeito da autoria, cabe ao senhor comandante geral se manifestar de maneira oficial a respeito dos fatos e providenciar total publicação, dando assim satisfação à tropa”, completa a Associação.

O comandante da PM, Júlio César, disse que o conteúdo envolvendo o nome dele é falso. “Como é ridículo um print que está circulando nas redes sociais intitulando a minha pessoa. Um texto que fala mal das praças como impondo uma negociação é tudo muito falso. As pessoas que trabalharam comigo sabem que não utilizo desse texto, de argumentos. Basta copiar e colocar num perfil. A partir daí você começar a teclar de um para o outro criando uma conversa e depois você ‘printa’ e posta.”

Ele não descartou motivações políticas dentro da corporação para prejudica-lo. “Mostra como a velha política, os políticos que estão dentro da nossa corporação tentam se apoderar desse momento difícil que a gente passa, mas que existe uma solução já dada pelo governo.”

À reportagem do ac24horas, Júlio César disse que o conteúdo é uma “montagem grosseira. Não precisa nem de programas pra isso.É tudo muito falso”.

Sobre a coincidência entre a moção de reconhecimento e a orientação, conforme revela o print, para que ele fosse homenageado pelos oficiais, o comandante se limitou a dizer que tudo está em apuração.

Ouça áudio gravado pelo Comandante da PM no Acre, Coronel Júlio César.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC sedia Encontro de Educação do Selo Unicef

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Visão Mundial promoveram na quinta-feira (18) o Encontro de Educação do Selo Unicef. O evento, realizado no auditório da sede do MP em Rio Branco, teve como objetivo apoiar os municípios no avanço dos indicadores da infância e na melhoria da educação.

O encontro reuniu técnicos e gestores das equipes dos 21 municípios do Acre que participam do Selo Unicef. Pelo MPAC, estiveram presentes o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, e os promotores de Defesa da Educação de Rio Branco, Ricardo Coelho de Carvalho e Walter Teixeira Filho.

Durante todo o dia, foram abordados temas como a realização da Busca Ativa Escolar (BAE) de crianças que estão fora da escola, a implementação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE) e as práticas de qualidade da educação infantil, além de apoio ao município no enfrentamento da cultura do fracasso escolar.

O promotor de Justiça Walter Teixeira Filho ministrou uma palestra com o tema “Regularização dos Estabelecimento de Ensino”. Na ocasião, ele destacou a importância da regularização das escolas para garantir o bem-estar dos estudantes e a qualidade do ensino.

“A escola credenciada garante não apenas o aprendizado, mas também o bem-estar dos alunos, formando estudantes mais proativos e criativos, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou o promotor.

Em sua apresentação, ele destacou ainda a importância da colaboração entre escolas, famílias e comunidade para combater a evasão escolar e garantir educação de qualidade para todos. Por fim, firmou um compromisso de diálogo da Promotoria de Educação do MPAC com os demais entes e organizações públicas e privadas para melhor realização dos trabalhos em prol dos estudantes.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma certificação concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios que se comprometem a implementar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. O Selo é concedido após a avaliação de sete resultados sistêmicos que impactam a vida das crianças, desde a primeira infância até o final da adolescência.

O MPAC é um parceiro na implementação do Selo no Acre, atuando na fiscalização das metas, na formação e mobilização dos municípios e preparação para adesão ao novo ciclo que vai se iniciar em 2025, com a posse dos novos prefeitos e prefeitas.

“Através do Selo, os municípios se comprometem a alcançar metas em áreas como acesso à saúde, nutrição adequada, imunização, combate à evasão escolar e cultura do fracasso escolar. As metas incluem ainda empregabilidade para a juventude, espaço e oportunidade de aprendizagem e de cidadania, saneamento, acesso à água e higiene”, destacou o oficial de Educação do Unicef, Matheus Rangel.

Fotos: Clóvis Pereira

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Projeto Bombeiro por um Dia é financiado com recursos de penas pecuniárias de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Auxílio oriundo da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul serviu para construir mini caminhão de combate a incêndio e que vai levar ações de cidadania e educação para crianças e jovens

O Projeto “Bombeiros por um Dia” foi contemplando com recursos das penas pecuniárias da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais Comarca de Cruzeiro do Sul, captando recursos para construir um mini caminhão de combate a incêndio e levar atividades de cidadania, educação para crianças e adolescentes.

A ação é uma iniciativa do 4ª Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal e Urbano do Corpo de Bombeiros e tem duas frentes de trabalho: receber as visitas no quartel e realizar palestras nas escolas.

A primeira, recebendo visitas dos pequenos no quartel, proporciona aos jovens vivência com a profissão, pois eles poderão conduzir o mini caminhão, construído e adaptado com sinais luminosos, giroflex, e buzina. Inclusive, as visitantes e os visitantes mirins lidarão com uma simulação de incêndio. O veículo é equipado com uma pequena bomba de água, mangueira que ao ser acionada esguichará água em um pequeno foco de incêndio, feito com botijão de gás, controlado por um bombeiro, assim, quando a visitante acionar a mangueira na direção das chamas, o profissional fechará a válvula e o fogo cessa, tudo controlado e monitorado.

Além disso, a proposta é levar o veículo para escolas, eventos e praças públicas. No dia 17 de abril, foi a estreia do carro em unidades de ensino, que foi levado até a Escola de Ensino Fundamental Maria Lima, no bairro da Cobal, em Cruzeiro. Com isso espera-se contribuir com a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes, fazendo a atividade preventiva de forma lúdica. 

O veículo foi montado seguindo a planta de um caminhão, respeitando as proporções, com madeira e revestimento de fibra de vidro, utilizado uma caixa de direção de um fusca, rodas de aro 13, kit de tração de motocicleta. O caminhão comporta duas crianças por vez e pode ser pilotado pelos visitantes, desde tenham idade suficiente. Mas, o caminhão tem controle remoto, desses utilizados em aeromodelo, para os bombeiros monitorarem e assumirem a direção e freios do veículo, caso necessário. 

Para o comandante do 4º Batalhão, o capitão Josadac Ibernon, o emprego dos recursos das penas pecuniárias em projetos sociais promove segurança e educação. “A parceria do TJ através de verbas pecuniárias, fortalece as atividades preventivas executadas pelo Corpo de Bombeiros. Prevenção contra acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, drogas, e todas atividades ilícitas. O mini caminhão terá um papel fundamental nessas atividades, pois é um atrativo através do qual passaremos a disseminar a prevenção de uma forma lúdica, despertando o interesse dos pequenos em seguir uma carreira na segurança pública através de uma experiência real e adaptada a sua realidade, que certamente ficará marca sua memória”.

Todo ano as comarcas do Judiciário do Acre abrem editais para que entidades e associações possam apresentar seus projetos e tentar captar recursos das penas pecuniárias. Com isso, o Judiciário do Acre promove melhoria e transformação social. Afinal, cada ação premiada com os alvarás deve executar atividades em benefício social, promovendo, especialmente, educação e segurança.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente e corregedor-geral do TJAC recebem visita do senador Sérgio Petecão

Publicado

em

Por

A visita teve o propósito de pleitear assuntos interinstitucionais entre os poderes

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam na tarde de quinta-feira, 18, visita do senador Sérgio Petecão.

A visita teve o propósito de pleitear assuntos interinstitucionais. Na oportunidade, o senador Sérgio Petecão entregou exemplares do Vade Mecum, atualizado onde se pode encontrar compilado de legislações.

A desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, agradeceu a visita. “Obrigada por esta contribuição que consolida várias normativas, de extrema importância para nosso trabalho, para advogadas e advogados e estudantes que nos visitam.”

“Agradeço a visita e a contribuição desse material que auxilia muito nossos trabalhos. Nós utilizamos muito o Vade Mecum com os magistrados, servidores e estudantes,” afirmou o corregedor-geral, Samoel Evangelista. 

“É uma honra está aqui visitando os representantes do TJAC e entregando esses exemplares que servirão muito. É uma pequena contribuição para essa instituição e para os jovens que trabalham aqui,” realçou o senador.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo