Tião Viana entrega todas as ruas pavimentadas do bairro Sibéria, em Xapuri

O governador Tião Viana entregou as 11 ruas totalmente pavimentadas no bairro Sibéria, em Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana entregou as 11 ruas totalmente pavimentadas no bairro Sibéria, em Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

No bairro Sibéria reside 42% da população de Xapuri, tanto urbana quanto rural, a partir dos ramais que partem de lá. Separada pelo rio de mesmo nome que a cidade, os moradores do Sibéria não só precisam atravessar de balsa quando precisam ir para o outro lado da cidade, como por muito tempo tiveram que conviver com ruas mal abertas, lama e poeira. Mas tudo isso mudou na manhã desta sexta-feira, 28, quando o governador Tião Viana entregou as 11 ruas totalmente pavimentadas através do programa Ruas do Povo, um marco histórico na vida dessas pessoas.

Ao todo, já foram entregues 49 ruas em Xapuri este ano através do programa Ruas do Povo, num investimento de cerca de R$ 7 milhões, mas as 11 ruas do bairro Sibéria são um acontecimento com um gosto ainda mais especial. Para o governador Tião Viana, é uma sensação de orgulho pelo carinho enorme que vem da população. “Aqui só havia pobreza e lama. Hoje o Sibéria vive uma nova etapa, com ruas pavimentadas, qualidade de vida e o projeto de trazer a rede de esgoto para o ano que vem. É por isso que o Ruas do Povo incomoda alguns, porque não é para os bacanas, é para beneficiar os pobres mesmo.

O ex-prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, e o atual, Marcinho Miranda, acompanharam o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O ex-prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, e o atual, Marcinho Miranda, acompanharam o governador (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana fez questão de caminhar pelas ruas do Sibéria, conversar com os moradores, perguntar como eles estavam e o que acharam da mudança. Gente como José Ferreira Chave, de 84 anos, o mais velho morador do bairro, com 14 filhos, que não escondeu a felicidade ao encontrar o governador. “Isso para mim é um sonho realizado. Nunca imaginei ver este bairro assim. Eu agradeço muito ao governador, porque antes isto era só lama no inverno e poeira no verão”, disse.

Fazendo companhia ao governador, tanto o ex-prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, como o atual, Marcinho Miranda, disseram que nunca imaginaram ver o Sibéria recebendo todo esse nível de infraestrutura. “Essas são obras muito importantes não só para o bairro, mas para Xapuri como um todo. Temos outras parcerias com o governo do Estado e estamos estruturando cada vez mais nossa cidade”, conta o prefeito Marcinho Miranda. Juntos, eles também visitaram as obras da Fábrica de Sabão e do Posto de Saúde que funcionarão no bairro.

Inclusão social

antes_depois_chico
O antes (acima) e o depois da Rua Chico Douce (Fotos: Depasa (antes)/Sérgio Vale/Secom)

O bairro Sibéria é um grande exemplo de inclusão social com os projetos que estão chegando, mas isso não seria possível sem o Ruas do Povo, que é o maior programa de inclusão social do Acre”, ressalta Felismar Mesquita, diretor-presidente do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa). Ele ressalta a importância de se ter ruas pavimentadas, que não simbolizam apenas a melhoria da locomoção da população, mas representam um avanço na saúde pública.

Com um comércio no Sibéria há cinco anos, Mauri Maia fez questão de cumprimentar e agradecer o governador Tião Viana pela pavimentação. Para ele, “é muito bom ver o Ruas do Povo chegar, ver o asfalto chegar, está tudo aprovado. Eu só fico triste porque vou deixar de vender espanador para tirar o pó”, brincou.

Tião Viana fez questão de caminhar pelas ruas do Sibéria e conversar com os moradores (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana fez questão de caminhar pelas ruas do Sibéria e conversar com os moradores (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para o líder comunitário João Ribeiro de Freitas, esse momento representa o sonho de todos realizado. “Temos agora todas as ruas asfaltadas e água 24 horas. A comunidade toda dá um agradecimento ao governador Tião Viana. “Já moradores como Aldemar Gomes foram abordados pelo próprio governador. “A gente saía de casa com sacola nos pés quando chovia. Obrigado. Hoje estou satisfeito demais”, disse.

Agência Acre

 

 

 

Comentários