fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tião Viana, Gladson e deputados são diplomados em solenidade no teatro da Ufac

Publicado

em

As primeiras diplomações foram dos deputados estaduais, seguidas de federais, vice-govenadora, senador da República e por último foi feita a diplomação do governador.

Da ContilNet

Perante um auditório lotado, a Corte eleitoral deu posse, na manhã de sexta-feira (19), aos deputados, senador, governador e vice-governadores eleitos no último dia 3 de outubro.

Dos 24 deputados estaduais, apenas o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não compareceu, por estar em viagem ao exterior. Dos 8 deputados federais, apenas Sibá Machado (PT) não compareceu ao ato de diplomação, e justificou a ausência via documento, garantindo estar trabalhando em comissões na Câmara Federal.

solenidade-ufac

As primeiras diplomações foram dos deputados estaduais, seguidas dos federais, vice-governador, senador da República, e por último, foi feita a diplomação do governador reeleito Tião Viana.

Ney Amorim (PT), o deputado mais bem votado da atual legislatura, afirmou que o momento era de exultação pela vitória dada nas urnas, se comprometeu a fazer um mandato ainda mais atuante, e desejou boa sorte aos novos pares.

“É um momento de extrema alegria e gratidão ao povo do meu estado, que me deu a honra de ser o deputado mais votado neste pleito. Daqui para frente, é continuar o trabalho e reafirmar os compromissos com o Acre”, declarou.

Deputado Manoel Moraes

Deputado Manoel Moraes

O deputado reeleito pelo PSB, Manoel Moraes, agradeceu aos eleitores pela oportunidade de estar sendo diplomado, e disse que pautará o mandato na busca pelo desenvolvimento econômico do Acre.

“Vou continuar defendendo um projeto de crescimento econômico para o estado, apoiando o projeto da Frente Popular e honrando cada voto de confiança que recebi”, salientou.

Leo de Brito, diplomado deputado federal, afirmou que pautará o mandato na busca por oportunidades para os jovens, desenvolvimento econômico e social do Acre, e disse que estará sempre pronto a ajudar o governo Acre.

A respeito da diplomação, o petista afirmou estar contente pelo sucesso nas urnas. “Já concorri outras vezes, e agora recebi um mandato. Vou me dedicar com firmeza e zelo. Farei um mandato voltando para as oportunidades, principalmente, para a juventude. Quero poder participar dos expressivos debates, das reformas, especificamente a política”, declarou.

Ao lado da família, Gladson exibe seu diploma de senador da República/Foto; Selmo Melo/ContilNet Notícias

Ao lado da família, Gladson exibe seu diploma de senador da República/Foto; Selmo Melo/ContilNet Notícias

o receber o diploma de senador das mãos do desembargador Samuel Evangelista, Gladson Cameli agradeceu a Deus e aos parentes, falou da trajetória da família Cameli e relembrou a trajetória política do seu tio, o ex-governador Orleir Cameli. A respeito do futuro mandato, Cameli se colocou à disposição do Acre para construir dias melhores para o Estado.

“Renovo o meu compromisso com todos: a legenda que defendo têm 4 letras: A, C, R, E. Nenhuma instituição política pode estar acima dos interesses do estado assim como nenhum projeto eleitoral é maior que a proposta de uma vida digna ao mais humilde dos nossos cidadãos. Cumprimento o governador eleito Tião Viana e, desde já, coloco-me a disposição para cumprir uma relação de respeito mútuo, no desempenho de minhas funções institucionais como senador de todos os brasileiros que vivem no Acre”, acrescentou.

Acompanhado da esposa, Tião Viana é diplomado governador do Estado

Acompanhado da esposa, Tião Viana é diplomado governador do Estado

O governador reeleito Tião Viana (PT) fez um discurso voltado para a família dele, em agradecimento pelo que ele chamou de duros períodos da campanha eleitoral, e garantiu que continuará trabalhando para o crescimento do Acre.

A respeito da diplomação, o governador agradeceu aos acreanos e disse que dará o melhor de si para o segundo mandato, que se inicia em 2015.

“O mais belo diploma é aquele que é dado pelo povo, no exercício da democracia. Sobre o segundo mandato posso, dizer que darei o melhor de mim”, resumiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vice-presidente do TJAC participa de celebração do Dia do Exército

Publicado

em

Por

Solenidade comemorou a Primeira Batalha dos Guararapes, data que marca a fundação do Exército brasileiro

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Luís Camolez, prestigiou o evento de celebração do Dia do Exército. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 19, às 8h, no 4° Batalhão de Infantaria de Selva (4°BIS).

Promovido pela Administração do 4° BIS, a cerimônia fez uma homenagem ao dia 19 de abril de 1648, data que marca a Primeira Batalha dos Guararapes, quando brasileiros e portugueses lutaram contra invasores holandeses, na capitania de Pernambuco. Além das comemorações, a solenidade contou com desfiles de combatentes e veículos, entrega de medalhas e a formatura de novos soldados.

O comandante do 4° BIS, tenente-coronel Xavier, agradeceu a presença das autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo estadual, dos familiares das tropas e da comunidade civil, e parabenizou os militares pelo empenho na proteção das florestas e do território nacional.

O representante do Poder Judiciário acreano destacou a relevância da comemoração. “A solenidade é muito importante, pois retrata o civismo e o amor à pátria. É uma honra para o Tribunal de Justiça sempre estar presente”, expressou o desembargador Luís Camolez.

O evento contou também com a presença da procuradora-geral do Estado do Acre, Janete Melo; os deputados federais Coronel Ulysses e Roberto Duarte; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; e outras autoridades civis e militares.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Reunião na Aleac discute estado da saúde no Hospital Regional do Juruá

Publicado

em

Por

Na manhã desta sexta-feira (19), a Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu uma reunião de extrema importância para debater a situação crítica do Hospital Regional do Juruá. Presidida pelo deputado Adailton Cruz (PSB), o encontro foi marcado por discussões francas e apelos por medidas urgentes.

Em sua fala, o deputado Adailton Cruz destacou a importância de abordar questões cruciais para os assistentes de saúde, delineando “a situação exposta pelos trabalhadores” e o posicionamento da Associação Nossa Senhora da Saúde.

 O parlamentar enfatizou ainda a necessidade de garantir melhorias salariais e condições de trabalho mais favoráveis, incluindo a possibilidade de aditar o convênio e pactuar demandas como a redução da jornada e o pagamento adequado de adicionais e horas trabalhadas em feriados e finais de semana.

“É importante estabelecer um acordo coletivo entre as entidades fiscais e a Associação Nossa Senhora da Saúde para promover mudanças substanciais na situação laboral daquela unidade de saúde. É importante esclarecer que o objetivo dessa reunião não é fechar acordos imediatos, mas sim identificar e defender as necessidades dos trabalhadores, buscando contribuir para melhorias concretas que impactem positivamente não apenas os profissionais da saúde, mas também a comunidade do Vale do Juruá como um todo”, disse.

Em seguida, Alesta Amâncio, presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre (Spate), destacou a longa luta pela conquista de um acordo coletivo, rejeitando enfaticamente a ideia de acordos individuais e enfatizando a necessidade de debate e deliberação conjunta:

 “Nós já estamos há muito tempo lutando por esse acordo coletivo. Não concordamos com o acordo individual, porque a gente entende que acordo precisa ser discutido e debatido pelas duas partes. E não é o que acontece lá no Hospital do Juruá. Então nós defendemos, nós lutamos que seja um acordo coletivo discutido com a categoria que nós representamos”, disse.

Já Venilson Albuquerque, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) no Hospital de Cruzeiro do Sul, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde do Vale do Juruá, especialmente no Hospital Regional do Juruá. Na oportunidade, ele delineou os desafios enfrentados no cotidiano do hospital e as preocupações com a falta de condições adequadas de trabalho.

Ele destacou ainda a necessidade urgente de ações para melhorar as condições de trabalho e remuneração dos profissionais de saúde do Juruá, apontando lacunas nas políticas internas do hospital local, que afetam diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores.

“Então hoje, esse acordo individual acarreta muito na vida dos funcionários. Os trabalhadores hoje no Hospital Regional do Juruá estão pedindo socorro, não é nem mais ajuda. Tem muitas pessoas que já estão tendo que tomar remédio controlado, muitas estão sendo acompanhadas pelo CAPS local. Essa é a nossa realidade”, lamentou. 

Após ouvir os representantes dos sindicatos da saúde, o secretário de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, falou da visita que fez essa semana ao Hospital do Juruá e anunciou uma série de medidas para fortalecer a infraestrutura hospitalar daquela região. Segundo suas palavras, “estamos comprometidos em melhorar as condições de trabalho e atendimento, com investimentos imediatos na UTI, centro cirúrgico e pronto atendimento”.

Além disso, o gestor destacou o avanço na implantação de novos equipamentos, incluindo a tão aguardada ressonância magnética em Cruzeiro do Sul: “Estamos finalizando os preparativos para a chegada do aparelho nos próximos dias, com equipes já realizando ajustes necessários no hospital”, complementou.

Pascoal também enfatizou a necessidade urgente de estruturação regional para garantir o atendimento adequado aos pacientes. Ele destacou a importância de desenhos claros em acordos coletivos e individuais, ressaltando que quaisquer impactos financeiros diretos precisam ser cuidadosamente considerados para evitar consequências negativas para o sistema de saúde.

Adailton Cruz finalizou a discussão afirmando que irá propor à Aleac para que a Comissão de Saúde realize uma visita ao Hospital Regional do Juruá no dia 9 de maio, com o intuito de avaliar de perto as condições da instituição. Segundo ele, a visita é essencial para acompanhar e compreender melhor a situação atual da saúde na região.

O deputado também firmou o compromisso em buscar recursos adicionais para um convênio com a ANSAL, visando beneficiar os trabalhadores com um auxílio-saúde e melhorar o auxílio-alimentação. Ele revelou que pretende angariar até um milhão de reais em emendas parlamentares, destacando que seu próprio gabinete já se comprometeu com uma contribuição significativa de 450 mil reais.

Cruz ressaltou, no entanto, que tais recursos só poderão ser viabilizados para o ano de 2025, uma vez que o processo de alocação de emendas demanda tempo e cooperação dos demais parlamentares. 

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira

Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale

        

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC sedia Encontro de Educação do Selo Unicef

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Visão Mundial promoveram na quinta-feira (18) o Encontro de Educação do Selo Unicef. O evento, realizado no auditório da sede do MP em Rio Branco, teve como objetivo apoiar os municípios no avanço dos indicadores da infância e na melhoria da educação.

O encontro reuniu técnicos e gestores das equipes dos 21 municípios do Acre que participam do Selo Unicef. Pelo MPAC, estiveram presentes o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, e os promotores de Defesa da Educação de Rio Branco, Ricardo Coelho de Carvalho e Walter Teixeira Filho.

Durante todo o dia, foram abordados temas como a realização da Busca Ativa Escolar (BAE) de crianças que estão fora da escola, a implementação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE) e as práticas de qualidade da educação infantil, além de apoio ao município no enfrentamento da cultura do fracasso escolar.

O promotor de Justiça Walter Teixeira Filho ministrou uma palestra com o tema “Regularização dos Estabelecimento de Ensino”. Na ocasião, ele destacou a importância da regularização das escolas para garantir o bem-estar dos estudantes e a qualidade do ensino.

“A escola credenciada garante não apenas o aprendizado, mas também o bem-estar dos alunos, formando estudantes mais proativos e criativos, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou o promotor.

Em sua apresentação, ele destacou ainda a importância da colaboração entre escolas, famílias e comunidade para combater a evasão escolar e garantir educação de qualidade para todos. Por fim, firmou um compromisso de diálogo da Promotoria de Educação do MPAC com os demais entes e organizações públicas e privadas para melhor realização dos trabalhos em prol dos estudantes.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma certificação concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios que se comprometem a implementar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. O Selo é concedido após a avaliação de sete resultados sistêmicos que impactam a vida das crianças, desde a primeira infância até o final da adolescência.

O MPAC é um parceiro na implementação do Selo no Acre, atuando na fiscalização das metas, na formação e mobilização dos municípios e preparação para adesão ao novo ciclo que vai se iniciar em 2025, com a posse dos novos prefeitos e prefeitas.

“Através do Selo, os municípios se comprometem a alcançar metas em áreas como acesso à saúde, nutrição adequada, imunização, combate à evasão escolar e cultura do fracasso escolar. As metas incluem ainda empregabilidade para a juventude, espaço e oportunidade de aprendizagem e de cidadania, saneamento, acesso à água e higiene”, destacou o oficial de Educação do Unicef, Matheus Rangel.

Fotos: Clóvis Pereira

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo