fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“Tive medo de morrer”, diz o senador Sérgio Petecão ao relatar tensão vivida na Venezuela

Publicado

em

Peteca_03O senador Sérgio Petecão (PSD) disse na manhã deste sábado, 20, durante café da manhã oferecido à imprensa em sua residência, no conjunto Solar, em Rio Branco, que temeu a morte ao ver os manifestantes venezuelanos cercarem o ônibus que levaria a comitiva de oito senadores brasileiros a um presídio em Caracas, capital da Venezuela. “Na hora que balançaram e começaram a jogar pedra no ônibus tive medo de morrer.”

O senador reuniu a imprensa para relatar detalhes do que aconteceu na última quinta-feira, 18, quando no trajeto entre o terminal do aeroporto e a rodovia que os levaria ao presídio Ramo Verde, em Caracas, onde se encontram presos políticos opositores ao regime de Nicolas Maduro, a comitiva foi atacada por um grupo de manifestantes contrários à presença dos parlamentares brasileiros.

“Eu achava que o problema na Venezuela era grande, mas ele é muito maior do que a gente imagina. A polícia compactua com o regime, a instituições compactuam com o regime, até o embaixador brasileiro na Venezuela (Ruy Pereira) compactua com o regime. As pessoas lá têm medo. Vários jornalistas brasileiros trabalham e relatam o que acontece. Conversei com um jornalista da Folha que trabalha lá e ele disse que a mulher dele não sai à noite na rua. A economia tá mal, nem papel higiênico existe. Estão à beira de uma guerra civil. O Brasil precisa chamar pra ele essa responsabilidade, mas sem politizar. Temos que lutar pela democracia. Há mais de cem presos políticos. Ex-prefeito, líder sindical, donos de rádio, de TV, parlamentar. A nossa intenção era chegar para conversar com o parlamentar que está em greve de fome”, informou.

Petecão comentou uma nota emitida pelo governo venezuelano que chamou de manobra midiática as tentativas de grupos de direita nacional e internacional que tentaram construir à base de mentiras os episódios envolvendo a visita da comissão de senadores brasileiros.  O senador acreano diz que o Executivo venezuelano montou um cenário para impedir que a delegação prosseguisse com a missão política.

“Eles dizem que estavam recebendo um preso colombiano, mas a gente soube que eles fizeram questão de antecipar a chegada dele para aquele dia de propósito no mesmo horário que a gente estava chegando.”

“Sibá perdeu uma grande oportunidade de ficar calado”, diz Petecão

Para Sérgio Petecão, o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado, “perde uma grande oportunidade de ficar calado por cenas hilárias”.

Após repercussão da notícia de que os senadores brasileiros estavam sitiados em Caracas, Sibá usou sua conta no Twitter para tripudiar a comitiva brasileira ao chamá-los de “golpistas”

“O Sibá às vezes perde uma grande oportunidade de ficar calado. Eu até pedi, lá no Senado, perdão pelo Acre. o senador Jorge Viana disse que a delegação estava presa num engarrafamento da cidade. E outros tentaram tripudiar. Esse debate não pode ser tratado com zombaria. Não é do PT, do PSDB, não pode ser tratado como bandeira política. O Sibá eu lamento por isso. Ele é uma pessoa inteligente, mas ele não pode, no afã de ficar defendendo o governo, criar situações hilárias. O Sibá tá virando chacota na mídia nacional. Ontem um colega lá no Senado perguntou pra mim qual era o critério que o PT usava pra escolher seu líder. Ele perguntou se era através de sorteio e disse que o Sibá tinha muita sorte.”

Petecão critica atuação de embaixador e diz que Venezuela deve ser expulsa do Mercosul

Petecão também criticou a atuação do embaixador do Brasil na Venezuela, Rui Pereira. Os senadores vão propor a convocação do embaixador para explicações na Comissão de Relações Exteriores. Segundo o senador, o embaixador brasileiro ficou apenas cinco minutos no aeroporto de Caracas e depois foi embora.

“Fomos lá diante dos apelos dos parlamentares que tiveram aqui. Tem muita gente morrendo. Eles criaram umas milícias que matam e ficam extorquindo as pessoas. A situação desse embaixador para nós foi desastrosa. Tudo bem o governo venezuelano receber mal, a polícia nos hostilizar, agora o embaixador foi apenas no aeroporto no cumprimentou e se despediu. Uma senhora nos disse que mais cedo o embaixador do Brasil esteve lá no aeroporto tentando desarticular a coletiva da imprensa. É lamentável que esse embaixador esteja a serviço do governo venezuelano”, afirmou.

Na grande mídia, vários senadores são a favor de que a Venezuela seja excluída do Mercosul por descumprir acordos elementares. Petecão comunga desse pensamento.

“Eu acho que a Venezuela tem que sair. Uma das cláusulas do Mercosul é que haja democracia entre seus participantes. Nós não podemos conviver com um país que maltrata, que prende pessoas, políticos.”

Do ac24horas.com

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo