Vereadores cobram melhorias para a educação do município de Brasileia

DSC_0248

A ex-vereadora e atualmente secretaria de educação do município de Brasileia, a senhora Alda Pacheco a convite dos vereadores participou da 11° sessão ordinária. para esclarecer algumas dúvidas sobre a administração da educação do município.

A secretaria iniciou falando de algumas dificuldades enfrentadas principalmente nos três primeiros meses.

Falou ainda da construção do novo polo de educação no km 19 nas quatro bocas, precisamente no chico leal, onde o recursos para a construção já está disponível, e brevemente a prefeitura estará dando início às obras.

A secretaria Alda Pacheco deu esclarecimento sobre o proacre, que e’, um programa do governo federal financiado pelo banco mundial que abrange reformas e construção de escolas. E colocou que a parte mais difícil e a questão da burocracia para a licença da madeira para reforma e construir as escolas de zona rural.

Secretária de Educação de Brasiléia, Alda Pacheco, durante a Sessão na Câmara de Brasiléia
Secretária de Educação de Brasiléia, Alda Pacheco, durante a Sessão na Câmara de Brasiléia

Falou sobre a distribuição da merenda escolar da zona rural: e disse que, havia algumas dificuldades para distribuir a merenda por conta do acesso as escolas.

Já nas escolas de zona urbana apenas a creche nova e a escola vitória salvatierra essas duas escolas tiveram alguns problemas com relação a merenda, porém, pela demanda de alunos, pela superlotação e isso fez com que a merenda acabasse rápido.

Esclareceu sobre as condição dos transporte de alunos, explicou que “a prefeitura está oferecendo condições e qualidade para transportar os alunos, precisamente os ramais que tem convenio com a prefeitura para transportar esses alunos”.

Na ocasião finalizou falando do processo seletivo de contratação de professores realizado pela prefeitura de Brasileia no início do ano letivo. E disse que, é um orgulho para o seu trabalho a forma como foi feita e elaborado as provas com muita seriedade e transparência nas divulgações das provas, tudo dentro do edital.

Indicações:

Vereador Bil (PMDB)
Vereador Bil (PMDB)

O vereador Bil (PMDB) início parabenizando a reunião de quinta-feira passada, sobre os esclarecimento do o código sanitário, parabenizou o município de cruzeiro do sul pela vitória na dança do Faustão e o Prefeito Everaldo pela realização do campeonato de futsal. Falou da problemática dos haitianos dentro do ginásio, principalmente em dias de jogos.

Na sua primeira indicação solicitou que a prefeitura Construa um aponte no ramal do Porto Carlos. Pediu iluminação no beco da marina. Solicitou que Secretaria De Obras realize tapa buracos e limpeza na rua Marechal Rondon. Reivindicou iluminação na rua Pedro Pereira, bairro Raimundo Chaar. Finalizou pedindo que coloque postes na rua Odilon Pratagi.

Carlinhos do pelado (PSB)
Carlinhos do pelado (PSB)

Carlinhos do pelado (PSB)

Falou da indignação dos moradores do km 38 com a situação do ramal e pediu que Prefeitura Realize um paliativo no referido ramal 38.

Solicitou que Prefeitura Informe quantos veículos e maquinas estão alugados para a Secretaria de Obras e o valor do aluguel de cada um.

Falou da preocupação com a ida do INSS para o município de Epitaciolândia, “já perdemos o batalhão de polícia o que mais vamos perder” afirma o vereador.

Concluiu pedindo que a prefeitura Realize um paliativo de tapa buracos em todos os bairros da cidade e não só na Avenida principal.

Vereadora Erizete (PT)
Vereadora Erizete (PT)

A vereadora Erizete (PT)

Falou que o que envergonha é as ações do Executivo não chegarem às comunidades, falou que terá que ajudar comunidades a construir pontes, mas enfatizou que a responsabilidade é do Prefeito.

Pediu a cópia da proposta do PCCS dos servidores municipais, para ter melhor        conhecimento dessa proposta.

Pediu uma Moção de Aplauso para a cidade de Cruzeiro do Sul por ter vencido na dança da galera no Faustão.

Parabenizou pelo dia do trabalhador. Falou que é vergonhoso para o Prefeito dizer que, não irá arrumar os ramais porque o trator está quebrado.

Fernanda Hassem (PT)
Fernanda Hassem (PT)

Fernanda assem (PT)

Sugeriu que a Presidência da câmara estude uma forma de as sessões não ser tão longas, os convidados se alongam muito. Parabenizou os trabalhadores pelo seu dia.

Pediu uma moção de Aplauso ao Sr. Damião Borges Pôr sua dedicação com os haitianos.

Falou da caixa econômica Federal pelos investimentos que se comprometeu em fazer na referida Agência, no que se refere a sua estrutura e quantidade de atendentes. Disse que os trabalhos na Av. Marinho Monte foi iniciado e que a, operação tapa buracos é uma parceria do DNIT com a Prefeitura e não a prefeitura com o DNIT. Falou que o programa ruas do povo já iniciou seus trabalhos em algumas ruas da cidade. Indicou que a prefeitura Realize o aguamento nas ruas, sobretudo em ruas em frente as escolas.

Pediu que Prefeitura Tome providências com relação a iluminação das ruas da cidade e do parque centenário que está às escuras.

Finalizou dizendo que foi procurada por moradores do Bairro Marcos Galvão e foi reivindicado que a Prefeitura Substitua o asfalto frio por asfalto quente.

Naldo (PRP)
Naldo (PRP)

Naldo (PRP)

Iniciou pedindo uma Moção de Aplauso para o município de Epitaciolândia pela realização da expolândia.

Parabenizou da ex- prefeita Leila por assumir a coordenação da saúde da regional. Falou dos problemas de estrutura da caixa econômica e que o Poder pública precisa cobras as ações. Falou da continuação da entrada de haitianos no município e alertou sobre os problemas futuros que podem vir a surgir.

Marquinhos (PSDB)
Marquinhos (PSDB)

Marquinhos (PSDB)

Pediu que a Prefeitura Realize limpeza em bueiros na rua Alexandre Moreira.

Pediu abertura do ramal no km 19 próximo ao senhor Antônio do Carmo de um pequeno ramal, dez famílias residem e não tem acesso.

Solicitou a construção de um ponto de táxi no novo hospital de Brasileia;

Pediu que a PM fiscalize alunos que andam armados dentro dos transportes rurais para o km 26;

Concluiu pedindo que a Secretaria De Agricultura veja a situação de capotas com ferro que machucam as pessoas.

Marivaldo (PMDB)
Marivaldo (PMDB)

Marivaldo (PMDB)

Falou que alguns ramais estão recebendo melhorias. Falou dos correios, que as correspondências chegam com atraso.

Sugeriu que os Gerentes dos correios/ caixa econômica e Banco do Brasil para vir a sessão dar esclarecimento dos serviços prestado.

Rosildo (PT)
Rosildo (PT)

Rosildo (PT)

Falou do comprometimento do Governador do Estado com os produtores rurais. Parabenizou o lançamento dos aviários e suinocultura no município.

Falou do esforço do Governo para qualificar os produtores rurais. Falou da reunião do Sindicato da saúde para fazer um convênio das universidades bolivianas com as brasileiras. Falou do investimento para quem vende látex e estoca castanha.

Cobrou da Prefeitura a execução das casas para pessoas que foram atingidas pela        enchente e que vivem no aluguel.

Pediu que a Prefeitura Acelere o processo das construções de moradias.

Concluiu Pedindo Nota de agradecimentos ao trabalhadores do município de Brasileia

Tereza (PT)
Tereza (PT)

A vereadora Tereza (PT) em uso tribuna agradeceu a todos e parabenizou o dia do trabalhador, pediu um plano de carreira para os servidores da câmara e prefeitura. Solicitou que a prefeitura agua a rua da olaria do Gilson, a comunidade estão reclamando da poeira intensa. Pediu a secretaria de obra faça repara não banheira feminino da feira. Pediu que a Prefeitura informe qual a condição de funcionamento da quadra do bairro centenário, parabenizou a nova coordenadora de saúde do alto acre a ex prefeita Leila Galvão. Falou das pontes danificadas na zona rural e que o prefeito Everaldo precisa de imediato fazer as reformas dessas pontes. Finalizou pedindo qualidade nos serviços da prefeitura.

Mario Jorge (PSB)
Mario Jorge (PSB)

O vereador Mario Jorge (PSB) iniciou falando sobre o bolsa família, e que de algumas famílias que foi cartado o benefício e a secretária de ação social esclareça a respeito. Pediu que encaminhe documentos para o CRM para que faça uma fiscalização no município porque há muitos médicos trabalhando sem CRM e a secretaria informe o nome dos médicos que estão trabalhando no munícipio.  Pediu um moção de pesar a família do senhor Pedro alicio.

Falou de um bueiro e de uma ponte ambos danificados no ramal do povir não passa mais nem carroça próximo ao senhor bilu e está prejudicando os alunos que andam mais de horas a pé para ir à escola.

Pediu que o depasa envie copias do mapa das ruas e dos bairros que já foram contemplada no programa ruas do pova.

Comentários