Cotidiano
100 vezes Arrascaeta: números por Flamengo e Cruzeiro consagram um dos grandes gringos no Brasil
Com 12 títulos desde 2015, uruguaio chega ao centésimo gol no país e está perto da marca em assistências: 97. Confira raio-x do meia que chegou ao futebol brasileiro em janeiro de 2015
A constatação é inegável: Giorgian de Arrascaeta é um dos maiores estrangeiros que já passaram pelo futebol brasileiro.
A subjetividade do gosto pessoal até abre brechas para argumentos que indiquem a posição do uruguaio neste ranking. Os números, no entanto, tornam irrefutável o fato de que o camisa 14 do Flamengo está na prateleira de cima de uma lista que conta com gringos do nível de Dejan Petkovic, principal concorrente na preferência dos corações rubro-negros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/g/u/0f2nEaQZC0BRe4oGrKxA/whatsapp-image-2022-08-04-at-01.35.06.jpeg?resize=647%2C809&ssl=1)
Arrascaeta soma 50 gols e 60 assistências pelo Flamengo — Foto: Pedro Martins / Foto FC
Ao abrir o placar para o Flamengo diante do Corinthians, pelas quartas de final da Libertadores, Arrascaeta “apenas” colocou em prática algo que é rotina em sua passagem por gramados brasileiros: o poder de decisão. Desde que foi contratado pelo Cruzeiro, em janeiro de 2015, são 197 participações diretas em gols, sendo 123 decisivas para o resultado da partida.
- 100 gols
- 97 assistências
- 197 participações diretas em gol
- 123 decisivas *
* Aconteceram com o placar empatado ou o time perdendo por um gol
O critério utilizado pelo “Espião Estatístico” é simples: se a assistência ou o gol aconteceram quando o placar estava empatado ou o time estava perdendo por um gol de diferença, o lance é considerado decisivo. E é justamente nestes momentos que o meia uruguaio costuma aparecer.
Com o golaço em Itaquera, Arrascaeta chegou ao centésimo no Brasil e está perto de atingir a mesma marca em assistências, com 97 até o momento. Números de quem aprendeu a dar de ombros para a falta de propostas sedutoras da Europa e fez do Brasil seu eldorado.
Contratado em 8 de janeiro de 2019, Arrascaeta já é o quarto estrangeiro com mais gols pelo clube. São 50 no total, sete a menos que Pet e atrás ainda do paraguaio Jorge Benitez, com 74, e do argentino Doval, que lidera a lista com 94.
O peso de Arrascaeta para o clube, entretanto, vai muito além dos gols. Um dos ícones de uma das maiores gerações da história, ele já soma nove troféus, quase sempre como protagonista em jogos importantes, como a final diante do River, na Libertadores de 2019 – com assistência para Gabriel quando o time perdia – e a “decisão” com o Inter na penúltima rodada do Brasileirão de 2020, com gol e assistência também quando o time estava atrás no placar.
Com Arrascaeta, o Flamengo venceu 114 jogos, empatou 36 e perdeu apenas 25, com um total de 72% de aproveitamento. Dos 50 gols marcados, 30 foram com a perna direita, 12 com a esquerda e oito de cabeça, sendo 28 decisivos para a construção do resultado.
O camisa 14 fez gols contra 34 adversários diferentes, sendo que o arquirrival Vasco e o Goiás são as maiores vítimas, com quatro sofridos. Já quem mais deixou o uruguaio na boa disparado foi Bruno Henrique, garçom em dez oportunidades.
Somando as 60 assistências – 35 decisivas – Arrascaeta precisou de apenas 125 minutos para participar de um gol do Flamengo nos últimos três anos e meio. Argumentos suficientes para colocá-lo no hall não somente dos maiores estrangeiros, mas, sim, dos principais jogadores da história do clube.
Expoente do Flamengo do “outro patamar”, Arrascaeta deixou sua marca também no Cruzeiro. Vendido a peso de ouro por 15 milhões de euros (R$ 63.7 mi), o uruguaio foi importante nos últimos momentos de glória do clube com um bicampeonato da Copa do Brasil e um título mineiro.
Arrascaeta comemora gol do título da Copa do Brasil de 2018, diante do Corinthians — Foto: Leonardo Benassatto/Reuters
Também com 50 gols com a camisa azul, foi decisivo em 34 deles, com destaque para o que garantiu a conquista da Copa do Brasil de 2018 na mesma Neo Química Arena que brilhou na última quarta-feira. Arrasca, que era chamado de “El Maestro” pelos mineiros, se notabilizou ainda por se tornar carrasco dos rivais Atlético-MG e América-MG, contra quem marcou um golaço de voleio que concorreu ao Puskas.
Contratado ao Defensor Sporting, do Uruguai, em 17 de janeiro de 2015, com apenas 20 anos, Arrascaeta era o estrangeiro com mais gols e mais jogos pelo Cruzeiro quando foi negociado com o Flamengo. Marcas que foram superadas por Marcelo Moreno e Ariel Cabral, mas dão o tom do quanto foi importante em sua passagem por Belo Horizonte.
Comentários

Cotidiano
Nos pênaltis, Rio Branco perde vaga nas quartas de final da Série D
Na Marca da Cal
O Rio Branco-AC está eliminado da disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Neste domingo (14), no estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL), pelo confronto de volta das oitavas de final diante do ASA-AL, o time acreano perdeu a classificação nas cobranças de pênaltis por 5 a 4, após novo empate sem gols contra os alagoanos. Diogo Vitor, Anderson Feijão, Thallyson, Zé Wilson e Didira marcaram os gols do ASA. O Rio Branco-AC fez com Ciel, Isaías, Negueba e Wanderson, mas desperdiçou uma cobrança com Ramon Santos.
Próximos jogos
O adversário do Asa-AL nas quartas de final será o Pouso Alegre-MG. A CBF ainda não divulgou as datas, horários e locais dos confrontos. Por outro lado, o Estrelão está eliminado e deve retornar as atividades somente no próximo ano, mas ainda irá aguardar pelo cancelamento da Copa Verde 2022.
Jogo
Com o estádio Coaracy da Mata praticamente tomado pela torcida do Asa de Arapiraca-AL, as equipes do Rio Branco e Asa-AL fizeram um início de partida bem brigado e com pouquíssima chances de gols.
Com um marcação mais alta que a esperada pelo time alagoano, o Rio Branco iniciou a partida dificultando bastante a saída de bola do Asa-AL.
Na primeira parte do jogo, a chance mais clara de gol foi a favor da equipe da casa. Anderson Feijão cobrou escanteio pelo lado direito e a bola sobrou livre na pequena área para o meia Diego Rosa, mas o atleta finalizou em cima do goleiro Evandro Gigante.
Nos acréscimos, o atacante Wanderson arriscou de fora da área, mas a bola passou perto do travessão, assustando o goleiro Renan Rinaldi.
Sem gols
O primeiro lance de perigo foi a favor do time alagoano. Michel se livrou da marcação e chutou rasteiro no canto esquerdo. O goleiro Evandro Gigante faz uma boa defesa e salvou o Rio Branco, aos oito minutos.
Com o Rio Branco mais retraído, o time alagoano era mais agressivo e buscava pressionar na busca do gol. Anderson Feijão bateu o escanteio, Marcão fez o corte. Na sobra, Xandu cruzou, Alysson Dutra cabeceou em cima do goleiro Evandro Gigante.
Recuado, o Rio Branco buscava encaixar uma bola contra um ASA-AL que pressionando desesperadamente na busca do gol, mas tinha dificuldade no último passe.
Com isso, as equipes ficaram novamente no empate sem gols e a decisão da vaga foi para as cobranças de pênaltis.
Pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, o ASA foi mais eficiente e venceu por 5 a 4. O jogador estrelado Ramos Santos cobrou mal e isolou a bola sobre o gol do goleiro Renan Rinaldi. A última cobrança de pênalti foi efetuada pelo experiente meia Didira. O atleta cobrou bem e garantiu o Asa de Arapiraca-AL nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D.
Comentários
Cotidiano
Semifinais da Libertadores 2022: datas e horários dos jogos
Ge
A Conmebol divulgou nesta sexta-feira datas e horários das semifinais da Taça Libertadores 2022. A próxima fase terá três times brasileiros – Athletico-PR, Flamengo e Palmeiras – e um argentino – o Vélez Sarsfield.
Datas e horários dos jogos de ida:
- 30/8 (terça) – 21h30 – Athletico-PR x Palmeiras – Arena da Baixada
- 31/8 (quarta) – 21h30 – Vélez x Flamengo – José Amalfitani
Datas e horários dos jogos de volta:
- 6/9 (terça) – 21h30 – Palmeiras x Athletico-PR – Allianz Parque
- 7/9 (quarta) – 21h30 – Flamengo x Vélez – Maracanã
Dos quatro semifinalistas, somente o Athletico-PR nunca foi campeão da Libertadores. O Palmeiras tem três títulos (1999, 2020 e 2021), contra dois do Flamengo (1981 e 2019) e um do Vélez (1994).
A final da Libertadores será disputada no dia 29 de outubro, em partida única em Guayaquil (Equador).
Comentários
Cotidiano
Em confronto de reservas, Flamengo goleia Athletico-PR por 5 a 0

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Rubro-Negro e Furacão voltam a jogar na quarta pela Copa do Brasil
Mesmo jogando com a equipe reserva, o Flamengo goleou o Athletico-PR por 5 a 0, na tarde deste domingo (14) no estádio do Maracanã, para assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 39 pontos, mas podendo ser ultrapassado pelo Fluminense, que ainda enfrenta o Internacional pela 22ª rodada.
FFFFFFFFFIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMM DE PAPO NO MARACANÃ! E FOI BONITO! Com segundo tempo AVASSALADOR, Mengão goleou! Fabrício Bruno (2), Ayrton Lucas, Lázaro e Pedro foram os responsáveis pelos gols.
É O MENGO!#FLAxCAP #VamosFlamengo pic.twitter.com/YuPzep3Blf
— Flamengo (@Flamengo) August 14, 2022
Contando com o apoio de mais de mais de 62 mil torcedores, o Rubro-Negro foi muito superior na primeira etapa, finalizando 12 vezes diante de um Furacão que não chegou vez alguma com perigo.
Na segunda etapa a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior conseguiu finalmente abrir o marcador com jogadas de bola parada pelo alto. Aos 10 minutos Marinho cobrou escanteio e o zagueiro Fabrício Bruno subiu muito para cabecear no canto. Três minutos depois a jogada se repetiu, o camisa 31 levantou na área para gol de cabeça do defensor.
Aos 17 minutos o Flamengo chegou ao terceiro em jogada de contra-ataque. Matheuzinho recebeu lançamento de Cebolinha e foi derrubado pelo goleiro Anderson. Mas a bola sobrou para Ayrton Lucas, que não perdoou. O placar foi ampliado aos 26 minutos, após novo escanteio de Marinho, que terminou em cabeçada de Lázaro.
Barba, cabelo e bigode! Tá olhando o que? Quer uma assistência? Hoje foram três do Pequeno Grande Mário!
📸 Alexandre Durao/Zimes Press pic.twitter.com/Rb0KOEwyYS
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) August 14, 2022
Mesmo com a vitória elástica, o técnico Dorival Júnior colocou em campo Pedro, Gabriel Barbosa e Arrascaeta. E a mudança fez efeito aos 46 minutos, quando o uruguaio cobrou escanteio para o camisa 21 deixar o seu.
Após a partida disputada no Maracanã, as equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (17), na Arena da Baixada pela Copa do Brasil.
Triunfo do Tricolor
Outra vitória elástica da rodada foi do São Paulo, que bateu o Bragantino por 3 a 0 no estádio do Morumbi. Com a vitória construída com gols de Igor Vinícius, Calleri e Rodrigo Nestor, o Tricolor chegou à 10ª posição com 29 pontos. Para o Massa Bruta o revés representou a permanência na 8ª posição com 30 pontos.
Um domingo maravilhoso para o @SaoPauloFC no Morumbi! Uma vitória de presente. #DiaDosPais Tricolor! pic.twitter.com/CpvSuptzyO
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) August 14, 2022
Comentários
-
Acre3 horas atrás
Adolescente de 16 anos é morto com tiro na cabeça enquanto andava de bicicleta
-
Flash7 horas atrás
Em Brasiléia, PM prende assaltantes, apreende armas e moto utilizada em roubos
-
Brasil7 horas atrás
‘DE’ tem acesso a plano criminoso de Marcola no presídio de Porto Velho
-
Acre3 horas atrás
AC pode ter recorde de calor antes da chegada de nova frente fria; veja detalhes
-
Geral7 horas atrás
Homem é preso pela PRF por transportar arma de fogo sem registro
-
Extra5 horas atrás
Em noite de vira-vira, São Paulo Acreano leva título 2022 nos pênaltis em Brasiléia
-
Geral2 dias atrás
Polícia Militar prende em Rio Branco acusado de matar o próprio pai com tiro de espingarda
-
Brasil1 dia atrás
PF apreende quase 1 tonelada de maconha às margens do Rio Paraná