COTAS2

Alexandre Lima, Brasiléia/Acre

Apesar dos temores de uma nova enchente igual a do ano de 2012 estar descartada até o momento, o Rio Acre chegou próximo a cota de alerta na manhã desta sexta-feira, dia 20. A régua de medição localizada às margens na cidade de Epitaciolândia, às 7h13, alcançou os 10,27cm.

Segundo as anotações, desde às 18h00 de quinta-feira, dia 19, o rio encheu cerca de 25 centímetros apenas, alcançando as estimativas do Corpo de Bombeiros. Foi informado por pessoas que tem parentes na cidade de Assis Brasil, que o nível das águas ainda se mantém acima da cota de transbordamento.

Durante a noite de quinta, muitos moradores da cidade de Brasiléia, preocupados com o nível do rio nas próximas horas, se precaveu retirando móveis de suas casas e levando para lugares altos, onde não possam ser molhados pelas águas.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Prefeitura de Brasiléia, montaram um posto de monitoramento e apoio, no Centro Cultural Sebastião Dantas, no Bairro Ferreira Silva, parte alta da cidade. Várias famílias foram alertadas para que ficassem em alerta para uma possível evacuação caso necessário.

As próximas horas serão cruciais, quando o nível do rio alcançar os afluentes que estão acima de Brasiléia. Autoridades também da Bolívia estão de prontidão, aja visto que moradores de Cobija (Pando/Bolívia), são afetados nos bairros que circundam os de Brasiléia, lado brasileiro.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários