Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Veja entrevista com o Secretário de Educação do município, Cleomar Portela.

Publicado

em

” O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza”.

Cristovam Buarque

Sempre duro

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez uma dura crítica ao MDB e disse que a legenda precisa ser destruída no cenário político brasileiro, pelos meios democráticos.

Será esse o caminho?

“O MDB está no poder, destruiu o projeto PT, destruiu o projeto do PSDB e precisa ser destruído desta feita. Sempre lembrando aqui que ‘destruir’ aqui é pelo mecanismo democrático, que é simples: basta cortar a torneira da roubalheira que eles entram em extinção.”

Não segurou a pressão

O deputado federal e ex-governador Flaviano Melo (MDB-AC) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento de retirada de assinatura em apoio à criação da CPI das Delações, um dia após a imprensa divulgar que o mesmo teria assinado o documento contra a Lava Jato.

“bobinho foi enganado”

Flaviano Melo (PMDB) que havia assinado a CPI “porque na ementa não tinha nada falando sobre acabar com a Lava-Jato. O texto se referia à denúncias contra escritórios de advocacia em relação a alguns processos de delação”, disse Flaviano Melo.

Leila Galvão!

Independente da aprovação de seu mandato ou não, a deputada petista Leila Galvão, conseguiu manter seu grupo na região do Alto Acre até aqui, a atual deputada segue firme em seus passos…

Não diferente…

O deputado estadual Manoel Moraes (PSB), perdeu de um lado e ganhou do outro, assim é a política, fato é que, em uma eventual campanha, Moraes terá grandes chances de retornar para (ALEAC), acompanhado de outro da princesinha, deputado e pré-candidato Antônio Pedro (DEM), líder da oposição na ex-princesinha.

Nome novo

A política passa por um momento de renovação, são vários os nomes que estão surgindo como opção para o eleitorado Acreano, dentre eles, estão o professor e historiador Carlos Alberto (PP), muito conhecido no meio acadêmico.

Bem assim…

Essa história de calmaria nas eleições costuma existir até certo ponto, passou daí “TUDO VALE”, o tom aumenta, os abraços diminuem e as farpas aumentam, faz parte do processo, é inevitável.

10, 20, 30 anos…  

Parece música do Luan Santana, mas é a quantidade de anos que o partido dos trabalhadores governa o Acre, querem mais…

Estrelas

seleção brasileira tem o terceiro seguro mais caro entre os times que disputam a Copa do Mundo, atrás apenas da França e da Inglaterra. Isso por conta que o Reino Unido possui uma das moedas mais poderosas do mundo.

Números

Com a ligeira recuperação da economia, o Brasil passou a ter sete mil novos milionários no ano passado, número que pode crescer ainda mais em 2018. Segundo relatório da consultoria Capgemini, divulgado nesta terça-feira (19).

Entrevista com o secretario de educação Cleomar Portela

Principais dificuldades?

Falta de vagas, tanto da creche como no infantil e fundamental, outra dificuldade encontrada foi na estrutura física das escolas que precisa ser revista.

Ações

Uma das primeiras o cronograma de capacitação continuada e, firmar parceria com a secretaria de educação estadual.

Com essa parceria o que veio de benéfico.

Formação de língua portuguesa e matemática, formação do (Penaic), formação e aletramento do ensino infantil e fundamental. Parceria com o SEBRAE.

Como funciona o JEPP, programa jovens empreendedores?

Em parceria com o (SEBRAE), os professores tiveram uma semana de formação, onde vai ser trabalhado do primeiro ao quinto ano, cada oficina trabalhada é distribuída uma cartilha por aluno, onde cada ano tem um tema.

Como foi encontrada a pasta?

A maior dificuldade foi com a classe dos professores e apoio, não acreditavam no projeto, passaram um período sem a presença próxima da secretaria, essa foi uma das maiores dificuldades, fizemos de tudo pra reverter esse quadro e conseguimos.

Estrutura da Secretaria…

Na Zona Urbana são 8 escolas, sendo 4 fundamentais 2 creches e 2 infantil, Rural 11 escolas na Zona Rural onde atende muitas comunidades, dessas sendo três que possui o atendimento infantil, que foi implantada na gestão atual.

Dia de sua posse como Secretário Municipal de Educação pelo prefeito Tião Flores, em abril de 2016

Avanços…

Várias parcerias, aumento de oferta de vagas, garantimos o acesso ao (PA), por meio do transporte e acompanhamento, fizemos  reformas nas escolas urbanas como Bela Flor, José Hassem, Raimundo Cunha, Sebastião Brandão, Cosma Marques e Maria da conceição.aquisição de equipamentos como brinquedos, aquisição de equipamentos permanentes como fogões, freezers, ar-condicionado e etc..

Capacitações periódicas…

A cada dois meses em temos capacitação em  Rio Branco, com acompanhamento, compartilhando conhecimentos e interação entre todos professores.

Atendimento do AEE…

No atendimento de estudantes com necessidades especiais, tivemos um aumento de assistentes com essas crianças e, de mediadores atendendo um anseio de muitas famílias que antes não existia, também um amplo investimento na capacitação de mediadores e assistentes de alunos especiais.

De forma financeira como encontrou…

Muita dificuldade estava inadimplente e com vários bloqueios, como do (PDDE), mais educação, acessibilidade, mais cultura, todos esses estavam bloqueados, dificultando assim o nosso trabalho, foi sanada todas as pendências e, hoje estamos hábitos a receber recursos, do FNDE, que nos possibilita investir em infra-estrutura, transportes, aquisição de material permanente, construção e reformas de escola.

Projetos futuros…

Temos vários, um deles é uma aquisição de ônibus para que consigamos transportar todos nossos alunos como rege a norma, construir escolas pólos na zona rural, que será três escolas, zona urbana, iremos construir mais uma escola do ensino fundamental com 12 salas de aula e uma do ensino infantil com 10 salas, além de reformar todas outras da zona urbana, todos os projetos de médio prazo.

Prioridades…

Atender todas as crianças com ensino de qualidade, sempre respeitando todos os colaboradores da rede pública de educação, sobretudo da secretaria municipal, temos consciência de que sem a colaboração de todos não conseguiremos obter os avanços que queremos.

Considerações finais…

Agradeço ao jornal oaltoacre e a você Dimas Gurgel pela entrevista, quero dizer à população que estamos trabalhando com afinco para o desenvolvimento do nosso município por meio da educação, quero salientar a importância de termos um gestor, que nos possibilita e nos ajuda a desenvolver um trabalho de forma responsável e compromissada.

Comentários

Extra

Motorista escapa após perder controle de na BR 317 e capotar dentro de açude

Publicado

em

Um motorista de um carro modelo Honda/Civic, (não identificado) escapou ileso de um acidente na BR 317, km 30, já nos limites do município de Epitaciolândia, na tarde desta quinta-feira, dia 29, quando se deslocava para a fronteira por volta das 13 horas.

Segundo foi levantando preliminarmente, chovia no momento em que o carro teria entrado na curva, quando de repente teria aquaplanado (momento em que perde aderençia do chão com a água) e saiu da estrada, indo a tombar no barranco indo cair dentro do açude.

Também foi dito que o motorista quase teria entrado em pânico quando o carro ficou com as rodas para cima e viu a água entrando, teria se atrapalhado para retirar o cinto de segurança, mas, conseguindo momentos depois após se acalmar e sair ileso.

Os patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal – PRF, foram acionados até o local, onde registraram o caso e acompanharam a retirada do veículo de dentro do açude, além de orientar o fluxo de veículo no local.

Segundo o jornalista Almir Andrade que passava no local minutos após acidente, disse que ainda chegou a conversar com o motorista, este teria comentado que “nasceu de novo”.

Comentários

Continue lendo

Extra

6ª Zona eleitoral publica Portaria proibindo bebidas a partir da noite de sábado, dia 1º

Publicado

em

Assinada pelo novo Juiz eleitoral no dia 25 de setembro passado, Doutor Clovis de Souza Lodi, que está à frente da 6ª Zona, portaria nº 101/2022 PRESI/6a ZE, fala sobre a venda de bebidas no dia da eleição que acontece neste final de semana.

Um destaque no Artigo 1º da Portaria, será que, “fica expressamente proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares, bem como em locais abertos ao público, a partir das 22h do dia 01 de outubro até às 19h do dia 02 de outubro de 2022.”

Quem for pego descumprindo a Portaria, poderá responder nos rigores da Lei, na forma da Legislação vigente. Importante destacar que a 6ª Zona Eleitoral, é responsável por três municípios (Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia) da regional do Alto Acre.

O município de Xapuri foi desmembrado, passando para a 2ª Zona eleitoral, que agora faz par com o município de Capixaba, sendo coordenada pelo juiz eleitoral, Doutor Luís Gustavo Alcalde Pinto.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

 

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 012/2022

OBJETO: Aquisição de Máquinas e Equipamentos agrícolas (trator de pneus e plantadeira adubadeira) para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Planejamento através da prefeitura de Brasileia, conforme Convênio nº 884221/2019/MAPA.

Data da Abertura: 14 de outubro de 2022, às 10h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 03/10/2022 através dos endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e www.comprasnet.gov.br.

Brasileia/AC, 26 de setembro de 2022.

Ana Maria Rodrigues da Costa

Pregoeira da Comissão Permanente de Licitação

Prefeitura de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Em alta