fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Veja entrevista com o Secretário de Educação do município, Cleomar Portela.

Publicado

em

” O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza”.

Cristovam Buarque

Sempre duro

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez uma dura crítica ao MDB e disse que a legenda precisa ser destruída no cenário político brasileiro, pelos meios democráticos.

Será esse o caminho?

“O MDB está no poder, destruiu o projeto PT, destruiu o projeto do PSDB e precisa ser destruído desta feita. Sempre lembrando aqui que ‘destruir’ aqui é pelo mecanismo democrático, que é simples: basta cortar a torneira da roubalheira que eles entram em extinção.”

Não segurou a pressão

O deputado federal e ex-governador Flaviano Melo (MDB-AC) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento de retirada de assinatura em apoio à criação da CPI das Delações, um dia após a imprensa divulgar que o mesmo teria assinado o documento contra a Lava Jato.

“bobinho foi enganado”

Flaviano Melo (PMDB) que havia assinado a CPI “porque na ementa não tinha nada falando sobre acabar com a Lava-Jato. O texto se referia à denúncias contra escritórios de advocacia em relação a alguns processos de delação”, disse Flaviano Melo.

Leila Galvão!

Independente da aprovação de seu mandato ou não, a deputada petista Leila Galvão, conseguiu manter seu grupo na região do Alto Acre até aqui, a atual deputada segue firme em seus passos…

Não diferente…

O deputado estadual Manoel Moraes (PSB), perdeu de um lado e ganhou do outro, assim é a política, fato é que, em uma eventual campanha, Moraes terá grandes chances de retornar para (ALEAC), acompanhado de outro da princesinha, deputado e pré-candidato Antônio Pedro (DEM), líder da oposição na ex-princesinha.

Nome novo

A política passa por um momento de renovação, são vários os nomes que estão surgindo como opção para o eleitorado Acreano, dentre eles, estão o professor e historiador Carlos Alberto (PP), muito conhecido no meio acadêmico.

Bem assim…

Essa história de calmaria nas eleições costuma existir até certo ponto, passou daí “TUDO VALE”, o tom aumenta, os abraços diminuem e as farpas aumentam, faz parte do processo, é inevitável.

10, 20, 30 anos…  

Parece música do Luan Santana, mas é a quantidade de anos que o partido dos trabalhadores governa o Acre, querem mais…

Estrelas

seleção brasileira tem o terceiro seguro mais caro entre os times que disputam a Copa do Mundo, atrás apenas da França e da Inglaterra. Isso por conta que o Reino Unido possui uma das moedas mais poderosas do mundo.

Números

Com a ligeira recuperação da economia, o Brasil passou a ter sete mil novos milionários no ano passado, número que pode crescer ainda mais em 2018. Segundo relatório da consultoria Capgemini, divulgado nesta terça-feira (19).

Entrevista com o secretario de educação Cleomar Portela

Principais dificuldades?

Falta de vagas, tanto da creche como no infantil e fundamental, outra dificuldade encontrada foi na estrutura física das escolas que precisa ser revista.

Ações

Uma das primeiras o cronograma de capacitação continuada e, firmar parceria com a secretaria de educação estadual.

Com essa parceria o que veio de benéfico.

Formação de língua portuguesa e matemática, formação do (Penaic), formação e aletramento do ensino infantil e fundamental. Parceria com o SEBRAE.

Como funciona o JEPP, programa jovens empreendedores?

Em parceria com o (SEBRAE), os professores tiveram uma semana de formação, onde vai ser trabalhado do primeiro ao quinto ano, cada oficina trabalhada é distribuída uma cartilha por aluno, onde cada ano tem um tema.

Como foi encontrada a pasta?

A maior dificuldade foi com a classe dos professores e apoio, não acreditavam no projeto, passaram um período sem a presença próxima da secretaria, essa foi uma das maiores dificuldades, fizemos de tudo pra reverter esse quadro e conseguimos.

Estrutura da Secretaria…

Na Zona Urbana são 8 escolas, sendo 4 fundamentais 2 creches e 2 infantil, Rural 11 escolas na Zona Rural onde atende muitas comunidades, dessas sendo três que possui o atendimento infantil, que foi implantada na gestão atual.

Dia de sua posse como Secretário Municipal de Educação pelo prefeito Tião Flores, em abril de 2016

Avanços…

Várias parcerias, aumento de oferta de vagas, garantimos o acesso ao (PA), por meio do transporte e acompanhamento, fizemos  reformas nas escolas urbanas como Bela Flor, José Hassem, Raimundo Cunha, Sebastião Brandão, Cosma Marques e Maria da conceição.aquisição de equipamentos como brinquedos, aquisição de equipamentos permanentes como fogões, freezers, ar-condicionado e etc..

Capacitações periódicas…

A cada dois meses em temos capacitação em  Rio Branco, com acompanhamento, compartilhando conhecimentos e interação entre todos professores.

Atendimento do AEE…

No atendimento de estudantes com necessidades especiais, tivemos um aumento de assistentes com essas crianças e, de mediadores atendendo um anseio de muitas famílias que antes não existia, também um amplo investimento na capacitação de mediadores e assistentes de alunos especiais.

De forma financeira como encontrou…

Muita dificuldade estava inadimplente e com vários bloqueios, como do (PDDE), mais educação, acessibilidade, mais cultura, todos esses estavam bloqueados, dificultando assim o nosso trabalho, foi sanada todas as pendências e, hoje estamos hábitos a receber recursos, do FNDE, que nos possibilita investir em infra-estrutura, transportes, aquisição de material permanente, construção e reformas de escola.

Projetos futuros…

Temos vários, um deles é uma aquisição de ônibus para que consigamos transportar todos nossos alunos como rege a norma, construir escolas pólos na zona rural, que será três escolas, zona urbana, iremos construir mais uma escola do ensino fundamental com 12 salas de aula e uma do ensino infantil com 10 salas, além de reformar todas outras da zona urbana, todos os projetos de médio prazo.

Prioridades…

Atender todas as crianças com ensino de qualidade, sempre respeitando todos os colaboradores da rede pública de educação, sobretudo da secretaria municipal, temos consciência de que sem a colaboração de todos não conseguiremos obter os avanços que queremos.

Considerações finais…

Agradeço ao jornal oaltoacre e a você Dimas Gurgel pela entrevista, quero dizer à população que estamos trabalhando com afinco para o desenvolvimento do nosso município por meio da educação, quero salientar a importância de termos um gestor, que nos possibilita e nos ajuda a desenvolver um trabalho de forma responsável e compromissada.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo

Extra

Vereadora Arlete Amaral Assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Nesta quarta-feira 24 de abril, a prefeita Fernanda Hassem empossou vereadora licenciada Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social.

A transição de Arlete para a Secretaria de Assistência Social foi marcada por um ato simbólico realizado no centro de conveniência do idoso, aos servidores da pasta e à equipe municipal.

Arlete Amaral, uma empresária respeitada na comunidade e mãe de dois filhos, já havia ocupado cargos de destaque na política local, como presidente da Câmara por dois anos e vice-presidente por outros dois.

Em suas primeiras palavras como secretária, Arlete expressou gratidão pela confiança depositada pela prefeita e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo bem-estar e a inclusão social dos cidadãos de Brasiléia.

“Estou profundamente honrada pela confiança da prefeita Fernanda Hassem. Assumo este desafio com humildade e determinação, comprometida em servir a população de Brasiléia e dizer para a prefeita que a senhora não vai se decepcionar comigo, vamos trabalhar dia e noite pelo nosso povo e eu sou muito humana, se tem uma coisa que eu sei, é respeitar as pessoas”, enfatizou Arlete.

Para a prefeita Fernanda Hassem, a nomeação de Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social representa uma nova fase para o município de Brasiléia, com a expectativa de uma gestão comprometida e voltada para o atendimento das necessidades da população mais vulnerável. “É com grande satisfação que recebo Arlete Amaral como nossa Secretária de Assistência Social. Sua experiência e dedicação às causas públicas são reconhecidas por todos. Estamos confiantes de que juntas, podemos fazer grandes avanços em prol da população de Brasiléia”, disse a prefeita.

Para preencher a vaga deixada por Arlete na Câmara Municipal, o suplente João Rocha (PP) assumirá o cargo, dando continuidade ao trabalho legislativo.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: 29/04/2024

HORÁRIO: 10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC

E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Comentários

Continue lendo