fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Após barco explodir, transporte de combustível é suspenso e cidades do Acre ficam desabastecidas

Publicado

em

Porto com normas de segurança deve ser construído em 45 dias. Embarcações terão que cumprir algumas regras.

Após barco explodir, transporte de combustível é suspenso e cidades do Acre ficam desabastecidas — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Mazinho Rogério, G1 AC — Cruzeiro do Sul

Depois do acidente com um barco que viajaria com 5 mil litros de gasolina para Marechal Thaumaturgo e explodiu no porto de Cruzeiro do Sul, os donos de embarcações que fazem o transporte de produtos inflamáveis para duas cidades isoladas do Acre suspenderam as operações.

Por conta disso, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo estão desabastecidas de gasolina a diesel e até mesmo os serviços essenciais estão comprometidos.

O acidente abalou a cidade de Marechal Thaumaturgo, onde mora a maioria das vítimas que ficaram feridas após a explosão da embarcação. O acidente levou os órgãos reguladores proibirem o transbordo de combustível de caminhões para as pequenas embarcações que transportam o produto para Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

____________

A falta de um porto com estrutura adequada de segurança levou os órgãos fiscalizadores proibirem o abastecimento das embarcações. Desde o dia do acidente, não está sendo levado combustível para as duas cidades, que só são abastecidas com produtos inflamáveis e cargas pelo Rio Juruá.

____________

De acordo com a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, o município já enfrenta a falta de gasolina e diesel e pode deixar de manter suas atividades essenciais.

“Já estamos começando a paralisar algumas ações da prefeitura, principalmente os serviços de limpeza. Os ônibus de transporte dos alunos também já não estão rodando, as equipes de saúde que viajam para a zona rural e ribeirinha também já estão com os serviços comprometidos por falta de combustível para abastecer os veículos”, disse o prefeito Marechal Thaumaturgo, Isaac Pianko.

Para encontrar uma alternativa e encaminhar esses produtos para as duas cidades, o procurador-geral da Prefeitura de Marechal, representantes de distribuidoras e dos órgãos de controle da atividade, como a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), se reuniram durante esta semana com a finalidade de definir um local para que o combustível seja transferido dos caminhões para as pequenas embarcações com o menor risco.

Os órgãos definiram que o transbordo do combustível será feito em um local provisório, mas foi determinado que normas de segurança sejam obedecidas.

O porto improvisado fica longe de casas e de outras embarcações. A Antaq deu um prazo de 45 dias para que seja construído um ponto adequado para o abastecimento dos barcos.

“O local onde vão ocorrer as operações têm que ter um registro na Antaq e autorização dos órgãos competentes, como meio ambiente e prefeitura e a embarcação que vai fazer esse transporte de combustível, uma autorização da Antaq ou já ser da frota de uma empresa autorizada. Ao mesmo tempo, deve cumprir regras da autoridade marítima que é a Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul”, esclareceu o técnico de regulação aquaviária, Denivaldo Gomes.

Os donos de embarcações alegam que, devido às condições de navegação no rio, algumas exigências se tornam praticamente impossível de serem obedecidas.

“Faço transporte para a prefeitura de Marechal Thaumaturgo e lá está tudo parado, mas chegou essa lei que não pode embarcar em caixa, tem que ser em tanque de ferro. Isso fica complicado, porque o nosso rio aqui para cima é seco e fica difícil de navegar”, diz Bruno Silva, dono de uma embarcação.

Órgãos fiscalizadores determinaram que posto adequado deve ficar pronto em 45 dias — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Mortes

O jovem de 33 anos foi a terceira pessoa que morreu com queimadura depois que o barco explodiu. Antes dele, já tinha ido a óbito Simone Souza Rocha, de 24 anos que morreu no domingo (9), ainda em Cruzeiro do Sul, e Marluce Silva dos Santos, 38 anos, que também seria encaminhada para Minas Gerais, mas também não resistiu e morreu na terça-feira (11), no Hospital do Juruá.

Antônio José de Oliveira da Silva, de 33 anos, morreu no sábado (15), no hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG). Um bebê que estava em tratamento em Rio Branco, filha de Marluce, também não resistiu e morreu ainda nos sábado. Já são quatro mortes confirmadas do acidente que deixou 18 pessoas feridas.

Cinco pacientes continuam internados na Unidade de Queimados do Hospital João XXIII, sendo que o estado de saúde de 4 ainda é considerado gravíssimo. Apenas uma criança de 4 anos que teve queimaduras em 25% do corpo apresentou melhoras.

Mais quatro feridos estão em tratamento na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília e mais dois estão em Goiânia. Outras três pessoas tiveram ferimentos mais leves e não precisaram ser transferidas para unidades especializadas, esses já tiveram alta médica.

Tragédia

O acidente ocorreu no início da noite de sexta-feira (7). Um barco explodiu quando que era abastecido por um caminhão-pipa com 5 mil litros de gasolina que seriam levados em vasilhas para Marechal Thaumaturgo. Além do combustível, a embarcação também levaria os passageiros e outras cargas.

Este é o segundo acidente com embarcações que fazem que transportam combustíveis para cidades mais isoladas do Acre, no Vale do Juruá. Em setembro de 2016, uma balsa de pequeno porte também explodiu com 8 mil litros de combustível e 40 botijas de gás, no porto de Rodrigues Alves. A embarcação levaria o combustível para o abastecimento da cidade de Porto Walter.

Dois funcionários que estavam na embarcação saíram feridos e um dos tripulantes, José Lázaro da Silva, 32 anos, morreu 13 dias após o acidente no Hospital do Juruá. A embarcação também explodiu no momento que era abastecida por um caminhão-pipa. Até o momento, a Marinha ainda não divulgou os resultados do processo de investigação que apura as causas e todas as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Com a presença do governador Gladson Cameli, Acre faz história ao ser o primeiro a receber Liga Indígena que será divulgada em mais 170 países

Publicado

em

Em mais um ato para fortalecer a cultura indígena do estado, o governador Gladson Cameli marcou presença no primeiro Festival Huwã Karu Yuxibu, que ocorre em Rio Branco, e participou da abertura da Liga Indígena ( Indigenous League), uma iniciativa da startup Nave Global. O objetivo é dar destaque à cultura indígena e disseminar o conhecimento tradicional por meio da linguagem universal que é o futebol.

Governador esteve presente da abertura da Liga Indígena. Foto: José Caminha/Secom

O festival, que ocorre no Centro Huwã Karu Yuxibu, começou no dia 22 e vai até 31 de março. As competições envolvem 60 atletas do povo Huni Kuin.

“Esse evento é mais do que nunca para mostrar para o mundo inteiro que a gente luta pela preservação do meio ambiente, pelo nosso direito e também pela integração social”, disse o líder espiritual Mapu Huni Kuin.

Para além de uma programação do festival, Mapu destaca que essa é uma oportunidade de mostrar ao mundo a identidade de seu povo e também como aliam conhecimento tradicional e inovação para expandir e conscientizar ainda mais sobre a preservação da floresta.

“Queremos mostrar que estamos usando sistemas, tecnologia e que jogamos de uma forma consciente, educativa e respeitando todos os próximos. A gente está fazendo um jogo consciente junto com o adversário, que ali vai ter um entendimento, um respeito ao próximo. Isso que a gente quer trazer. E o mais importante, a alegria, porque é um momento de brincar, de divertir, então a gente tem que realmente colocar o sorriso na frente e poder transmitir isso para as pessoas que vão estar nos assistindo, que nós estamos brincando, e é um esporte de brincar, de divertir, viver a alegria”, pontuou.

Pioneirismo

Na abertura da Liga, o governador Gladson Cameli foi apresentado aos uniformes dos times e também ouviu, tanto da startup como dos indígenas, agradecimentos pelo apoio do governo ao festival, que tem movimentado a economia local. Flora Dutra, fundadora da Navi Global, destacou que o Acre está fazendo história ao ser o primeiro a receber a competição. O governador agradeceu e reforçou que o Estado é um parceiro das comunidades indígenas.

Na abertura, governador reforçou incentivo do governo em eventos indígenas. Foto: José Caminha/Secom

“A sensação é de dever cumprido de uma união para mostrar o potencial que temos no nosso estado, que tem respeito pelos povos da floresta, pelos povos indígenas, onde o mundo, de fato, vai conhecer tudo o que temos aqui de natural e de potencial. O Acre está tendo a oportunidade de mostrar para o mundo o seu potencial e nós podemos incentivar um turismo em respeito ao meio ambiente em que as pessoas podem conhecer a fortuna que temos aqui que é a natureza”, pontuou.

Flora Dutra também destacou a presença de lideranças indígenas dos povos Yanomami e Vale do Javari. Ao criar a Liga Indígena, ela pensou não apenas no esporte, mas também na união e fortalecimento da identidade de cada povo.

“Todo material está sendo gravado e será distribuído para mais de 170 países e 200 canais de televisão. Vale lembrar que todo o material usado nessa competição foi feito de forma sustentável. Além disso, os uniformes foram confeccionados em Rio Branco, justamente para fomentar essa economia”, pontuou.

Acre é o primeiro estado a receber Liga Indígena. Foto: José Caminha/Secom

Até o fim do ano, o campeonato deve ocorrer nas terras indígenas dos Yanomami e Vale do Javari. No ano que vem, a pretensão é fazer a Indigenous League Championship durante 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).

E foi com uniforme personalizado, com os nomes indígenas estampados, chuteiras, que os seis times entraram em campo, levando não apenas o futebol, mas toda sua ancestralidade.

O secretário adjunto de Esportes, Ney Amorim, destacou que é muito simbólico que o Acre seja pioneiro nesse projeto que é uma vitrine da cultura tradicional para todo o mundo.

“Estamos apoiando esse evento aqui com a equipe de arbitragem, com pessoas da Secretaria de Esportes apoiando o evento, também trouxemos algumas bolas para estar ajudando. O governador Gladson Cameli sai na frente quando ele abraça os povos indígenas em todos os sentidos, do ponto de vista da educação, do ponto de vista da saúde e agora fortemente o ponto de vista do esporte nessa parceria com outras forças que estão aqui. Então é uma alegria para gente muito grande estar nesse projeto piloto que está só começando e, se Deus quiser, nós vamos fazer mais eventos como esse nas áreas indígenas e vamos estar levando o esporte do nosso estado para todas as comunidades indígenas do Acre”, destaca.

Mapu destacou que evento divulga os povos indígenas. Foto: José Caminha/Secom

O Centro

A área da Associação Centro Huwã Karu Yuxibu atende indígenas da etnia Huni Kuin em contexto urbano e tem projetos importantes para reforçar a cultura do seu povo que vive na cidade e, muitas vezes, em vulnerabilidade social. Lá é onde funciona a cozinha tradicional, a primeira do estado, e reúne, todas as quintas, os indígenas para que sejam acolhidos e recebam informações.

A liderança Mapu destaca que o objetivo é preparar esses indígenas para voltar às aldeias. Segundo ele, seu povo atualmente é estimado em 17 mil pessoas, sendo que ao menos 7 mil indígenas da etnia Huni Kuin vivem em contexto urbano.

Comentários

Continue lendo

Flash

Caminhoneiro do Alto Acre relata mudança de vida por meio do Programa CNH Social

Publicado

em

O programa CNH Social já contemplou 7 mil pessoas, garantindo inclusão, cidadania e geração de empregos para quem mais precisa, em todo o estado. Neste ano, no programa idealiza pelo governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mais 5 mil pessoas serão selecionadas, por meio de mais um processo seletivo que deve ser publicado nos próximos meses. Até o fim de 2026, 22 mil pessoas terão a mesma oportunidade.

Morador da zona rural de Brasileia, o caminhoneiro Abraão Nascimento de Lima sonhava em ser motorista de caminhão desde a infância. Porém, o preço pela mudança para a categoria D na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era alto, uma média de R$ 2.800, o que o separava da realização do sonho, que seria também uma oportunidade de vida melhor.

Abraão Nascimento foi contemplado na modalidade CNH Rural e já sustenta a família como caminhoneiro. Foto: Daigleíne Cavalcante/Detran

“Desde menino, eu via meu pai e os outros adultos nos caminhões, já que na zona rural a gente precisa demais para carregar gado, escoar a produção e ter o sustento da família. Então, eu cresci já com o sonho e a necessidade, mas era muito caro e sempre que eu ia lá na autoescola perguntar, ficava mais caro”, afirma Nascimento.

Em 2023, o sonho de Abraão virou realidade. Ele participou da seleção do Programa CNH Social, que dá oportunidade a pessoas de baixa renda para a obtenção da primeira habilitação, assim como mudar ou adicionar categoria de forma totalmente gratuita. Ele foi um dos cinco mil candidatos selecionados.

“Fiquei muito feliz. Foi um processo rápido, sem burocracia e em mais ou menos um mês eu já concluí e passei no teste, e pude começar a trabalhar dentro da lei”, conta.

Hoje, Abraão, que é casado e pai do pequeno Isaac, 3 anos, sustenta a família com os trabalhos de frete que realiza.

“O motorista de caminhão ganha um pouco mais e, agora, com a CNH de categoria D, tem outras portas se abrindo. Fica melhor para sustentar a família, tudo favorável”, enfatiza.

Comentários

Continue lendo

Flash

Dengue: Organização Pan-Americana da Saúde afirma que o surto deste ano pode ser o pior da história

Publicado

em

Em todo o Brasil, são 897 mortes pela doença

A Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS, disse nesta quinta-feira (28), que o número de casos de dengue nas Américas é três vezes maior, neste ano, do que o registrado no mesmo período do ano passado. A OPAS também afirma que provavelmente vivemos o pior surto da história. Em todo o Brasil, são 897 mortes pela doença; o número de casos prováveis já ultrapassou 2,4 milhões.

Comentários

Continue lendo