fbpx
Conecte-se conosco

Flash

206 bebês no Acre já foram beneficiados com doações de leite materno em 2019

Publicado

em

Mesmo com toda ajuda, o número de doações de leite materno ainda é considerado baixo em relação à demanda, segundo o Ministério da Saúde

Desde o começo do ano, quase 250 mães doaram 145 litros de leite materno no Acre. O volume beneficiou 206 bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTIs neonatais. É o que mostra a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), da Fiocruz.

Mesmo com toda ajuda, o número de doações de leite materno ainda é considerado baixo em relação à demanda. Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, o volume coletado em todo o Brasil foi de 186 mil litros. Desses, foram distribuídos 141 mil litros, beneficiando 160 mil recém-nascidos. Tal quantidade representa 55% da real demanda por leite humano no país.

Para o coordenador do Banco de Leite Humano da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, Hélio Pinto, é preciso sensibilizar as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano, “O leite materno doado vai para crianças prematuras ou de baixo peso, que nascem com 600, 700, 800 gramas, com problemas gastrointestinais, com alguma patologia que dificulte a sucção e absorção intestinal. Então o melhor alimento é o leite materno. Por isso trabalhamos com o foco da importância dessa mãe que está amamentando e que tenha excedente de leite, para ela doar, procurar um banco de leite humano mais próximo de sua residência e fazer essa doação, porque além de alimentar o próprio bebê com o melhor alimento, ela ajuda a salvar vidas de outros bebês”, disse.

Uma das mães que já contribuíram com os recém-nascidos é a técnica de enfermagem, Selma de Oliveira Soares, 40 anos. Mãe de quatro filhos, ela teve o mais novo, Enzo Gabriel, há três anos.

Selma iniciou a doação após 10 dias do parto. E mesmo após cinco meses de licença maternidade, ela continuou com as doações de leite materno, “Se eu ainda tiver a oportunidade, e o Senhor me abençoar, quero ter bastante leite para também doar. Nas minhas outras gestações, não cheguei a produzir muito leite. Mas agora, na última, a produção era grande e sobrava. Então mamãe, essa doação do seu leite que você faz ainda vai te ajudar a não ter problemas futuramente com as mamas. Porque, muitas das vezes, ficam muito cheias e doloridas. E uma gota desse leite vale ouro”, revela.

Então você, que é mãe, já sabe da importância do leite materno no desenvolvimento do seu bebê e de recém-nascidos. Tanto que apenas 1ml pode ser o suficiente para uma refeição de um bebê prematuro.

O Banco de Leite Humano da Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, que fica na Avenida Getúlio Vargas, é a unidade referência no estado, em que você pode entrar em contato pelo número (68) 3224-1290.

Os outros dois bancos de leite humano são o do Hospital Santa Juliana, na Rua Alvorada, disponível pelo número (68) 3212-4746; e a Unidade de Referência da Atenção Primária Augusto Hidalgo de Lima, localizada na Rua Tião Natureza. Basta ligar para o número (68) 3225-2651.

Doe leite materno, alimente a vida. Para mais informações, acesse: www.saude.gov.br/doacaodeleite. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria amada, Brasil.

www.saude.gov.br/doacaodeleite

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morador de rua morre após ser agredido a golpes de ripa e pedradas em Rio Branco

Publicado

em

O morador em situação de rua Silvio da Silva Brito, de 52 anos, morreu após agredido a golpes de ripa e a pedradas na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do pátio da Limpebrás e da Ricco Transportes, na BR-364, no Loteamento Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, o corpo do morador em situação de rua foi achado por um popular, que ligou para o Copom e avisou do crime.

Com a denúncia, policiais militares do 2° Batalhão foram ao local e confirmaram a veracidade dos fatos, e que o homem foi morto por diversas pedradas e ripas nas cabeças. Os militares solicitaram a presença da perícia criminal e dos agentes do Instituto Médico Legal (IML).

A área foi isolada pelos militares e a perícia de local foi realizada. O corpo foi removido e encaminhado para o IML, para serem feitos os exames cadavéricos, para que a autópsia possa determinar as causas da morte (aparentemente por morte violenta). Ainda segundo informações da polícia, o corpo apresentava marcas profundas na cabeça.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo