Conecte-se conosco

Cotidiano

5 filmes que estimulam a empatia para ver com as crianças

Publicado

em

Com o retorno das aulas presenciais, a capacidade se faz necessária no ambiente escolar e na vida

Entende-se como empatia a capacidade psicológica de compreender os sentimentos e emoções do próximo, colocando-se em seu lugar. Ela pode ser classificada como cognitiva, em que o ponto de vista do outro é entendido; emocional, quando se compartilha dos sentimentos alheios; e compassiva, quando, ao perceber a necessidade por ajuda, nos colocamos à disposição.

Segundo Suelen Fernandes, coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Ecológica, desenvolver a empatia desde a infância é fundamental para a convivência social. “Agora, com o retorno das aulas presenciais, essa capacidade se faz ainda mais necessária. Não apenas no ambiente escolar, mas na vida e nas relações interpessoais no geral”, pontua.

Com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, muitas crianças e adolescentes ficaram privados do convívio social da forma com que estavam acostumados. Isso se reflete em suas capacidades de socialização, o que pode interferir na forma com que tratam seus colegas, professores e demais pessoas de seu convívio.

Para estimular a empatia e favorecer as conexões sociais entre as crianças, uma ideia é utilizar filmes para falar sobre o assunto. “Os filmes e desenhos são capazes de transmitir ideias por meio da emoção e, assim, incentivar a reflexão e mesmo mudanças de comportamento”, explica a educadora.

A seguir, confira 5 dicas de filmes para conversar sobre empatia com as crianças.

Matilda

Clássico da Sessão da Tarde, esse filme de 1996 conta a história de Matilda, uma menina com superpoderes que não consegue sentir que pertence ao universo que a cerca. Na escola, ela começa a usar seu dom para proteger seus colegas dos exageros da diretora e, aos poucos, é capaz de entender seu lugar no mundo.

Vida de Inseto

Nesta animação da Disney, as formigas são obrigadas a doarem a maior parte do alimento que coletam para os gafanhotos, que ameaçam destruir o formigueiro. A situação muda quando um grupo de insetos voadores decide ajudá-las a retomar o controle.

Como Treinar o Seu Dragão

Em uma ilha viking, o adolescente Soluço não concorda com a forma que os dragões são tratados em sua sociedade. Ao fazer amizade com um dragão ferido, ele causa mudanças importantes no modo de vida de seu clã. A animação da DreamWorks mostra que, quando nos preocupamos uns com os outros, somos capazes de grandes coisas.

Procurando Nemo

O oceano inteiro empatiza com o pai do peixe-palhaço Nemo, Marlin, enquanto ele procura o filho que foi capturado e levado para um aquário. Nesta animação da Pixar, a força da amizade e da união é valorizada.

Tarzan

Um dos clássicos da Disney, o filme Tarzan aborda a empatia do início ao fim; do momento em que a gorila Kala encontra o bebê sozinho às conversas que os dois têm sobre quem Tarzan é, passando pelas primeiras interações do protagonista com outros de sua espécie até o fim, em que animais e humanos se juntam para derrotar o inimigo em comum.

Marista Escolas Sociais: Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no contraturno. https://maristaescolassociais.org.br/

Comentários

Cotidiano

Acreano pedala mais de 4 mil km em 43 dias e completa desafio de bike até Rio de Janeiro

Publicado

em

Por

Reginaldo Dantas, 45 anos, chega na Cidade Maravilhosa após quase um mês e meio de pedal e 4.191 mil km percorridos. Ciclista assisti Flamengo no Maracanã e quer conhecer o mar e Zico

Foram exatos 43 dias de pedal e 4.191 mil km percorridos. O ciclista acreano Reginaldo Dantas, 45 anos, completou na tarde desse sábado (25), o desafio sobre duas rodas de Rio Branco (AC) até o Rio de Janeiro (RJ) denominada ‘FLAMARZICO’.

Reginaldo Dantas conhece pela 1ª vez o Maracanã e acompanha vitória do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal/Reginaldo Dantas

Reginaldo Dantas conhece pela 1ª vez o Maracanã e acompanha vitória do Flamengo — Foto: Arquivo pessoal/Reginaldo Dantas

Reginaldo Dantas chegou por volta das 16h (de Brasília) na Cidade Maravilhosa e foi direto para o portão principal do Maracanã, onde fica a estátua de Bellini. O ciclista conta que a chegada no Rio de Janeiro foi bem agitada.

— Minha chegada foi em frente ao Maracanã e foi uma chegada cheia de adrenalina porque não conheço nada da cidade. É uma cidade muito agitada (…) Cheguei pela Avenida Brasil, passei por debaixo da Linha Vermelha e cruzei por São Cristóvão, mas cheguei bem graças a Deus, cheguei cansado, mas muito feliz por ter completado essa aventura de sair do Acre e pedalar até o Rio de Janeiro — disse.

Um dia depois, Reginaldo Dantas foi assistir a vitória do Flamengo sobre o América-MG por 3 a 0 no Maracanã junto com mais de 40 mil torcedores. Esse era um dos sonhos do experiente ciclista acreano.

Reginaldo Dantas chegou no Rio de Janeiro e foi direto para frente do Maracanã — Foto: Arquivo pessoal/Reginaldo Dantas

Reginaldo Dantas chegou no Rio de Janeiro e foi direto para frente do Maracanã — Foto: Arquivo pessoal/Reginaldo Dantas

— Acreano é pé quente, dei sorte. Esse jogo deu 42 mil pessoas. É uma coisa surreal do que a gente é acostumado em questão de futebol no Acre. Todo mundo cantando, todo muito vibrando, uma emoção. Na hora que o Flamengo entra em campo, eu caí nas lágrimas. Além de ser o time do coração, poder assistir ao vivo com a torcida cantando, apoiando. Fora do normal, muito emocionante. Conhecer o Maracanã pra mim foi um dos desejos e sonhos que foram realizados — destaca.

O ciclista conheceu nesse domingo (26), a sede social do Flamengo, onde também pôde acompanhar uma partida do time feminino sub-20.

A aventura ‘FLAMARZICO’ ainda não está completa. Reginaldo Dantas quer conhecer o mar e o maior ídolo da história do Rubro-Negro: Arthur Antunes Coimbra, o Zico.

O ciclista projeta ficar mais alguns dias na Cidade Maravilhosa para realizar os sonhos e depois planejar a volta para capital acreana.

Reginaldo Dantas começou o desafio no dia 6 de março, mas paralisou a aventura no fim do mês por causa de um problema familiar. Com o falecimento da tia dele, a dona Raimunda Ferreira Souza, 84 anos, o ciclista ficou 55 dias parado até recomeçar o desafio na cidade de Sonora (MS), onde havia deixado todos os pertences.

Reginaldo Dantas passou por mais de 100 cidade brasileiras até chegar na Cidade Maravilhosa. Ao todo foram 57 dias de aventura, já que alguns dias foram usados para conhecer os locais por onde passava.

Os pneus usados por ele no percurso furaram 23 vezes ao longo dos mais de 4 mil km percorridos. Ele rodou 97,5km em média por dia em uma velocidade média de 15,11 km/h. O maior percurso em um único dia foi de 152,1 km.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com nocaute no 2º round, acreano vence em evento de MMA nos Estados Unidos; veja vídeo

Publicado

em

Por

Clique na imagem para ver vídeo – Foto/captura

Matheus Pinheiro, 21 anos, vence americano Tyrek Malveux no Fury Fight Championship 65, em New Orleans, nos Estados Unidos. Acreano acerta golpe no queixo que deixa rival desacordado

O acreano Matheus Pinheiro, 21 anos, venceu em grande estilo no Fury Fight Championship 65. O evento de MMA profissional foi disputado nesse domingo (26), no Alario Center, em New Orleans, nos Estados Unidos (EUA).

Com nocaute no 2º round, lutador acreano vence em evento de MMA nos Estados Unidos

Com golpe no queixo no aos 4m37s do segundo round, o lutador acreano nocauteou o americano Tyrek Malveux, que caiu desacordado no octógono. (Veja o vídeo acima) O confronto foi válido pela categoria peso-pena até 66kg.

Matheus Pinheiro reside nos EUA há mais de um ano e sonha lutar no Ultimate Fighting Championship (UFC), o maior evento de MMA. Ele começou a carreira praticando jiu-jitsu e kickboxing. Em 2018, treinou cinco meses na academia do ex-lutador Randy Couture, em Las Vegas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre registra nove casos conhecidos de covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 9 casos de coronavírus nesta segunda-feira, 27 de junho. O número de infectados é de 125.592 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 331.217 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.592 casos foram descartados e 33 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.115 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado nesta segunda-feira, 27, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_27_06_2022_PARCIAL

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Continue lendo

Em alta