fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Moradores da Olegário França ameaçam fechar rua devido descaso público

Publicado

em

Rua Olegário França, que dá acesso a vários bairros - Foto: Assessoria

Rua Olegário França, que dá acesso a vários bairros – Foto: Assessoria

Assessoria – CMB

Moradores da Rua Olegário França estão revoltados com a situação da referida rua após a enchente. Em diversos pontos, os barrancos estão causando medo aos transeuntes que passam diariamente pelo local. Em virtude de tal fato, a população pede providências as autoridades competentes no que se refere a passagem de carros pesados naquele local.

Morador há 15 anos na Rua Olegário França, o senhor Matheus Silva do Nascimento se disse revoltado com o descaso por parte das autoridades em relação a periculosidade no local. De acordo com ele, a rua serve também de estacionamento, pois nas proximidades existe uma igreja evangélica, que realiza cultos semanalmente. “Nos dias de culto, os carros e motos estacionam aqui justamente na parte que está cedendo. Para piorar, a rua estreitou devido ao desbarrancamento por consequência da alagação”, afirmou Matheus.

DSC_0749Segundo Matheus, é constante a passagem de veículos grandes, como carretas, na rua que não oferece qualquer condição de trafegabilidade. Ainda de acordo com o morador, caso o poder público não tome providências em relação a coibir a passagem de carros no local, a população irá fazer um manifesto e fechar a rua para passagem de veículos. “Nós temos que fazer alguma coisa, pois a situação aqui está crítica e colocando em risco as pessoas”, concluiu.

Outra providência tomada por parte da população será enviar um abaixo-assinado dos moradores à Câmara Municipal, pedindo providências sobre o assunto. O presidente da Câmara Municipal de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca, tem acompanhado de perto a reivindicação dos moradores da rua. De acordo com ele, a situação requer uma resposta do poder público. “ Na verdade, para solucionar o problema, é necessário uma parceria entre Estado e município. O fato é que a população precisa de uma resposta. Enquanto vereador e representante do Poder Legislativo municipal, me coloco à disposição dos moradores da Rua Olegário França para juntos buscarmos solução para esse problema enfrentado por aquela comunidade”, finalizou.

De acordo com informações, os moradores irão esperar uma semana. Caso as autoridades não se manifestem, os mesmos irão fechar a rua para a passagem de veículos por tempo indeterminado. Com a palavra, o Poder Público!

DSC_0775

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo