45 bombeiros mirins se formaram neste ano de 2014 na regional do Alto Acre.
45 bombeiros mirins se formaram neste ano de 2014 na regional do Alto Acre.

O projeto Bombeiro Mirim foi iniciado em Cruzeiro do Sul

Dezenas de alunos, militares e familiares estiveram presentes na solenidade de formatura do curso de Bombeiros Mirins na Igreja Assembléia de Deus na cidade de Epitaciolândia.

O projeto Bombeiro Mirim foi iniciado em Cruzeiro do Sul, com 45 alunos. Com a expansão, cerca de 800 já receberam as inúmeras orientações repassadas pelos agentes militares com  missão de  executar  atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de suas respectivas unidades federativas.

A formação de Bombeiro Mirim acarreta grandes mudanças na vida dos atores (Corporação), envolvidos e dos alunos da regional, conforme o criador coordenador no acre do projeto, Marcos Coutinho. “Durante a solenidade, vários alunos colocaram em prática toda a emoção da despedida de uns, e a felicidade de outros que continuaram recebendo treinamentos durante os oito meses de aprendizagem”, afirma.

Evento contou com presença de vários convidados e autoridades.
Evento contou com presença de vários convidados e autoridades.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Alberto Flores, participou da solenidade em sua terra natal, junto com outras autoridades, entre o comandante local, vereadores, empresários e familiares que contribuem com o programa no município ao longo do ano.

O dia de diplomação dos Bombeiros Marins da regional do alto acre contou com a participação de bombeiros de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel José Alberto Flores, participou da solenidade.
Comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel José Alberto Flores, participou da solenidade.

O programa que iniciou em 2010, em Cruzeiro do Sul, com 45 alunos e já conta hoje com 150 mirins no município e mais de 800 em todo estado, número que deve aumentar no próximo ano. O projeto se enquadra nos parâmetros da educação integral, as crianças participam de atividades esportivas e de formação cidadã no período em que não estão na aula.

Os alunos são supervisionados pelo Tenente Coutinho na cidade de Cruzeiro e em Epitaciolândia pelo Coronel Fernandes Comandante da 5ª BEPCIF da Regional do Acre, que relatou a forma como são repassados os conhecimentos aos estudantes.“Essa é uma integração entre os municípios para que as crianças saibam que o projeto é um só. Nós realizamos diversas atividades com eles no contra turno da escola”, falou o coordenador do projeto.

O objetivo é que todos aprendam a olhar o próximo sem distinção alguma e cuidem do patrimônio público, além de outras responsabilidades.

“Esse programa colabora com a sociedade na formação de caráter desses adolescentes. Nós temos o objetivo de formar cidadão, quando abraçamos esse projeto que funciona em vários locais do estado”, relatou Comandante Flores, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre.

Alto Comando dos bombeiros do Acre estiveram presente no evento.
Bombeiros do Alto Acre estiveram presente no evento, além de estarem presente durante todo o ano nos treinamentos dos jovens.

O projeto Bombeiro Mirim dura oito meses, tempo no qual as crianças fazem aulas de diversas modalidades esportivas e recebem treinamentos sobre primeiros socorros, organização, disciplina, hierarquia e saúde.

O projeto na vida dessas crianças é imensurável. Hoje temos esse projeto em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Epitaciolândia. A cada ano o número de participantes sempre vem aumentando para beneficiar um maior número de crianças”, enfatizou o comandante geral José Alberto Flores da Silva, ao relatar que o programa passa às crianças o meio certo como agir no dia-a-dia.


Marcus José – Jornal oaltoacre.com

Comentários