debate

Folha de São Paulo

O último debate do segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), na Globo, foi visto por 60% dos eleitores, segundo pesquisa Datafolha. Desses, 31% disseram ter assistido o tempo todo, enquanto 31% afirmaram ter visto partes.

Dentro os questionados pelo Datafolha que declaram votos em Aécio, 66% assistiram ao debate, enquanto 58% dos eleitores de Dilma acompanharam.

Dos que viram a transmissão, 36% disseram que Aécio se saiu melhor —para 27%, a vitoriosa foi Dilma. Para 6% os dois se saíram bem, enquanto para 4%, nenhum se destacou.

Uma fatia significativa —27% dos eleitores que assistiram ao programa— não soube indicar quem teve melhor desempenho, diz o Datafolha.

Dos entrevistados que se disseram indecisos, 49% viram o debate; 25% avaliaram que o tucano foi melhor, e 7% acharam que foi a petista. Dos eleitores de Aécio, 69% acreditam que seu candidato venceu; entre os que declaram voto em Dilma, 51% dizem que a vencedora foi ela.

DEBATE DA GLOBO

Segundo o Ibope, no último confronto televisivo, a Globo marcou audiência prévia de 30 pontos. No mesmo horário, Record registrou 7 e o SBT, 6 pontos.

O cenário de arena parecia ideal para o clima bélico entre os presidenciáveis. Os eleitores indecisos estavam sentados em volta e puderam fazer perguntas.

O evento organizado pela Record no segundo turno, em 19 de outubro, teve média de 12 pontos com pico de 16, deixando a emissora em segundo lugar. Na mesma faixa de horário, a Globo ficou com 16 pontos e o SBT com 9. No primeiro turno, o confronto na emissora, em 28 de setembro, teve média de 8,6 pontos.

O debate no SBT, em 16 de outubro, foi promovido em parceria com Jovem Pan e UOL, empresa do Grupo Folha. A transmissão registrou média de 9,6 pontos de audiência, deixando o SBT em segundo lugar no horário, com audiência 20% superior a sua média. Na primeira fase da disputa, o evento na emissora alcançou 5,3 pontos.

Já o primeiro debate do segundo turno, realizado pela Band no dia 14, teve média de 11,3 pontos, o que levou a emissora a bater recorde de audiência e a liderar por cerca de 40 minutos. O primeiro encontro entre os candidatos na Band, no dia 26 de agosto, havia marcado 4,7 pontos.

 

 

Comentários