Conecte-se conosco

Acre

A importância do advogado

Publicado

em

GEDSC DIGITAL CAMERADe acordo com a Constituição Federal em seu artigo 133, “o advogado é indispensável à administração da justiça”, sendo a única profissão encartada como um de seus pilares. Advogar vem do latim advocatu, ou seja, aquele que é chamado para ajudar.

Advogar significa ainda, interceder a favor de alguém, protegendo os seus interesses e direitos garantidos pela legislação. Sendo assim, o advogado cumpre função essencial à justiça, servindo como elo entre a parte desprotegida e o direito que a cerca.

O advogado exerce função social, é defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da justiça e da paz social. Apesar de existir situações onde a presença do advogado é facultativa, a indispensabilidade do advogado vem do fato de ser pessoa atrelada ao atendimento de valores sociais e políticos que resultem não só no acesso ao judiciário, mas, também, “no acesso à justiça”, combatendo as violações dos direitos humanos, afastando qualquer forma de injustiça e discriminação em desfavor do cidadão, fazendo valer seus direitos.

Deste modo, sabendo da importância do advogado no acesso à justiça, deve-se buscar profissional habilitado e capacitado na defesa de seus interesses, avaliando a estrutura do escritório, o nome, o grau de zelo e experiência na área, para assim, estar mais bem assistido e representado na causa em que irá atuar.

O advogado é tão importante em uma demanda quanto um médico à sua saúde. Não se confia a vida a determinado profissional só porque ele é mais barato, mas sim àquele que impõe confiança, tenha um bom desempenho em suas demandas e seja experiente no que faz.

Experiência não é tempo no mercado e sim, saber fazer com excelência o que se dispõe. Portanto o advogado é o único capaz de orientar e fazer valer os direitos dos cidadãos perante a justiça.

Ana Carolina Faria e Silva Gask, advogada OAB/AC 3630, graduada pela UNIPAR

Luiz Mario Luigi Junior, advogado OAB/AC 3791, graduado pela ULBRA

Comentários

Acre

Em pronunciamento, governo anuncia aumento de vagas do concurso dos Bombeiros e Policia Civil

Publicado

em

Em pronunciamento do governador Gladson Cameli realizado neste sábado, 25, o governo do Estado anunciou a  retirada da cláusula de barreira do edital do concurso dos bombeiros, e também  que estará efetuando ainda o chamamento de mais 30 candidatos para o curso de formação da Polícia Civil.

O anúncio representa mais segurança, novas oportunidades de trabalho para quem já aguardava ansiosamente pelas vagas e também a prestação de um melhor atendimento à população. Com a retirada da cláusula de barreira do edital do concurso do Corpo de Bombeiros, será  possível o aumento de 153 para 240 o número de novos profissionais que estarão a serviço dos acreanos.

Já para a Polícia Civil, a convocação de mais 30 candidatos para o curso de formação totalizam um número de 124 novos policiais que estarão nas ruas fortalecendo a segurança pública do Estado.

O governo reafirma seu compromisso diário com o Acre, que é melhorar cada vez mais a vida das pessoas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Consumidores do Acre terão bandeira verde na conta de luz

Publicado

em

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (24) a aplicação da bandeira verde para as tarifas de energia no mês de julho, sem complemento de cobrança na tarifa.

A bandeira, que sinaliza condições favoráveis de geração de energia elétrica, será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional – a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro.

Verde é a cor da bandeira nas faturas desses consumidores desde 16 de abril passado, quando terminou a vigência da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG). Para os consumidores beneficiários da tarifa social, que não precisaram pagar a Bandeira Escassez Hídrica, a bandeira estabelecida pela ANEEL é verde desde dezembro de 2021.

Desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis. Leia mais.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. Além disso, esse custo é pago de imediato nas faturas de energia, o que desonera o consumidor do pagamento de juros da taxa Selic sobre o custo da energia nos processos tarifários de reajuste e revisão tarifária. A Aneel estima que, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores de todo o país, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atleta acreano é campeão do brasileiro na categoria infantil de taekwondo

Publicado

em

Bryan está classificado para participar do Pan Americano que será realizado na Colômbia em outubro e do Gran Slan em fevereiro

O atleta acreano, Bryan Adrian, conhecido em todo Brasil como “O Pequeno Tigre” acaba de ser campeão na categoria infantil de até 34 kg no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo.

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) teve início dia 22 e se estende até o dia 26 de junho no município de São José na grande Florianópolis em Santa Catarina e reúne atletas de 25 estados brasileiros, incluindo o Acre.

Apesar de ser acreano, de Rio Branco, o faixa preta segundo dan Bryan Adrian, lutou pelo Estado de Sergipe considerando que sua filiação é de Sergipe. “O Bryan não teve patrocínio de nenhuma instituição estatal de meu estado e nenhuma autoridade se prontificou para ajuda-lo para arcar com passagens ou estadia, por isso representou o Sergipe que nos acolheu no processo de filiação”, comenta o pai do atleta, o mestre 6º dan Levy Azevedo, que é técnico e preparador físico de Bryan, além de um dos mais conceituados mestres de Taekwondo do Estado do Acre.

Entrega da medalha de primeiro lugar para o acreano que lutou por Sergipe por ser filiado na Federação sergipana. Foto cedida

Para ajudar o garoto, amigos e parentes ligados afetivamente com o atleta fizeram uma rifa para custear sua passagem e estadia no campeonato. Vale ressaltar que as disputas aconteceram na Arena Multiuso na categoria Infantil, cadete, juvenil, sub 21 e Master.
Sendo campeão no Super Campeonato Brasileiro infantil, vencendo 3 lutas consecutivas em sua categoria, Bryan está classificado para participar do Pan Americano que será realizado na Colômbia em outubro e Gran Slan em fevereiro.

Comentários

Continue lendo

Em alta