Acre
‘A sociedade não está cega e deseja mudança’, diz manifestante do AC
Centenas de jovens participaram de ato pacífico na capital do Acre.
Novas manifestações estão agendadas para o decorrer da semana.

Os estudantes levantaram cartazes com frases do tipo: ‘O Acre também acordou’ (Foto: Eduardo Duarte/G1)
G1/Acre
Com as faces pintadas e municiados com cartazes, máscaras, bandeiras do Brasil e do Acre, apitos, nariz de palhaço e outros adereços, os manifestantes de Rio Branco caminharam na tarde desta terça-feira (19) da frente do Terminal Urbano da cidade até o Palácio do Governo, na Praça Eurico Gaspar Dutra, entoando palavras de ordem e o hino nacional.
A caminhada é apenas o primeiro ato de outros que devem acontecer na cidade até o próximo sábado (21), quando será realizado o movimento principal, denominado ‘Dia do Basta’. De acordo com o estudante de veterinária Diego Vítor, de 22 anos, um dos organizadores do manifesto, a ideia da ação é fazer com que todos percebam que a sociedade não está cega e deseja mudança.

“Todo mundo deve perceber que existe essa massa que não é cega”, disse Diego Vitor (Foto: Eduardo Duarte/G1)
“O mais importante é que todos nos escutem. Eles precisam saber que existimos e que estamos indignados com o que tem acontecido pelo país. Todo mundo deve perceber que existe essa massa que não é cega, que quer mudança e sabe o que quer, não é uma massa alienada. O gigante acordou e vamos mantê-lo acordado. Vamos nos mobilizar e mudar a corrupção e tudo tem acontecido”, afirma.
O jovem declara que o foco da manifestação, quando anunciada, era ‘abaixo a corrupção’, mas admite o predomínio da pluralidade de interesses, que devem abranger diversas bandeiras.
“Essa é uma manifestação plural. Cada um tem uma bandeira individual que quer levantar. Nós lançamos o manifesto ‘abaixo a corrupção’ quando convocamos as pessoas para cá. Aqui no estado, a maior bandeira vem sendo essa, mas também a da igualdade de direitos, de gêneros, para que todos possam viver em paz, uma democracia de fato, sem perseguição, sem alienação e todos fazendo a diferença”, declara Vítor.
Segundo a estudante de artes cênicas Adriana Maria, de 27 anos, há muito tempo os estudantes, tanto secundários quanto universitários, já vinham manifestando suas indignações via Facebook, via conversas paralelas.
“Agora, não podemos ficar de fora. Esse é o momento em que o Brasil acordou, todos estão se movimentando contra as causas que nos fazem sofrer a muito tempo. Então, acho que esse foi o verdadeiro motivo que nos fez levantar e sair das redes sociais para às ruas”, diz.
Comentários

Acre
Acre e Mato Grosso do Sul são os únicos que não reduziram o ICMS dos combustíveis ainda
Por Leônidas Badaró
Aparentemente, o Acre deverá ser o último Estado a decretar a redução do ICMS sobre os combustíveis. Até esta quarta-feira (6) somente Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí não haviam anunciado mudanças -mas, fora o Acre e Mato Grosso do Sul, os demais já tinham medida encaminhada.
As informações eram de que o governo do Acre aguardava decisão do Supremo Tribunal Federal na questão. Cobrado por populares e pressionado por deputados e lideranças políticas, o governador Gladson Cameli rechaçou que não baixará o imposto.
O deputado Roberto Duarte é um dos que mais estão cobrando o governador publicamente mas estas acontecem de modo reservado. Apesar da posição de Gladson e das pressões, nenhuma autoridade do Estado veio à público para fazer alguma previsão.
Comentários
Acre
CÂNCER DE MAMA: Acre registra 4 mil mamografias de janeiro a abril de 2022
O Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.
Reportagem Ândrea Malcher portal Brasil 61
Comentários
Acre
STJ confirma exigência de exame toxicológico para renovação de CNH

Nova Carteira Nacional de Habilitação – Foto por: Lidiana Cuiabano
Recurso foi apresentado pela União em defesa do CTB
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a regra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que exige a comprovação de exame toxicológico negativo para obtenção e renovação das categorias C, D e E da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O julgamento foi realizado em 8 de junho pela Primeira Seção do STJ. O acórdão da decisão foi publicado no dia 15 de junho.
Os ministros atenderam um recurso apresentado pela União em defesa do CTB e derrubaram decisões da Justiça Federal que suspenderam a exigência do exame negativo.
Pelo texto do acórdão do julgamento ficou definido que, “a obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo no exame toxicológico de larga detecção está vinculada às categorias de habilitação, e não a parâmetros associados à atividade profissional do condutor”.
O entendimento deverá ser aplicado em outros casos semelhantes que estão em tramitação no Judiciário.
Comentários
-
Geral1 dia atrás
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
-
Extra21 horas atrás
Brasileiro preso em Cobija sofre com espancamentos e família é extorquida
-
Geral1 dia atrás
Pequenos negócios geram renda de R$ 420 bilhões por ano
-
Flash1 dia atrás
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça
-
Extra3 horas atrás
Jovem escapa da morte com tiro no nariz em Brasiléia após dizer que não tinha “fumo”
-
Geral1 dia atrás
Dupla tenta fugir do GIRO da PMAC, mas acaba presa com mais de nove quilos de drogas
-
Extra1 dia atrás
Justiça de Cobija condena homem a 20 anos de cadeia por tentar estuprar e matar menor de 13 anos
-
Acre1 dia atrás
Mulher é presa por matar vizinha com 12 facadas; suspeita é de surto psicótico