fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Abandono e descaso encontrados nas escolas e creches do município desmentem ex-prefeita Leila Galvão

Publicado

em

Depois de afirmar que entregou sua gestão com a Educação em primeiro lugar no Estado. Registro apresentados pela atual gestão do município de Brasiléia desmente ex-prefeita.

WILIANDRO DERZE, jornalista DRT 162

A creche Roma Emilse Silva entregue por Leila no final de sua gestão - Foto: Assessoria

A creche Roma Emilse Silva entregue por Leila no final de sua gestão – Foto: Assessoria

A ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão (PT) se vangloriou em programa de Rádio local e Televisão em Rio Branco, alegando que a educação do município foi considerada a melhor do Estado. Mas o relato de atuais secretários e registros realizados pela nova gestão mostra o outro lado da educação do município. Escolas abandonadas e creches inauguradas sem as mínimas condições de funcionamento desmentem a afirmação da antiga gestora do município.

Escolas de responsabilidade do município foram encontradas em situação de abandono, ou seja, sem qualquer tipo de manutenção e cuidado por parte da administração pública. Os registros feitos, por meio de fotografias mostram a real situação das escolas considerada pela ex-prefeita como as melhores do Estado.

As creches em estados problemáticos com terrenos inundados, banheiros sem as mínimas condições de uso e trazendo risco aos alunos são as reais condições encontradas nas escolas de responsabilidade do município.

Esperando terminar todos os relatórios que ainda estão em andamento, a atual gestão quer apresentar as autoridades competentes os descasos realizados na administração passada do município.

Depois do pronunciamento da ex-prefeita no programa de Rádio, muitos moradores de Brasiléia entenderam que o grande medo de Leila é a atual gestão continuar expondo as feridas de sua gestão de oito anos. Já que muitos especulam que a ex-prefeita deverá ser candidata à deputada estadual em 2014.

A ex-prefeita esclareceu também que entregou creches ao município, mas registros mostram claramente a situação encontrada. A creche Roma Emilse Silva entregue por Leila no final de sua gestão, com a realização de solenidade comprova o descaso e a forma de cuidar do erário público do município.

A creche não apresenta as condições mínimas para abrigar as crianças do município, devido à falta de termino de sua construção. Como as fotos falam mais que mil palavras os registros comprovam que a educação de melhor qualidade é improcedente as afirmações da ex-prefeita ditas em vários lugares.

Com relação à nota seis adquirida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, Leila esqueceu que as escolas Estaduais foram essências para o município chegar a esta nota. O seja, o ensino do município não fez muita diferença na avaliação. Ou então, não estaria passando por diversos problemas, como falta de ônibus para fazer o transporte dos alunos. Tendo em vista que a gestão passada fez a doação de ônibus e micro-ônibus ao Governo do Estado, deixando os alunos da rede municipal desassistidos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputados aprovam requerimentos em sessão na Aleac

Publicado

em

Por

No tempo destinado à Ordem do Dia durante sessão ordinária desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), diversos requerimentos foram apresentados e votados pelos parlamentares, resultando em suas respectivas aprovações.

Entre os requerimentos aprovados destaca-se o de n° 55/24, de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD), que solicita que seja enviado um ofício endereçado à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) pedindo uma cópia do processo de sindicância que apura supostas irregularidades administrativas na Escola Estadual Jornalista Amando Nogueira.

O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) também apresentou um requerimento no mesmo sentido, solicitando que o secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho informe através de documentos, as cópias das notificações feitas à empresa fornecedora de carne utilizada para a merenda escolar na Escola Estadual Jornalista Amando Nogueira e quais procedimentos foram adotados para verificar a qualidade das proteínas.

O pedido se dá devido à denúncia feita através das redes sociais, onde foi gravado um vídeo na cozinha da Escola mostrando carnes possivelmente estragadas que teriam sido enviadas para o preparo da merenda escolar dos alunos.

Outro requerimento também apresentado pelo deputado Emerson Jarude foi aprovado por 13 votos favoráveis. Nele, o parlamentar pede que seja enviado um pedido solicitando que o governador Gladson Cameli (PP), envie cópias sobre o planejamento que está sendo feito do processo de licitação aberto para a contratação de uma nova empresa que atuará no setor de ortopedia e fornecimento de OPME’s.

Jarude justifica sua solicitação devido aos recentes problemas com a empresa MedTrauma Serviços Médicos Especializados Ltda, encarregada por gerir da ala ortopédica em hospitais públicos do Estado e que está sob investigação por suspeita de superfaturamento e fraude relacionados a serviços ortopédicos.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC participa de solenidade de promoção de praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Acre

Publicado

em

Por

Desembargador Laudivon Nogueira estava representando a gestão do TJAC e agradeceu a parceria interinstitucional e de extrema importância para a sociedade

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), representado pelo desembargador Laudivon Nogueira, participou na última terça-feira, 13, da solenidade de promoção de 213 praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Acre. O evento, realizado pelo governo do Estado, teve a participação de autoridades do executivo e legislativo, além da sociedade civil.

O desembargador Laudivon Nogueira estava representando a gestão do TJAC e agradeceu a parceria interinstitucional, em nome da desembargadora-presidente, Regina Ferrari, o desembargador Luís Camolez, vice-presidente do TJAC, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista.

“Hoje tivemos 30 oficiais promovidos, fazendo com que esse cidadão se sinta ainda mais valorizado e incentivado a desempenhar o melhor serviço à sociedade”, disse o comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos.

“Reconhecemos o trabalho dos oficiais e praças, essa formatura faz referência ao Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril, patrono das polícias militares, então tem um significado especial a promoção destes 183 policiais militares, tudo dentro do prazo correto e da legalidade”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Dias.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Aleac aprova reajuste no PCCR dos servidores do Poder Judiciário

Publicado

em

Por

Os deputados aprovaram na Ordem do Dia desta quarta-feira (24) o Projeto de Lei Complementar n° 258/2013, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre. Antes de ser encaminhada ao plenário, a proposta foi devidamente discutida e aprovada pelos deputados que compõem as comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre.

O reajuste é de 4,62% com implementação a partir de 1º de abril de 2024. O PL explica ainda que a última recomposição salarial ocorreu em 27 de abril de 2023, com última parcela do aumento implementada em setembro desse mesmo ano.

Ao discutir a proposta, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), elogiou o Tribunal de Justiça pela sua constância em “manter o reajuste e a reposição das perdas de seus servidores”. Ele ressaltou que no ano anterior houve um reajuste geral de 10% para os servidores do Tribunal de Justiça, superando a inflação e compensando perdas acumuladas de anos anteriores.

O parlamentar também enfatizou a importância do papel desempenhado pela Assembleia nesse processo, mencionando que as negociações sobre percentuais dos poderes não são apenas uma decisão do Legislativo, mas envolvem a construção de entendimentos com o Executivo.

“Só gostaria de fazer uma observação, estão em pauta intensas nesta casa conversas com diversas categorias de servidores públicos, incluindo educação, saúde e segurança pública. E nós precisamos também avançar nessas questões para garantir equidade salarial entre os servidores, com a mesma celeridade que estamos hoje analisando essa matéria. Senão vai ficar pairando neste poder o seguinte questionamento: “Porque para uns podem ser concedidos o reajuste salarial e para outros não? ”, disse.

Em seguida, a deputada Maria Antônia (Progressistas), servidora de carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Acre desde 1993, expressou sua felicidade e gratidão pela aprovação da matéria. Ao parabenizar a direção e a presidência do Tribunal, a parlamentar destacou a importância de valorizar todas as categorias de servidores. Segundo ela, “a nossa felicidade é maior ainda” ao ver projetos que beneficiam os servidores sendo apreciados e votados na casa legislativa.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

     

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo