Extra
Acidente em ramal de Brasiléia deixa um com fêmur fraturado e outro com ferimentos no pé
Deram entrada no hospital Raimundo Chaar em Brasiléia no período da tarde desta sexta-feira, dia 21, dois homens com ferimentos causados durante um acidente que ocorreu no Ramal do Polo, com acesso no km 4 da BR 317 (Estrada do Pacífico).
Vanderlei Bento de Jesus, de 42 anos, teve que ser encaminhado para a Capital, devido ter fratura exposta do fêmur da perna esquerda, ocasionado quando caiu da moto que pilotava pelo ramal, cerca de oito quilômetros distante da BR.
Na garupa, estava Wanderlei Rodrigues de Oliveira, de 34 anos, este sofreu cortes nos pés, além de ter fratura um dos dedos. Este após receber atendimento no hospital, teve que esperar sua transferência para a capital, uma vez que também passará por cirurgia.
Segundo foi levantado até o momento, as informações dão conta que, Wanderlei e o garupa trafegavam sentido interior do ramal, quando foram surpreendidos por uma caminhonete que vinha sentido contrário e que teria tentado desviar de um buraco fazendo com que caíssem fora do ramal.
Dois vídeos feitos por terceiros que chegaram momentos depois do acidente, mostra que o motorista da caminhonete teria se evadido do local, deixando os dois feridos sem prestar socorro.
Não se tem informações ainda se o veículo bateu nos dois ao desviar do buraco os jogando para fora, ou se houve o choque. As autoridades policiais estão tentando descobrir quem era motorista e consequentemente, o veículo que causou o acidente.
Veja vídeos feitos no local.
Comentários

Extra
Polícia Civil Xapuri prende contrabandista com carga cigarros da Bolívia
A Delegacia de Polícia Civil de Xapuri prendeu nesta sexta-feira, 27, um homem que transportava 200 pacotes de cigarros produto de descaminho, adquiridos na Bolívia.
Gustavo Neves, titular da Delegacia de Xapuri, disse que os cigarros eram destinados a abastecer o comércio local.
A equipe de investigação coordenada pelo Inspetor Investigador Eurico Feitosa viu um táxi entrando na cidade em atitude suspeita e mandou que o veículo parasse, mas o condutor do veículo não obedeceu e passou pelos policiais em alta velocidade.
Houve perseguição do veículo e minutos depois os policiais civis conseguiram alcançar o táxi. Foram encontradas diversas caixas de cigarros no porta-malas do carro. O motorista do veículo foi levado para a delegacia e a carga de cigarros foi apreendida.
Comentários
Extra
IRPF 2022: Mais de 79 mil entregaram a declaração no Acre
Prazo termina dia 31 de maio
Até as 10h de hoje, 27/05, 79.315 contribuintes entregaram a declaração em todo o estado do Acre, o que corresponde a 91,4% do esperado que é de 86.764 declarações. Já na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 1.359.267 contribuintes cumpriram a obrigação Federal.
Lotes de Restituição
Mensalmente a Receita Federal recebe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. A inclusão de contribuintes nesses lotes obedece aos seguintes critérios legais:
- idosos;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- demais contribuintes.
Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.
Lotes de 2022
Lote |
Data |
Selic |
Declarações transmitidas até* |
1º | 31/05/2022 | 0,00% | |
2º | 30/06/2022 | 1,00% | |
3º | 30/07/2022 | ||
4º | 31/08/2022 | ||
5º | 30/09/2022 |
. Data válida para as declarações processadas e sem pendência(s).
. A data de transmissão considerada é a da última declaração transmitida.
É bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
Não deixe para o último dia e evite multa.
Se ainda restarem dúvidas, acesse o perguntão
Comentários
Extra
Governo participa de reunião para implantação do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional
Na reunião foi solicitada a facilitação de acessos aos aeroportos vizinhos, do Peru e da Bolívia
O governo do Estado participou nesta quinta-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de uma reunião para avaliação das operações das forças-tarefas deflagradas nas regiões do Alto e Baixo Acre, no período de 5 de abril a 23 de maio, e também para tratativas de implantação do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional (GGIF-I).

Reunião contou com a participação do govenador e de representantes dos países Bolívia e Peru. Foto: Diego Gurgel/Secom
O Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional GGIF-I visa integrar as forças de segurança pública que atuam nas regiões fronteiriças do Acre e do Departamento de Pando, na Bolívia, e tem o objetivo comum de prevenir e reprimir o narcotráfico, crimes ambientais, tráfico de pessoas, contrabando e descaminho.
O encontro é fruto de uma tratativa firmada com o governo boliviano em uma reunião realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 20 de abril deste ano, com as participações do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, e o ministro de governo plurinacional daquele país, Carlos Eduardo Del Castillo, quando trataram da segurança transfronteiriça, envolvendo os dois países, principalmente em área abrangente à região do Alto Acre, pelo lado brasileiro, resultando na deliberação de proposições voltadas à prevenção e combate aos crimes transfronteiriços, em Carta de Intenções celebrada pelas autoridades brasileiras e a cúpula do governo boliviano voltada à área de segurança.

Governador agradeceu a presença de todos e destacou a importância da cooperação entre os países. Foto: Diego Gurgel/ Secom
O governador Gladson Cameli destacou, quanto às fronteiras, a importância de se diminuir cada vez mais o contrabando de veículos e aproveitou a oportunidade para pedir um acesso mais facilitado aos aeroportos vizinhos dos países representados na reunião, Peru e Bolívia, para possíveis emergências, tanto para o âmbito da segurança, quanto para o âmbito da saúde, dentre outros.
“Aqui mostra-se de fato e de direito o compromisso do governo peruano, do governo boliviano, do governo do Acre, por meio da Secretaria de Segurança, juntamente com o nosso governo federal. Aqui são várias pautas que se iniciam voltadas à segurança e vão abrir portas para, futuramente, alinharmos com a questão de transporte aéreo”, destacou o governador.
O titular da Sejusp explica que houve um recuo nos números dos indicadores de violência registrados na região do Alto Acre, e também a produção integrada de conhecimento, por meio de cursos e capacitações, troca de tecnologias, dentre outros.

Principal objetivo das ações é o combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Diego Gurgel/ Secom
“Há uma coordenação conjunta das ações de combate aos crimes transfronteiriços que passa a ser institucionalizado, com assento de autoridades locais e bolivianas. O objetivo maior é o combate a esses crimes, explicou o secretário.
Acrescentou ainda que, com essas medidas, as ações passam a ser coordenadas com conhecimento prévio das duas forças policiais que atuam na região, os alvos são definidos e, o mais importante, a disponibilização mútua de dispositivos inteligentes de acesso à informação e consulta a banco de dados garantirão uma condição diferenciada.
O Peru, representado pelo general Luís Alberto Cotrina, veio conhecer a experiência para, se possível, aderir à proposta de gestão de fronteira. Na ocasião, várias autoridades presentes foram homenageadas.
Comentários
-
Flash1 dia atrás
Vídeo: PRF encontra mais de 400 quilos de cocaína em carga de biscoitos
-
Acre2 dias atrás
Árvore cai em cima de barco, deixa jovem morta, idoso ferido e mais uma vítima está desaparecida no AC
-
Flash7 horas atrás
Em menos de 24 horas, ação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional recupera, na Bolívia, caminhonete roubada em Rio Branco
-
Extra15 horas atrás
Polícia Civil Xapuri prende contrabandista com carga cigarros da Bolívia
-
Flash1 dia atrás
Tem “bichinhos” no meu arroz! saiba como proceder
-
Flash1 dia atrás
Delegado diz que vídeos de grupo armado são antigos e devem ser da região do Juruá
-
Geral5 horas atrás
Homem é preso na zona rural do Acre suspeito de viver maritalmente com adolescente de 12 anos
-
Acre1 dia atrás
Preocupados com impactos de estrada entre Acre e Peru, indígenas fazem caminhada em protesto contra a obra