Conecte-se conosco

Extra

Ações itinerantes da Carreta Ambiental são realizadas em Brasileia

Publicado

em

Com uma filosofia colocada em prática para desburocratizar o acesso dos produtores rurais às políticas públicas, a gestão Gladson Cameli adota diversas medidas que aproximam os serviços oferecidos pelos órgãos públicos à população, principalmente às residentes na zona rural e áreas isoladas.

Nesta quinta-feira, 21, a Carreta Ambiental iniciou as suas atividades na cidade de Brasileia. Foto: Sergio Ronney/Secom

Uma dessas ações itinerantes é a Carreta Ambiental, um projeto do governo do Acre, que reúne todas as instituições do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Trata-se de uma unidade móvel com estrutura completa para atendimentos a homens e mulheres do campo, além de possuir um espaço para capacitações de técnicos e gestores municipais sobre políticas ambientais.

Nesta quinta-feira, 21, a Carreta Ambiental iniciou as suas atividades na cidade de Brasileia, especificamente na praça Hugo Poli, que fica nas proximidades da Rua da Goiaba, popularmente conhecida pelos munícipes. No local, além da unidade móvel, tendas foram montadas para oferecer orientações ambientais, abertura de processos, vistorias, emissão de licenças e certidões de outorgas, e trâmites para a regularização fundiária.

Diversos serviços são oferecidos durante a programação. Foto: Sergio Ronney/Secom

“Após essas ações itinerantes que foram feitas nas cidades de Plácido de Castro e Assis Brasil, agora, chegou a vez do município de Brasileia. Fico feliz em atender o pedido do governador Gladson Cameli, para estarmos estamos cada vez mais próximos do produtor rural, das comunidades tradicionais, desburocratizando a pasta ambiental, prestando informações de fácil compreensão e orientando o produtor rural da melhor forma possível, com toda atenção devida”, destaca o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Israel Milani.

“Fico feliz em atender o pedido do governador Gladson Cameli, para estarmos estamos cada vez mais próximos do produtor rural, das comunidades tradicionais, desburocratizando a pasta ambiental”, disse o secretário. Foto: Sergio Ronney/Secom

Além da Semapi, várias instituições públicas estão presentes na Carreta Ambiental, como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Brasileia. A gestora municipal, Fernanda Hassem, acompanha de perto, as ações desenvolvidas na praça Hugo Poli.

“Fico contente em ver que a nossa cidade está na rota da Carreta Ambiental, esse grande projeto do governo do Estado, que leva políticas públicas para perto da população, demonstrando os direitos, tirando suas dúvidas entre outras ações. Faço questão de estar presente, e até montamos um estrutura de gabinete aqui na praça, para dialogar e despachar as solicitações da população”, relata a prefeita.

Ato solene

Na oportunidade, foi realizada uma solenidade de abertura das atividades da Carreta Ambiental, que contou com a presença dos gestores mencionados anteriormente, além da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Brasileia e Epitaciolândia, Francisca Bezerra, da prefeita de Cobija, Ana Lúcia Reis, da diretora do Iteracre, Hígia Thaise, do deputado estadual, Antônio Pedro, do vereador Elenilson Cruz, do presidente do Imac, André Hassem, e do empresário Paulo Santoyo.

A deputada federal Vanda Milani também esteve presente e comentou sobre o seu apoio à iniciativa da unidade móvel, que percorrerá, nessa primeira etapa, 11 municípios das regionais do Alto Acre e Baixo Acre, após a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão.

“Sabemos da dificuldade que os produtos rurais possuem de terem acesso aos trâmites relacionados às áreas ambientais, por isso, vimos nesse projeto do governo Gladson Cameli, por meio da Semapi, uma oportunidade de auxiliar nas demandas dos agricultores”, disse a parlamentar.

Carreta Ambiental reúne todas as instituições do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Foto: Sérgio Ronney/Secom

A estrutura da Carreta Ambiental também tem viés cultural, e recebe o apoio técnico da Fundação Elias Mansour (FEM) e da área de comunicação, com o apoio de servidores e jornalistas das rádios Aldeia FM e Difusora Acreana, e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Os atendimentos e serviços unidade móvel serão realizados até sábado, 23.

Presença da comunidade

Produtor rural falou dos benefícios da ação. Foto: Sérgio Ronney/Secom

O produtor rural, Valderir Martins, morador da Resex Chico Mendes, percorreu mais de 30 quilômetros para solucionar algo que lhe preocupava, há tempos. Tratava-se do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do seu imóvel. Segundo ele, com a retirada desse documento, poderá ter acesso a programas governamentais e acesso a linha de crédito em bancos.

“Fiquei sabendo desse serviço da Carreta Ambiental, ouvindo o rádio. Daí, não contei conversa, vim pra cá, e graças a Deus, que o meu certificado do CAR estava pronto e não precisei de ir até a capital, para recebê-lo. Agradeço as equipes da carreta e parabenizo a atividade do governador Gladson Cameli”, falou o agricultor.

Comentários

Extra

Suspeito de assaltos é baleado na perna pela PM em Epitaciolândia

Publicado

em

Era por volta das 9h30 desta sexta-feira, dia 3, quando o comando da Policia Militar do 5º Batalhão do Alto Acre, foi acionado pela Polícia Nacional Bolíviana, sobre um assalto praticado na cidade de Cobija, lado boliviano.

Os suspeitos, cerca de três indivíduos estariam praticando roubo de motos no lado boliviano e fugiram para o lado brasileiro, na cidade de Epitaciolândia, indo buscar abrigo no Bairro José Hassem.

De posse de informações de onde estariam o trio, uma equipe de policiais foi até o local e enquanto um fazia acompanhamento pelo quintal, foi surpreendido por um dos suspeitos lhe apontando um revólver. De imediato, o mesmo buscou abrigo e efetuou um disparo atrás de um veículo.

Foi quando pediu reforço e cercaram o local para efetuar buscas. Foi quando localizaram M.S.S., de apenas 20 anos de idade, que tem várias passagens pela justiça e velho conhecido das polícias, além de fazer parte de grupo criminoso.

O jovem estava baleado na perna esquerda, sendo abandonado pelos comparsas que fugiram pelo igarapé Bahia, indo para o lado boliviano. Os policiais militares acionaram uma equipe de socorristas e acompanharam o ferido até o hospital.

O jovem foi atendido e transferido para a Capital, pois o tiro teria acertado o joelho e seria necessária uma cirurgia na Capital. O caso foi registrado na DP de Epitaciolândia como tentativa de homicídio contra o policial.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeito Sérgio Lopes participa de encerramento do ano letivo da Escola Rural Joaquim Meireles

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes juntamente com a Secretária Municipal de Educação Eunice Maia Gondim, as coordenadoras Wanúbia Moncada e Nilcilene Eduino, participaram do encerramento do ano letivo da Escola Rural da comunidade do Porvir.

A Professora da escola preparou uma programação abordando temas como a consciência Negra e Povos indígenas, foram realizadas recitação de poesias, desfiles temáticos e apresentações musicais pelos alunos da referida escola.

Para ela, a presença de autoridades como a Secretária e o Prefeito é motivo de alegria.

“Estou me sentindo muito honrada com as presenças de vocês, e ainda mais quando o prefeito anunciou a ampliação e climatização de nossa escola, eu professora Márcia em nome de toda a comunidade Escolar Joaquim Meireles, só temos a agradecer por essa atenção e carinho que o prefeito Sérgio Lopes e a secretária Eunice tem com todos nós.” Destacou a professor muito emocionada.

Ao fazer uso da palavra a secretária Eunice Maia Gondim, falou da importância da valorização das escolas rurais.

“Estamos aqui junto com o prefeito no encerramento do ano letivo da escola, para prestigiar e ver de peto o excelente trabalho que a professora Marcia vem desenvolvendo mesmo diante de uma pandemia, é essa simplicidade e dedicação que nos da força para trabalhar ainda mais por uma educação de qualidade e participativa em nosso município.” Frisou a secretária.

Já o Sr. Silva Presidente da Associação Wilson Pinheiro, ressaltou a importância das parcerias da prefeitura com a comunidade.

“Quero aqui agradecer ao nosso Prefeito Sérgio Lopes pela parceria, sempre que precisamos ele nos atendeu, e hoje vem aqui anunciar a ampliação de nossa escolinha, para nós esse anuncio é um presente de natal antecipado, e em nome de nossa associação já posso garantir que seremos parceiros para a edificação da obra.” Frisou o presidente.

O prefeito ficou muito feliz em poder participar do ato de encerramento do ano letivo da escola.

“Para mim quanto gestor é uma honra poder participar da vida escolar dos nossos alunos, é muito bom ver essa dedicação de todos, estamos aqui também para anunciar boas notícias, pois em parceria com a comunidade vamos ampliar a escola a fim de garantir melhores condições para professores e alunos, além disso, vamos climatizar e equipar as salas.” Garantiu o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

AVISO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS N.º 007/2021.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 03/12/2021 à 20/12/2021.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço global.

DATA DA ABERTURA: 21 de dezembro de 2021.

HORARIO: 10h00min (dez horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.

OBJETO: Contratação de empresa de engenharia para implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de doenças e agravos, visando atender ao convenio n° 847903/2017 – Funasa/Município de Epitaciolândia/Acre.

01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, no endereço acima.

02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia – Acre, 03 de dezembro de 2021.

 

Agleison Rodrigues dos Santos

Presidente da CMPL

Portaria nº. 017/2021

Comentários

Continue lendo

Em alta