Conecte-se conosco

Geral

Acre ganha segundo Centro Integrado de Comando e Controle do Ministério da Justiça

Publicado

em

O Acre foi contemplado com a instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), em Cruzeiro do Sul, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre do ano. A notícia foi dada na tarde desta terça-feira, 3, ao governador Gladson Cameli, pelo titular da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Alfredo Carrijo, no Ministério da Justiça.

Encontro foi realizado em Brasília nesta terça-feira. Foto: David Casseb

Gladson Cameli recebeu o anúncio com bastante alegria, pois havia marcado a reunião para apresentar o andamento das obras do centro, em Cruzeiro do Sul, e pedir ao secretário Carrijo uma atenção especial para o Acre, já que o estado está prestes a cumprir sua parte, exigida pelo Ministério da Justiça, que é a entrega das instalações físicas onde o programa vai funcionar.

Acompanhado do representante do Acre em Brasília, Ricardo França; do chefe da Casa Militar, coronel Negreiros; e do representante mobilizado da Sejusp/AC em Brasília, tenente-coronel Casagrande; o governador Gladson Cameli entregou um relatório das obras que estão sendo realizadas em Cruzeiro do Sul e assegurou que até o meio do ano as reformas no prédio serão concluídas.

Gladson Cameli agradeceu o apoio efetivo do governo federal nas reivindicações do Acre, e, em especial ao Ministério da Justiça, que tem apresentado uma parceria excepcional, reconhecendo as fragilidades das fronteiras do estado com o Peru e a Bolívia, e a necessidade de se promover uma barreira inteligente contra o crime, tráfico de drogas e armas. “Estamos juntos com o presidente Jair Bolsonaro e só temos que agradecer todo o apoio que temos recebido de todos os órgãos federais. O Acre é um estado que sabe corresponder ao apoio e à mão amiga que nos é estendida” frisou.

Gladson Cameli agradeceu o apoio efetivo do governo federal nas reivindicações do Acre, e, em especial ao Ministério da Justiça. Foto: David Casseb

Segundo Carrijo, o governo federal determinou a instalação de mais nove centros de controle em diversos estados do Brasil, e o Acre entrou na lista de prioridades, devido à posição estratégica de fronteira com o Peru e a Bolívia. Explicou ainda o secretário que, tão logo as obras e reformas sejam concluídas, a instalação dos equipamentos terá início, já que a licitação já foi feita e tem um prazo de 90 dias para entrega dos produtos após a assinatura do contrato.

Núcleo de Controle do Juruá

Em Rio Branco, informado da reunião, o secretário de Estado de Segurança, Paulo Cézar dos Santos, expressou contentamento com o andamento do projeto. “O Cicc servirá para oferecer maior cobertura das ações da Segurança Pública em nível nacional e em tempo real, com o fortalecimento das ações de prevenção e investigação de roubos, assaltos e crimes, trazendo consequentemente respostas mais rápidas e eficientes ao cidadão em situação de acidentes e riscos a sua segurança ou à segurança do Estado. E, dentro desse sistema a nível nacional, teremos nosso Núcleo Integrado de Inteligência do Juruá (NIIJ), que coordenará todas as ações em nível de Estado, com atividades integradas das polícias estaduais (Militar e Civil) e até da Polícia Federal, no combate ao narcotráfico e tráfico de armas”, explicou Paulo César.

Quando as obras e reformas forem concluídas, a instalação dos equipamentos terá início. Foto: David Casseb

Com a estrutura física pronta como contrapartida do Estado, o Ministério da Justiça entregará para funcionamento do Cicc, os seguintes equipamentos:

Sala do Núcleo de Operações e Controle NOC
– Estrutura para matriz de monitores para a Sala NOC; videowall composto por 8 monitores de 55”; controladores de imagem para sala de monitoramento; central de compartilhamento + roteador Wi-fi; matriz de áudio digital; um microfone com bateria recarregável e carregador do fabricante; uma caixa acústica amplificada tipo Soundbar; um rack de 20U.

Sala de Gerenciamento de Crise
Estrutura para matriz de monitores para a sala crise; videowall composto por 4 monitores de 55”; controladores de imagem para sala de monitoramento; central de compartilhamento de imagens + roteador Wi-fi; processador de áudio digital; 2 microfones com bateria recarregável e carregador do fabricante; 2 caixas acústicas de coluna com suporte original do fabricante; um amplificador de potência digital de 4 canais; um rack de 20U.

Ricardo França, que representa o governo do Estado na capital federal, frisou a importância na concretização do importante projeto. “Estamos satisfeitos com mais um empreendimento de êxito do Acre junto ao governo federal. Estamos dia a dia em contato com os órgãos federais, buscando acelerar os projetos de interesse do Estado, pois somos, como sempre realço, a mão estendida do Acre em Brasília”, destacou.

Comentários

Geral

Acre tem mais um dia sem registro de casos e mortes por Covid-19 neste segunda, dia 23

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que não há novos casos de infecção por coronavírus nesta segunda-feira, 23 de maio. O número de infectados é de 124.974 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 327.240 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.241 casos foram descartados e 25 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 1 seguia internada até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado nesta segunda-feira, 23, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_23_05_2022_PARCIAL

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Rio Branco – AC, 23 de maio de 2022.

Secretaria de Estado de Saúde

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre apresenta sinal de crescimento na tendência de longo prazo em casos de síndromes respiratórias

Publicado

em

Por

Dados da Fiocruz traz 18 estado com crescimento a longo prazo em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A nível nacional há um aumento de casos de Covid-19 entre os vírus respiratórios.

Dados da Fiocruz mostram o Acre com tendência de longo prazo em casos de síndromes respiratórias  — Foto: Reprodução

Dados da Fiocruz mostram o Acre com tendência de longo prazo em casos de síndromes respiratórias — Foto: Reprodução

O Acre está entre os 18 estados que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) contabilizados entre os dias 8 a 14 de maio, correspondentes a Semana Epidemiológica (SE) 19.

As informações foram divulgadas na última sexta-feira (20). O estudo mostrou que, a nível nacional, há uma predominância de casos de Covid-19 entre os vírus respiratórios. Eles correspondem a 41,8% dos casos.

Os dados indicam ainda um crescimento no número de casos de SRAG em adultos. Já em crianças e adolescentes, existe uma estabilização de casos entre as faixas etárias de 0 a 4 anos e 5 a 11 anos.

Conforme o levantamento, além do Acre, os seguintes estados também apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo em casos de SRAG:

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Amapá
  • Ceará
  • Minas Gerais
  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Roraima
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Tocantins

 

O Distrito Federal, Goiás, Pará e Sergipe apresentam sinal de crescimento na tendência de curto prazo. O estado de Rio Grande do Sul também há registro de casos positivos de Influenza A entre crianças, adolescentes e adultos.

“O aumento de casos de SRAG na população adulta fez com que os resultados positivos voltem a ser de Sars-CoV-2. No Rio Grande do Sul, é possível observar que o aumento de casos de SRAG também está associado ao aumento de casos de Influenza A, ainda que em valores relativamente baixos e inferiores àqueles associados ao Sars-CoV-2”, destacou o coordenador e pesquisador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

A capital acreana, Rio Branco, também está incluínda na lista de capitais com crescimento na tendêndia a longo prazo, juntamente com:

  • Aracaju (SE)
  • Boa Vista (RR)
  • Brasília (DF)
  • Cuiabá (MT)
  • Curitiba (PR)
  • Florianópolis (SC)
  • Fortaleza (CE)
  • Goiânia (GO)
  • João Pessoa (PB)
  • Macapá (AP)
  • Maceió (AL)
  • Manaus (AM)
  • Natal (RN)
  • Palmas (TO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Recife (PE)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Luís (MA)
  • São Paulo (SP)
  • Vitória (ES).

 

(mais…)

Comentários

Continue lendo

Geral

Alan Rick comemora declaração de Gladson sobre sua pré-candidatura e exalta Bittar e Mailza

Publicado

em

Alan aproveitou a ocasião para defender a participação de Marcio Bittar (União Brasil) e Mailza Gomes na decisão a respeito da formação da chapa majoritária

O deputado federal Alan Rick (União Brasil) comentou nesta segunda-feira (23) a decisão do governador Gladson Cameli de o apoiar na disputa por uma vaga no Senado Federal nestas eleições de 2022.

Na ocasião, o político argumentou que recebeu a notícia com muita alegria, mas deixou claro que aguarda um posicionamento oficial nas convenções políticas que devem ser realizadas nos próximos dias.

“Fui surpreendido com essa notícia que me deixou muito alegre quando estava cumprindo agenda em Cruzeiro do Sul, mas isso será consolidado nas convenções partidárias que vão acontecer no mês de julho”, afirmou.

“Precisamos ter muita humildade. Não podemos fazer nenhum projeto para ajudar o povo do Acre sem unir forças”, continuou.

Alan aproveitou a ocasião para defender a participação de Marcio Bittar (União Brasil) e Mailza Gomes na decisão a respeito da formação da chapa majoritária.

“É muito importante o senador Marcio Bittar estar junto conosco dentro da formação dessa chapa, sendo reconhecido nesse momento importante, já que destinou tantas emendas para esse Estado e tanto nos ajudou ao lado do presidente Bolsonaro, além da senadora Mailza, que é uma grande parlamentar, amiga, honesta e parceira. Todos devem ser prestigiados. Nós temos uma aliança e ela é indispensável”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Em alta