fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre registra 51 mortes pela covid-19 em seis dias e associações ligadas às funerárias alertam para colapso no sistema no País

Publicado

em

No Acre, ainda não há registro da falta de caixões para realizar os sepultamentos. Entretanto, como o sistema funerário é interligado, a nota deve ser considerada.

Em seis dias, o Acre registrou uma média de 8,5 mortes causadas pela covid-19. Do último domingo (28) até ontem, sexta-feira (2), foram confirmados 51 óbitos pela doença. Os números assustam.

Os dias com maiores registros foram terça-feira,13 mortes; quarta-feira, 9; e sexta-feira 11 confirmações. O domingo registrou 5 óbitos. Segunda e quinta, 6 e 7 respectivamente. Para fechar essa conta triste de vidas perdidas ainda não foram contabilizadas as confirmadas hoje, dia 3 de abril. O boletim deve ser divulgado no final da tarde.

Diante de todo esse cenário assustador, as associações do setor funerário no País emitiram esta semana uma nota conjunta alertando para a necessidade do uso racional de urnas funerárias. De acordo com o documento assinado Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário e de Administradores de Planos de Assistência (ABREDIF) e a Associação dos Fabricantes de Urnas do Brasil (AFUB), é preciso planejamento neste momento para que compras além do necessário sejam feitas pelas funerárias nos estados e assim provoque o colapso do sistema.

Outra orientação para os proprietários do setor é que não façam pedidos de urnas especiais, no popular, mais “pomposas”. Isso porque esses pedidos mais detalhados atrapalham a linha de produção. A ideia é buscar um padrão de urna simples, que acelere a produção e evite assim o colapso.

Os dados revelados pelas associações não é nada animador para os próximos 90 dias. “Nosso setor precisa estar preparado para realizar nos próximos 90 dias, 500.000 atendimentos funerários. Esta é a estimativa que poderá ser alcançada segundo os especialistas que estão estudando a evolução do número de óbitos.

Os fabricantes conseguem produzir, com muito esforço, algo em torno de 390 a 400 mil urnas neste período. Teremos que usar grande parte, em alguns casos, até o limite, o nosso estoque regulador. Todas nossas compras precisam ser planejadas para que não sobre em uma região e falte em outra. Ninguém deve comprar além da necessidade, nem ter menos que o necessário. A palavra de ordem é: planejamento”, afirmam.

No Acre, ainda não há registro da falta de caixões para realizar os sepultamentos. Entretanto, como o sistema funerário é interligado, a nota deve ser considerada.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo