Conecte-se conosco

Acre

Acre registra dois óbitos e 12 novos casos de infecção por covid-19 nesta sexta, dia 5

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 12 novos casos de coronavírus nesta sexta-feira, 5, de agosto. O número de infectados notificados é de 145.486 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 351.277 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.786 casos foram descartados e 4 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 126.102 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 24 continuavam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Dois óbitos foram notificados nesta sexta, 5, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.021 em todo o estado.

O paciente M. G. N. O , de 74 anos, morador do município de Rio Branco, faleceu no último dia 16 de julho em unidade de saúde da capital. Possuía comorbidades.

O paciente J. A. M. A, de 62 anos, morador de Rio Branco, faleceu no dia 25 de julho deste ano em uma unidade de saúde da capital. Possuía comorbidades.

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Acre

Família apresenta sintomas de hanseníase no Acre e um caso é confirmado pela saúde de Xapuri

Publicado

em

Por

Apesar de ter surgido a suspeita na família, todos passaram por exame e foi descartado nos demais.

Família apresenta sintomas de hanseníase no AC e um caso é confirmado pela saúde de Xapuri — Foto: Reprodução

Família apresenta sintomas de hanseníase no AC e um caso é confirmado pela saúde de Xapuri — Foto: Reprodução

Um caso de hanseníase foi confirmado pela Saúde de Xapuri, no interior do Acre, após a família apresentar sintomas da doença. Não foi informado quantas pessoas apresentaram sintomas, mas a preocupação surgiu porque outro membro já tinha feito tratamento.

“Uma pessoa levou a informação de que uma família no Seringal Nazaré poderia estar com hanseníase porque alguém da família já tinha feito tratamento e fizemos contato com o pessoal do Mohan, eles vieram, fomos até lá. E depois veio um dermatologista, foi feito exame, e destas pessoas que foram notificadas uma delas deu positivo”, disse o secretário de saúde do município, Vagner Menezes.

No ano passado, o estado acreano registrou um aumento de 24% nos casos de hanseníase comparando com o ano anterior, segundo dados do Programa de Controle da Hanseníase, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Na população em geral, foram registrados 86 casos novos da doença em 2020. Já em 2021, houve salto para 107 novos registros da hanseníase.

O secretário disse que o protocolo no município, é que quando a pessoa é diagnosticada com a doença, é enviado o caso para a capital, o estado manda a medicação dela e no município é feita a distribuição dos medicamentos mês a mês.

Apesar de ter surgido a suspeita na família, todos passaram por exame e foi descartado.

“Lá nesse círculo familiar outra pessoa já tinha feito o tratamento e ficaram com medo, e começaram a dizer que tinha outros com os sintomas, mas o médico foi lá, testou e só um deu positivo. E já veio a notificação dele e foi encaminhado para o tratamento”, acrescentou.

O tratamento pode ser de seis meses a dois anos. O paciente, de acordo com o secretário, ainda estava em fase inicial. E agora, ele vai fazer o acompanhamento na secretaria até receber alta.

Comentários

Continue lendo

Acre

Poste de energia cai em cima de carro filho de deputado e deixa 5 feridos em Rio Branco

Publicado

em

Uma grave acidente de trânsito envolvendo dois veículos deixou cinco pessoas feridas nesta quarta-feira (17). Entre os feridos, está o filho do deputado estadual Roberto Duarte (MDB) identificado como Roberto Duarte Neto, de 18 anos. O acidente aconteceu no início da tarde desta quarta na Avenida Ceará, situada no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, um taxista identificado como Almiro Batista da Silva, de 53 anos, trafegava em um carro modelo Spin, de cor preta, no sentido centro-bairro, e ao fazer a rotatória em frente ao Mercado Municipal, invadiu a preferencial e colidiu contra o veículo modelo Polo, de cor preta, que trafegava na Avenida Ceará no bairro-centro, dirigido pelo filho do parlamentar.

Com impacto entres os veículos, o carro do taxista colidiu contra um poste de energia elétrica, que caiu em cima do carro de Roberto Neto, provocando um grande ferimento na cabeça do jovem. O taxista Almiro e mais três passageiros sofreram ferimentos leves.

Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos às vítimas e as encaminharam ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Segundo os paramédicos do SAMU, Roberto Duarte Neto sofreu um traumatismo crânio encefálico leve e encontra-se estável. O motorista e os demais passageiros estão em estado de saúde estável.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia. Os veículos foram removidos por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

TRE-AC, MP e Educação reforçam pacto pela democracia

Publicado

em

O encontro contou com a participação de 140 alunos das escolas Clícia Gadelha, Jovem Boa União e Senador Adalberto Sena

O encontro contou com a participação de 140 alunos das escolas Clícia Gadelha, Jovem Boa União e...

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Ministério Público Estadual e a secretaria de Educação, reafirmaram o pacto pela democracia na manhã desta quarta, dia 17, no plenário do TRE-AC, com a realização do primeiro ciclo de palestras, que tem como objetivo o combate à desinformação nas Eleições 2022. O encontro contou com a participação de 140 alunos das escolas Clícia Gadelha, Jovem Boa União e Senador Adalberto Sena.

O Diretor da EJE, Juiz-membro da Corte Eleitoral Armando Dantas Júnior, destacou a importância dos votos dos jovens e o trabalho pela boa informação.“Estamos trabalhando e é fundamental destacar a importância da Justiça Eleitoral em todas as suas fases. Vamos viver mais um momento importante na nossa democracia no próximo dia dois de outubro e o voto dos jovens faz parte desse processo”, declarou.

Somos verdadeiramente iguais

O Procurador de Justiça, Sammy Barbosa, destacou a importância do voto e o combate às notícias falsas. “A sala secreta do TSE para mudar as eleições é uma mentira. Nós temos um superpoder no dia 2 de outubro e vamos fazer a opção pelo melhor. Somos verdadeiramente iguais na hora do voto e isso determina o nosso futuro”, declarou.

Justiça e Inclusão

Segundo a Procuradora de Justiça, Kátia Rejane, a mulher tem um papel decisivo dentro da democracia ocupando o seu espaço.

“As mulheres querem justiça e inclusão dentro da sociedade e nas eleições isso também deve ocorrer. Temos grandes exemplos de mulheres que lutaram pela democracia”, afirmou a Procuradora.

Fraude não acontece

O Procurador Geral, Danilo Lovisaro, afirmou não existir fraude nas eleições e pediu o combate à desinformação em todo o processo.

“Não existe fraude na urna e sim na compra de votos. Precisamos proteger o estado de direito e a democracia. Eventos como esse são importantes para a conscientização dos jovens e a luta pela democracia deve ser um trabalho permanente”, declarou Danilo Lovisaro.

Comentários

Continue lendo

Em alta