No País, a faixa fronteiriça tem 15,9 mil Km comprimento, 150 km de largura e área total de 1,4 milhão de Km2

O IBGE divulgoua relação dos municípios localizados na faixa e fronteira do Acre com suas respectivas áreas territoriais. Dos 22 municípios, 13 tem 100% de seus territórios dentro da faixa de fronteira. São eles: Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Senador Guiomard e Xapuri.

De acordo com informações do instituto, publicadas por sites nacionais, Cruzeiro do Sul, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira e Tarauacá tem entre 7,6% (Cruzeiro do Sul) e 43,8% (Tarauacá) de seus territórios fora da faixa fronteiriça.

Apenas Sena Madureira e Manoel Urbano não tem suas sedes administrativas dentro da linha de fronteira (150 kms da divisa). No País, a faixa fronteiriça tem 15,9 mil Km comprimento, 150 km de largura e área total de 1,4 milhão de Km2.

Os municípios da faixa de fronteira estão sob legislação específica para áreas de segurança nacional que estabelece auxílios financeiros específicos por parte do governo federal.

Comentários