fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre tem maior evasão escolar proporcional do Norte, aponta MEC

Publicado

em

Em torno de 6,9% dos estudantes não foram localizados em 2015.
Ministério diz que mais de 11,8 mil alunos estavam foram das salas.

Caio Fulgêcio

Mapa do MEC mostra nível de evasão em 2015 nos estados brasileiros (Foto: Divulgação/MEC)

Mapa do MEC mostra nível de evasão em 2015 nos estados brasileiros (Foto: Divulgação/MEC)

Dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados na última semana, mostram que o Acre é o estado da região Norte que, proporcionalmente, possui o maior nível de evasão na educação básica em 2015. Os números são do Censo da Educação Básica e fazem comparação com os resultados do ano anterior. Segundo o Secretaria de Educação do Acre (SEE-AC) a evasão é motivada pela principalmente por infrequência e fatores sociais.

Conforme o ministério, do total de estudantes matriculados em 2014, 6,9% deles não foram localizados durante o ano passado – o que dá um número absoluto de 11.809 alunos na faixa etária de 4 e 17 anos.

O Pará foi o segundo estado com maior nível de evasão proporcional à quantidade de matriculados, 6%. Em seguida, aparecem Amapá (5%), Amazonas (4,7%), Roraima (4,6%), Rondônia (3,6%) e Tocantins (3,3%).

Evasão é motivada por baixa frequência, diz SEE-AC
O diretor de gestão da Secretaria de Educação do Acre (SEE), Evaldo Viana,  afirma que um dos principais focos da instituição é combater a baixa frequência escolar, pois, segundo ele, as faltas acarretam o abandono da escola. Outros motivos da evasão são mudanças de endereço e fatores sociais.

“As famílias se mudam muito, principalmente, da zona urbana para a rural. As questões sociais pesam muito, o aluno começa a faltar para brincar e mesmo com o acompanhamento da instituição, às vezes, a criança prefere ficar na rua. Esse aluno começa a sentir dificuldade, chega o momento em que a escola não possui mais um atrativo para ele, por mais que desenvolva a ‘buscativa’ desse aluno, às vezes não é possível garantir o retorno dele”, explica.

Projeto deve padronizar combate ao abandono escolar
Ele explica que até 2015 a infrequência era combatida com projetos desenvolvidos pela própria escola. Porém, a partir deste ano deve ser implementado o projeto ‘De Mãos Dadas Com a Escola’ com o estabelecimento de um processo padronizado de frequência e combate ao abandono escolar sob orientação da SEE-AC.

“O trabalho desenvolvido dentro desse projeto possui ações sociais, de segurança, de ensino, esporte e lazer. Nas ações educacionais temos o combate a infrequência escolar e ao abandono. Dessa forma, acreditamos que esses alunos vão permanecer na escola”, destaca.

Programa de Acolhimento
No Brasil, mais de 1,6 milhão de estudantes matriculados em 2014 não foram localizados no ano passado, representando uma evasão de 3,4%. Em 2015, o número de matrículas na educação básica no país ultrapassou os 48,7 milhões.

Na última sexta-feira (6), o MEC lançou o “Programa de Acolhimento, Permanência e Êxito (Pape). A ação tem o objetivo de minimizar os níveis de evasão e levar os estudantes de volta às salas de aula.

Comentários

Continue lendo

Acre

Descaminho: 2280 desodorantes apreendidos em 02 (dois) veículos

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2280 desodorantes, de procedência estrangeira, sem o desembaraço aduaneiro, na cidade de Senador Guiomard/AC.

Os produtos estavam distribuídos em dois veículos de passeio, abordados pela equipe da PRF, após acionamento da Central de Comando e Controle.

Os condutores de ambos veículos, informaram que a carga teve origem em Puerto Evo na Bolívia, entrando no país por Plácido de Castro/AC e que teria como destino final Rio Branco/AC.

Os veículos e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal na capital Acreana.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador Samir Bestene defende revisão no Plano Diretor de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Samir Bestene cobrou do Executivo o envio do Plano Diretor de Rio Branco para análise na Câmara Municipal. O parlamentar defende uma revisão detalhada a fim de se adequar as necessidades atuais da Capital. “A cidade já cresceu demais, tem muita coisa o que se fazer, o que se mudar neste plano diretor, e ser discutido aqui na câmara de vereadores”, disse ele.

O vereador citou exemplos de problemas enfrentados devido à falta de atualização do Plano Diretor, como a irregularidade de comerciantes que operam sem alvará de funcionamento e as restrições impostas aos postos de combustíveis.

“Os empresários não podem investir porque nas ruas também não é permitido, então isso precisa ser debatido, isso é um atraso para a nossa economia, nós já moramos num município que dependemos muito do poder público e ele tem que facilitar a vida das pessoas que querem investir.”

Ele também mencionou a dificuldade de investimento em determinadas regiões e destacou a importância do plano na geração de empregos e renda, mas questionou a falta de ações para realizar esse objetivo. “A função social da cidade de Rio Branco é promover a geração de emprego e renda, estimulando investimento em funcionamento das atividades, no papel isso é muito lindo, mas cadê isso na prática?”

O vereador finalizou pedindo para que a gestão municipal envie a atualização do Plano Diretor para a Câmara Municipal, para ser discutida, a fim de desbloquear oportunidades de investimento e impulsionar a economia local. “Fica essa cobrança, que a gestão mande para essa casa o mais rápido possível a atualização do Plano Diretor para facilitar a vida dos empreendedores do município para gerar emprego e renda que é o que tanto nós precisamos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

João Marcos Luz destaca avanço na execução do programa Asfalta Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador João Marcos Luz pontuou sobre as obras do programa Asfalta Rio Branco. A fala ocorre durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25. De acordo com o parlamentar, a execução está ocorrendo em alguns bairros da cidade, entre eles, Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Defesa Civil, e também nas regiões do Irineu Serra, Alto Alegre e Montanhês.

“De fato, agora, concretamente, o Asfalta Rio Branco está a pleno vapor na região do Irineu Serra, e na região do Alto Alegre e Montanhês.”

O vereador alegou ainda que no momento a gestão municipal está priorizando os corredores de ônibus e as transversais, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana. Segundo João Marcos Luz, o trabalho de obras na região, está sendo um trabalho de qualidade.

“É muito importante que a população entenda que neste primeiro momento as prioridades são os corredores de ônibus, e posterior, é obviamente as transversais, hoje finalizou a rua sete de setembro do alto alegre, e agora começou na rua principal do montanhês, nós já estamos verificando que de fato, pelo menos até agora, o trabalho é de muita qualidade.”

Ele também enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a revitalização de praças e espaços de lazer, e citou a revitalização da praça na região da Defesa Civil e a inauguração de uma quadra no Tancredo Neves, comentando que proporciona entretenimento e bem-estar para os moradores locais.

João Marcos Luz finalizou argumentando que, apesar dos desafios enfrentados, como a burocracia para liberação de recursos, a gestão municipal tenta atender as expectativas da população. “Isso mostra que o poder público atende as expectativas das pessoas, e é isso que nós queremos, cada vez mais Rio Branco feliz, as comunidades felizes, com segurança, e tudo isso só se faz com dinheiro e investindo bem o pouco que nós temos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo