Acre
Acreano que contraiu fungo negro após Covid-19 consegue na justiça direito a TFD
O autônomo José Natal da Costa Mendonça, de 55 anos que foi infeccionado por fungos enquanto se recuperava da Covid-19 no ano passado conseguiu junto ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) o direito ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD) no último dia 19. Na decisão, é considerado que o autor precisa urgentemente do procedimento realizado fora do estado, conforme receitado por profissional médico.
O paciente alegou que após ter melhorado seu quadro de Covid-19 foi transferido para outra unidade de saúde pública, onde foi infeccionado por fungos, desenvolvendo a infecção conhecida como murcomicose, doença do fungo preto ou fungo negro. Além disso, o autor contou que teve trombose no seio cavernoso e por isso o médico o indicou para tratamento fora do estado. Contudo, seu pedido de TFD foi negado e o autor recorreu ao Judiciário.
Ao analisar o pedido emergencial, o desembargador-relator, Pedro Ranzi, considerou que o autor apresentou documentação comprovando a necessidade urgente do tratamento, sob pena de risco de vida. “(…) é possível denotar a fumaça do bom direito e o perigo da demora, requisitos indispensáveis à concessão da liminar, porquanto apresentada documentação confirmando a urgente necessidade de realização do procedimento médico postulado sob pena de risco à saúde do impetrante, podendo o seu quadro tornar-se cada vez mais gravoso, bem como a impossibilidade de realização do procedimento neste Estado”, registrou o magistrado.
O desembargador ressaltou que o Laudo Médico trazido aos autos pelo paciente embasa o pedido, uma vez que o infectologista recomenda o TFD. “Visto que a saúde é um direito fundamental que demanda prestações positivas do Estado, nota-se que, na presente demanda, o impetrante tem o diagnóstico de doença rara, mucomicose, doença infecciosa rara conhecida popularmente como doença do fungo preto ou fungo negro causada pelo fungo Rhizopus spp, necessitando de tratamento fora de domicílio, conforme as informações constantes no Laudo Médico”, escreveu Ranzi.
Comentários

Acre
Homem morre atropelado ao tentar atravessar BR na Capital
Na noite deste Sábado, 28, na Br 364, sentido Porto Velho Rio Branco, próximo a entrada da Cidade do Povo, após a empresa JBS, um grave acidente ceifou a vida um homem ao atravessar a pista.
O homem identificado por Alderi dias de Almeida de 44 anos, foi atropelado na noite de hoje na BR 364 quando foi fazer uma travessia na pista, segundo informações, achando que daria tempo chegar ao outro lado da via uma caminhonete em alta velocidade o atingiu vitimando Alderi.
Segundo informações, Alderi desceu de uma moto e não percebendo que a caminhonete vinha em alta velocidade o mesmo foi fazer a travessia quando foi atingido violentamente tendo morre instantânea.
A Batida foi tão violenta que arremessou a vítima cerca de 80 metros de distância do local inicial da batida, segundo informações.
A viatura 01 de suporte avançado do SAMU foi acionado, chegando no local apenas constatou o óbito.
Vídeo abaixo:
Comentários
Acre
PRF apreende mais de 40 kg de cocaína em compartimento secreto de Corsa na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 43,4kg de cocaína na noite desta sexta-feira (27). A equipe abordou um GM Corsa em frente a Unidade Operacional da PRF no km 115 da BR 364. Durante conversa com o motorista, o nível de suspeita dos policiais aumentou, pois o homem parecia nervoso e não soube informar o motivo da viagem e seu destino final.
Após uma busca veicular minuciosa, a equipe encontrou um compartimento preparado na carroceria do veículo, embaixo do banco traseiro, onde foram encontradas 42 embalagens contendo 43,4kg de cocaína.
O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil, em Rio Branco.
Comentários
Acre
Acre não registra infecções ou mortes por Covid-19 neste sábado, dia 28
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que não foi confirmado nenhum caso novo de infecção por coronavírus neste sábado, 28 de maio. O número de infectados é de 124.975 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 327.325 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.330 casos foram descartados e 20 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.
Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.
Nenhum óbito foi notificado neste sábado, 28, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.
Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_28_05_2022_PARCIAL
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Rio Branco – AC, 28 de maio de 2022.
Secretaria de Estado de Saúde
Comentários
-
Flash1 dia atrás
Vídeo: PRF encontra mais de 400 quilos de cocaína em carga de biscoitos
-
Acre2 dias atrás
Árvore cai em cima de barco, deixa jovem morta, idoso ferido e mais uma vítima está desaparecida no AC
-
Flash6 horas atrás
Em menos de 24 horas, ação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional recupera, na Bolívia, caminhonete roubada em Rio Branco
-
Extra14 horas atrás
Polícia Civil Xapuri prende contrabandista com carga cigarros da Bolívia
-
Flash1 dia atrás
Tem “bichinhos” no meu arroz! saiba como proceder
-
Flash1 dia atrás
Delegado diz que vídeos de grupo armado são antigos e devem ser da região do Juruá
-
Geral4 horas atrás
Homem é preso na zona rural do Acre suspeito de viver maritalmente com adolescente de 12 anos
-
Acre1 dia atrás
Preocupados com impactos de estrada entre Acre e Peru, indígenas fazem caminhada em protesto contra a obra