Horário de verão começa dia 20; hora antiga no mês que vem

Da redação, com Gislaine Vidal

No próximo domingo (20), começa o horário de verão e em 10 de novembro existe a previsão de passar a vigorar o horário antigo do Acre. As mudanças mudam a rotina do acreano em relação a vários segmentos como educação e atendimento bancário, por exemplo.

Mesmo não tendo que ajustar os ponteiros do relógio, sofremos influência do horário de Brasília. O expediente bancário por exemplo, muda. A partir de segunda-feira inicia às 8 da manhã e encerra às 13 horas. Os horários de voos também sofrem alteração. Além disso, a programação na TV também muda.

A direção da TV Gazeta já organizou a grade para esse período e o telespectador vai acompanhar a programação local, com até uma hora de antecedência em relação ao horário habitual. “O Gazeta alerta vai começar às 11 e meia e o Gazeta em Manchete, depois do jornal da Record, por volta das 19:30 e assim por diante. Nossos programas serão antecipados de 30 minutos a uma hora.”, explica o Diretor da TV, Raimundo Martins.

Outro cuidado que a emissora toma é em relação ao horário indicativo. Alguns programas nacionais devem ser gravados e retransmitidos  para obedecer a legislação que preconiza a faixa etária indicada da programação.

As mudanças não param por aí, em dezembro existe a previsão de que o horário antigo entre em vigor. Segundo anunciou o Senador Jorge Viana recentemente, no dia 10 de novembro retorna o horário velho do Acre com três horas de diferença em relação a Brasília, no período de verão.

O horário de verão terminará somente em 16 de fevereiro de 2014.

Por enquanto o horário escolar permanece o mesmo. Segundo a diretora de gestão da Secretaria de Educação, isso se mantém até que seja efetivado o novo fuso-horário local.

De acordo com a diretora de gestão a tendência para o horário antigo é que as aulas iniciem as 7 da manhã e na parte da tarde às 13 horas, como era anteriormente.

Comentários