fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Advogado que assumiu pertencer ao CV vira réu e acusa 10 PM´s por agressão. Transferência ao Hosmac é negada

Publicado

em

Dias após ser preso, ele promoveu uma quebradeira de móveis dentro da cela. Após o recesso judiciário, será marcada a audiência de instrução e julgamento do processo.

A intenção é encontrar mais provas e descobrir qual a relação que o advogado matinha com a organização criminosa (Foto: ilustração)

Assem Neto - AcJornal

O Judiciário do Acre aceitou a denúncia contra o advogado Manoel Elivaldo Batista de Lima Júnior, que admitiu pertencer à facção Comando Vermelho. o juiz Daniel Bonfim, da 1ª Vara Criminal, entende que a apologia e participação ao crime organizado estão comprovados.elivaldo passa de acusado para réu. Ele está preso desde 24 de novembro, após a viralização, na Internet, de vídeos em que o advogado diz que a facção tomará a cidade de rio Branco. Batista também porta uma metralhadores,e  por isso foi indiciado por porte ilegal.

Na mesma decisão, o juiz Daniel Bonfim autorizou o Ministério Publico Estadual a acessar o conteúdo do notebook do advogado, apreendido pela Polícia Civil. A intenção é encontrar mais provas e descobrir qual a relação que o advogado matinha com a organização criminosa. Também a pedido do M.P, o advogado foi transferido do quartel do Batalhão de Policia  Ambiental para o Batalhão de Operações Especiais, O BOPE.

A justificativa é que Manoel Elivaldo tinha um comportamento inadequado. Dias após ser preso, ele promoveu uma quebradeira de móveis dentro da cela. O advogado de defesa, Silvano Santiago, desistiu de pedir a soltura do seu clientes, argumentando que, em liberdade, ele poderia sofrer retaliações e violência física. A defesa também pediu avaliação médica para checar possíveis problemas mentais. Elivaldo chegou a acusar dez policiais por agressão. Uma comissão da OAB iniciou a apuração da denúncia. Ele já perdeu o direito de advogar.

Consta no inquérito, que o advogado está recebendo ameaças de membros de organização criminosa. Já em relação ao pedido da defesa – para  a transferência para o Hospital de Saúde Mental ou a enfermaria do presídio – foi negado. Na decisão, o magistrado informa que não é possível concluir que o acusado é possuidor de transtornos mentais.

A transferência para o Hospital de Saúde Mental ou a enfermaria do presídio foi negado (Foto: Ac24horas)

Ainda não foram apresentados os quesitos para a realização do incidente de insanidade mental. Após o recesso judiciário, será marcada a audiência de instrução e julgamento do processo.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute profissionalização e escolarização da população em situação de rua

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Direitos Humanos, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), reuniu-se na última quarta-feira (24) com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Assistência Social, Senai, Ieptec, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e Centro Pop para discutir ações de profissionalização e escolarização da população em situação de rua.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, teve como objetivo principal buscar soluções para garantir o acesso à educação e ao trabalho para esse público vulnerável. De acordo com representantes da população em situação de rua, existe um cadastro com quase 70 pessoas que já possuem experiência em alguma área e/ou precisam de cursos para requalificação profissional, além de outros que desejam participar de curso de alfabetização.

Na ocasião, Senai e Ieptec se colocaram à disposição para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para esse público, com acompanhamento do MPAC e outros parceiros na iniciativa. O MPAC também buscou, em diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, a reativação de um projeto de educação no Centro Pop para promover alfabetização para esse público, com oferta de professor, alimentação, material didático e transporte para os alunos.

“Nosso objetivo é reunir possíveis parceiros e buscar alguns compromissos para avançar em pautas como educação e profissionalização, que são extremamente importantes para garantir a dignidade das pessoas em situação de rua”, destacou o promotor de Justiça.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco participa de seminário sobre leitura e escrita na educação infantil

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco participou, no auditório do Detran, nessa terça-feira (23), da abertura do seminário “O Leei e as experiências de leitura das crianças na educação infantil”. O Leei é um programa de leitura e escrita na educação infantil.

O seminário formativo é realizado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com as prefeituras e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A formação dos professores acontecerá até quinta-feira, dia 25 de abril, sob a responsabilidade dos professores Nadson Araújo dos Santos e Tatiane Castro dos Santos, ambos da Ufac.

A professora Gleice Souza, diretora de Ensino da SEE, explicou que a formação é voltada para os professores da educação infantil, onde o MEC, com o apoio da rede estadual – que também fez a adesão ao Compromisso Criança Alfabetizada – e das redes municipais, realiza um trabalho com o foco voltado para a política territorial.

“O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado em 2023. Então, iniciamos esses processos formativos, que já realizamos no interior e agora temos aqui equipes das escolas de Rio Branco, os nossos coordenadores, para discutirmos o Leei”, disse.

A diretora explicou ainda que um dos objetivos do Leei é colocar o aluno em contato com a leitura de maneira lúdica, de maneira prazerosa.

A professora Tatiane Castro reforçou que o Leei faz parte da Política Nacional de Alfabetização, cujo objetivo é formar os professores da educação infantil, especialmente os professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, anos iniciais.

“Essa formação é importante para que eles possam trabalhar questões de linguagem, de leitura e de escrita na educação infantil, com o objetivo de fazer com que os professores possam desenvolver práticas de leitura e escrita efetivas com as crianças”, salientou.

A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, destacou a formação dos professores da educação infantil como “importantíssima”.

“As crianças estão iniciando a fala, a escrita, estão na fase de crescimento, e houve prejuízos na pandemia. Agora, estamos tentando recuperar com essas formações, atualizando e qualificando as pessoas”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Tribuna Popular: Câmara celebra o Dia do Profissional da Contabilidade

Publicado

em

Por

Atendendo a requerimento do vereador Ismael Machado, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quinta-feira, 25, uma Tribuna Popular em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a importância da profissão junto a sociedade civil organizada.

“Mais do que justo trazer esses profissionais aqui nesta Casa Legislativa, eles que tanto contribuem com a nossa cidade. Os investimentos que Rio Branco, que o Estado, o país fazem, muitas vezes passam por esses profissionais. São eles que fazem o trabalho das empresas, das pessoas jurídicas (…) o governo do Estado não faz dinheiro, ele do pagamento de tributos e que os paga são os empreendedores, são os empresários, e são esses profissionais quem cuidam do financeiro das empresas, proporcionando, consequentemente, a oportunidade da gestão fazer a diferença na vida da população”, falou Machado.

O parlamentar destacou ainda que apresentou propositura ao secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e também Finanças, solicitando a criação da Sala do Profissional da Contabilidade nos órgãos. “Importante criação desse espaço”, falou.

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, Ediberto Gomes, reforçou a importância dos profissionais no Estado.

“Nesta quinta-feira, 25 de abril, comemoramos o Dia do Profissional da Contabilidade e o Conselho agradece a todos os profissionais da área, especialmente, aqui do nosso Estado, da nossa cidade, pelo desempenho que vêm fazendo, pelo reconhecimento que vêm tendo de todas as classes, porque uma empresa, um órgão público não sobrevive sem um profissional da Contabilidade, seja para uma melhor gestão, seja para questões financeiras ou mesmo para cumprir as obrigações que são imensas tanto dos órgãos municipais, federais e estaduais”, disse.

E acrescentou: “hoje, temos 1.318 profissionais, empresas dedicadas exclusivamente ao trabalho que consegue fazer, que traga investimento, recursos para que vocês, vereadores, consigam destinar para saúde, educação, segurança e tantas outras investimentos da sociedade”.

Por fim, o vereador entregou uma Moção de Aplauso aos profissionais pelo serviço prestado pelos contadores no município de Rio Branco.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo