fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Alan Rick assumirá o DEM com apoio a Gladson e aconselha Bocalom e Ulisses desistirem da 3ª via

Publicado

em

As executivas regionais do DEM serão dissolvidas até o dia 28 de fevereiro, data da convenção do partido.

Presidente nacional dos democratas, senador Agripino Maia, confiou ao deputado Alan Rick, responsabilidade de reordenar o partido no acre (Foto: Reprodução)

Marcus José com Assem Neto

Todas as executivas regionais do DEM serão dissolvidas até o dia 28 de fevereiro, data da convenção do partido. O presidente da legenda no Acre, Tião Bocalom, deve perder o cargo antes mesmo desta data caso não aceite compor com o senador Gladson Cameli.

Em reunião da Executiva Nacional do DEM, que aconteceu em novembro de 2017, os cardeais do partido decidiram dissolver seus diretórios estaduais. A articulação seria uma estratégia para tentar desvincular a imagem da legenda do escândalo da Lava Jato, a articulação aconteceu após o presidente nacional da sigla, o senador Agripino Maia ser denunciado por supostamente atuar para destravar um financiamento do BNDES para a obra da Arena das Dunas, em Natal, em troca de propina da construtora OAS. A intenção da cúpula do DEM é substituir o senador investigado e todos os presidentes estaduais na convenção nacional em fevereiro.

__________________________________

Nos bastidores do (DEM), filiados da legenda que não apoiam a candidatura própria afirmam que Bocalom, já sabia da dissolução do diretório no Estado, mas estaria insistindo na candidatura própria para sair do processo de mudança como vítima de uma rasteira política.

__________________________________

Com isso, o presidente do Democratas acreano Tião Bocalom, que defende a candidatura própria pelo partido no Estado, estaria fora da presidência, juntamente com os demais dirigentes que pregam que o DEM monte chapa própria e não apoie a pré-candidatura de Gladson Cameli (PP) ao governo do Acre.

De olho na estrutura financeira e o tempo de TV que o partido teria a oferecer, o militar chegou a anunciar que sairia candidato pelo DEM. Nos bastidores, filiados da legenda que não apoiam a candidatura própria, afirmam que Bocalom, já sabia da dissolução do diretório no Estado, mas estaria insistindo na candidatura própria para sair do processo de mudança como vítima de uma rasteira política.

A cúpula do Democratas decidiu ainda que o comando do partido deverá ser ocupado pelos deputados federais, ou seja, no Acre o DEM passaria a ser presidido pelo deputado Alan Rick, que não estaria nada satisfeito com a postura do atual presidente, que tem pretensões no pré-candidatura Coronel Ulysses.

Em entrevista bastante esclarecedora, na manhã de segunda-feira (22), ao jornalista Assem Neto, o mesmo confirmou que o presidente nacional dos democratas, senador Agripino Maia, lhe confiou a responsabilidade de reordenar o partido no acre. E mais: o DEM entrou na briga pra indicar o vice de Gladson, tendo, inclusive, apoio do PMDB, Solidariedade, PTB entre outros partidos. Leia abaixo a entrevista em que Alan Rick diz sonhar com uma mudança de opinião de Bocalom e Ulisses.

Abaixo a entrevista em que Alan Rick diz sonhar com uma mudança de opinião de Bocalom e Ulisses

Leia abaixo a entrevista em que Alan Rick diz sonhar com uma mudança de opinião de Bocalom e Ulisses

Confira a entrevista:

Dizem que o senhor quer tomar o DEM…

Alan Rick – Mentira. Em novembro, teve reunião com as executivas estaduais. Estas foram informadas que seriam dissolvidas as atuais executivas estaduais em todos os estados, sendo repassadas para os deputados federais da legenda fazerem uma reorganização. Eu nunca quis fazer parte do diretório. Eles próprios me colocaram como secretário executivo. Eu não aceitarei ser presidente do DEM, mas a mim é confiada a responsabilidade de reordenar o partido. Não fugirei dessas responsabilidade. É bom deixar claro que isso tudo é decisão da Executiva Nacional, ocorrida ainda em novembro.

E essa tal unidade?

Alan Rick – Buscarei a unidade até o fim. O próprio senador Gladson procurou o nosso presidente nacional, admitiu que falhou em certas situações aqui no Acre quando buscou firmar a unidade das oposição, inclusive com a presença do DEM. O senador demonstrou interesse em reconstruir, arrumar a casa, ou seja, alcançar a alternância de poder através da unidade. Achei um gesto humanitário da parte do Gladson. Eu, pessoalmente, sou flexível. Não sei se o Bocalom estará propenso a isso também. Ouvi que  ele não volta atrás na decisão de apoiar o Ulisses.

Como ficam o Bocalom e o Ulisses?

Alan Rick – Ao Agripino, informei o que as lideranças democratas no Acre me disseram. Ou seja, não querem embarcar em aventuras, e reafirmaram seu interesse em caminhar com o senador Gladson. Esta é a unidade que eles também desejam. O Ulisses também não quer vir para esse grupo. Então, infelizmente, o ego e a vaidade prevalecem. Quando não tem coração mole para perdoar, as coisas só se agravam. Eu, pessoalmente, quero que o Bocalom permaneça presidente. Rede social não é parâmetro de pesquisa. Tenho um apreço enorme pelo Bocalom, e, sinceramente, não gostaria de perdê-lo. Ele teria todo o apoio do DEM para ser eleito deputado federal. O cenário é esse. Não há mais motivo para esse ódio e essa raiva toda. Quando a gente se torna cristão, a gente perdoa fácil. Eu não consigo pensar diferente. Meu sonho é receber uma ligação do Bocalom, agora ou mais tarde, em que ele diria que está disposto a repensar e caminhar junto com a gente. É um cara combativo, honesto. O Ulisses seria, certamente, também um dos estaduais mais votados. Estamos abertos a todos que queiram, de fato, a alternância de poder e dar um basta no PT.

É bom deixar claro que todas as decisão são da Executiva Nacional, ocorrida ainda em novembro de 2017 (Foto: reprodução)

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo