PRETTE convençao_-3

Brasiléia é o único município do Acre que tem um ‘chapão’ com 15 partidos

Alexandre Lima, com Marcus José

A noite desta quinta-feira (28), o Centro Cultural Sebastião Dantas localizado na cidade de Brasiléia, distante 240km da Capital acreana, teve seu anfiteatro lotado com militantes políticos, lideranças, presidentes partidários e políticos, para apresentação oficial do empresário Manoel Prette a prefeito e do vice, Zemar pela Aliança Democrática por Brasiléia – ADB.

Essa aliança, foi anunciada como a única do Estado do Acre, onde conseguiram unir a maior força partidária em torno de um candidato. Os partido; PSDB, PAMDB, PRB, PP, PSD, PRP, DEM, PTB, PR, PTC, REDE, PEN, SOLIDARIEDADE, PSC e PPS, estão unidos para o pleito de outubro próximo.

Estiveram no evento, o prefeito em exercício Jorge da Fazenda, do senador do PSD, Sérgio Petecão, presidente da Fundação Milton Campos, Márcio Bittar, do deputado federal e presidente estadual do PRB no Acre, Alan Rick, e do PSDB, Wherles Rocha, além de deputados estaduais, Antonio Pedro, Nicolau Júnior e demais convidados e presidentes partidários municipais.

Também foram apresentados os pré-candidatos a vereadores pelos partidos unificados, cerca de 45 nomes que irão uma das 11 cadeiras na Câmara Municipal de Brasiléia. A expectativa do encontro foi superada pelo público que participou da Convenção que lotou o auditório.

O empresário Manoel Prette, juntamente com seu vice, Zemar, tiveram aprovação dos presidentes dos partidos que formaram o ‘Chapão’. “Estamos felizes em ver que Brasiléia é o único e serve como exemplo para o restante do Estado, onde a maioria se uniu em torno de um projeto com todos esses partidos e estaremos unidos nesse sonho”, disse o senador Sérgio Petecão (PSD), que após sua fala, se retirou para outra convenção de seu partido na cidade vizinha de Epitaciolândia.

PRETTE convençao_-129

No mesmo embalo, as opiniões seriam as mesmas dos deputados federais Alan Rick (PRB) e Wherles Rocha (PSDB). Alguns oradores não perderam a oportunidade para fazer críticas ao governo estadual e pela situação em que o Brasil se encontra, após o afastamento da presidente petista.

Na regional do Alto Acre, por enquanto, apenas o município de Assis Brasil localizado na tríplice fronteira, não realizou convenções para apresentações de nomes oficiais para o pleito de outubro.

Segundo o TSE; As convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como era na legislação anterior.

Com a nova redação mudou também para o dia 15 de agosto a data final para solicitação do registro dos candidatos do ano eleitoral. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará, sem possibilidade de prorrogação, às 19h do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. A redação anterior do dispositivo previa como prazo final o nonagésimo dia anterior à data das eleições.

PRETTE convençao_-323

PRETTE convençao_-349

 

Comentários