DEP-ANTONIO-1

O deputado Antonio Pedro (DEM) denunciou na manhã de quarta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac),  que funcionários da Fábrica de Camisinhas Natex, instalada no município de Xapuri, estariam há dois meses sem receber seus respectivos salários. O parlamentar afirma que recebeu a reclamação de vários trabalhadores que estão com as contas atrasadas no comércio do município, recebendo cobranças diárias.

“Nesta mesma tribuna, fiz uma denúncia sobre esta situação. Os funcionários estão me procurado e afirmam que estão há dois meses sem receber. Não é possível que um pai de família que trabalha, cumpre seu expediente, mas não recebe seu salário para cumprir suas obrigações financeiras e sustentar sua família. A Natex não está pagando em dia seus funcionários”, enfatiza.

fotos_noticias_junho_08_natex_85vagasEle pontuou que ao invés da fábrica estar gerando renda no município, estariam ocasionando dívidas por parte dos funcionários. “Ao invés da geração de emprego e renda, essa fábrica está é gerando devedores. O empregado não recebe e não consegue pagar as cobras. Isso é um absurdo. Algo está errado naquele local”.

O deputado questionou ainda a fakta do recolhimento do látex. “Recebi a informação que desde novembro não estariam colhendo o látex. Aquelas pessoas precisam desse dinheiro para sobreviver. O pior é que não dão satisfação de nada, simplesmente deixam de aparecer. O governo desse estado precisa deixar a inércia de lado e começar a agir”, pontuou.

O parlamentar falou ainda sobre os problemas no Sistema de Saúde do Estado. Ele comentou que sobre uma senhora que o teria procurado para pedir ajudar em um tratamento de câncer.

“Infelizemnte, não temos a estrutura adequada para atender nossa população. Essa semana mesmo fui procurado por uma senhora que me relatou que há cerca de um ano tenta fazer uma cirurgia. Ela tem câncer e até hoje não conseguiu sua cirurgia. Eu a trouxe aqui para o Hospital do Câncer e depois de muita luta conseguimos com que ela finalmente iniciasse seu tratamento”.

Ele comentou também os problemas encontrados nessa área no município de Plácido de Castro. “Pessoas de lá entraram em contato comigo para verificar se consigo uma solução para a questão de um aparelho de Raio X . Dizem que é novo, mas não funciona. Senhor secretário de Saúde resolva essa questão”.

Xapuri (Acre) A Natex é resultado do projeto do governo do Acre de associar o uso sustentável da floresta amazônica às tecnologias de ponta para produção de preservativos masculinos, e está em funcionamento desde 2008, na cidade de Xapuri. É um departamento da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), criada com recursos de um convênio entre governo do Estado e Ministério da Saúde e capacidade para produzir cerca de 100 milhões de camisinhas por ano. Toda a produção é absorvida pelo Ministério da Saúde, que destina o material aos programas de combate às DSTs. Atualmente, cerca de 700 famílias da Reserva Chico Mendes estão cadastradas para vender látex e pelo menos 500 permanecem em atividade”, conta o presidente da Funtac, Luiz Mesquita. Hoje existem cerca de 2.500 famílias na reserva. As famílias que colhem o látex podem levar a um dos 16 pontos de coleta cadastrados pela fábrica para vender o produto. Quatorze desses pontos estão dentro da própria reserva, facilitando a vida dos produtores

Comentários