Conecte-se conosco

Cotidiano

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos

Publicado

em

Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos
HANNAH BEIER/REUTERS – 21.06.2022

Segundo agência, imunizante foi considerado seguro e eficaz e tem dosagem e composição diferentes das utilizadas em faixas etárias

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (16) a ampliação do uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. O aval considerou análise internacional e das SBP (Sociedades Brasileiras de Imunologia e de Pediatria), entre outros órgãos científicos.

A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária. Segundo a agência, o imunizante foi considerado seguro e eficaz. A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.

“A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas)”, informou a agência em comunicado. “As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.”

A vacina administrada na população de 6 meses a 4 anos de idade terá uma tampa cor vinho para diferenciá-la da vacina pediátrica para crianças de 5 a 11 anos, que tem a tampa laranja, e do imunizante para a população acima dos 12 anos, cuja tampa é a roxa.

O imunizante da Pfizer está registrado no Brasil desde 23 de fevereiro do ano passado e já é aplicado no Brasil em pessoas a partir de 5 anos de idade. A farmacêutica americana submeteu no fim de julho o pedido à Anvisa para incluir a faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“Sabemos que a Covid-19 impacta também as crianças menores, inclusive com a possibilidade de evolução para doença grave. Estamos orgulhosos por dar mais esse importante passo para ampliar a proteção da população pediátrica”, afirmou na ocasião Adriana Ribeiro Polycarpo, diretora médica da Pfizer Brasil. Segundo a empresa, a solicitação foi embasada por um estudo que incluiu 4.526 crianças nessa faixa de idade.

Em julho, a Anvisa liberou o uso da vacina CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos – o único imunizante liberado para o grupo abaixo de 5 anos no país até então.

Autorização

O pedido de autorização da Pfizer entrou em análise no dia 1º de agosto. Durante esse período, foram realizadas análises técnicas de dados e estudos clínicos conduzidos pela fabricante. A aprovação da Anvisa significa que o imunizante já pode ser utilizado. Agora, compete ao Ministério da Saúde decidir sobre a incorporação da vacina e estabelecer o calendário vacinal para a faixa etária.

A agência informou que o processo de avaliação considerou o conhecimento de profissionais com experiência na imunização de crianças e foi acompanhado por especialistas de entidades médicas como a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia) e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

Vacinação infantil

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa do mês de julho, de cada três crianças com idade entre 3 e 11 anos, apenas uma estava com a imunização completa e metade delas não haviam recebido sequer uma dose. Especialistas analisam que a situação se deve à falta de doses disponíveis, o que fez cidades interromperem a aplicação, e à hesitação de parte dos pais.

Copyright © Estadão. Todos os direitos reservados.

Comentários

Cotidiano

Após três dias de folga, Galvez volta aos treinos nesta segunda e elenco deve ter cortes esta semana

Publicado

em

Por

O Galvez Sub-20 iniciou na tarde dessa segunda-feira (3), a quinta semana de treinamentos visando a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. O elenco, comandado pelo técnico Kinho Brito, voltou aos treinos no CT Forte Imperador, em Rio Branco (AC), após três dias de folga.

De acordo com o treinador, o trabalho segue intenso focando a evolução física e técnica dos atletas.

Kinho Brito deve iniciar cortes do elenco do Galvez Sub-20 nesta semana — Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal

Kinho Brito deve iniciar cortes do elenco do Galvez Sub-20 nesta semana — Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal

O Imperador tem no elenco mais de 40 atletas e, por isso, nesta semana Kinho Brito deve fazer os primeiros cortes.

Ainda não há amistoso programado, mas enquanto isso a equipe participa do torneio amador Copa da Liga, que tem 32 equipes na briga pelo título, para ganhar ritmo de jogo e mantém a rotina de treinamentos diários de segunda a sábado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol de Salão convoca assembleia para eleição de nova diretoria

Publicado

em

Por

Reunião será na sede provisória da Fafs, em Rio Branco, no dia 26 de outubro. Além de eleger nova direção e Conselho Fiscal, encontro vai também definir calendário para temporada

A Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) marcou para 26 de outubro a Assembleia Geral Extraordinária para eleição e posse da nova diretoria e do Conselho Fiscal para o quadriênio 2023/2027. A reunião será realizada na sede provisória da entidade, na Rua Antônio Pinheiro Sobrinho, 180, bairro Santa Quitéria, na capital do Acre.

Assembleia Geral Extraordinária para eleição de nova diretoria da Fafs será em 26 de outubro — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Assembleia Geral Extraordinária para eleição de nova diretoria da Fafs será em 26 de outubro — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Além de eleger a nova diretoria e o Conselho Fiscal, o encontro vai servir para definir o calendário da modalidade para a temporada 2022.

Segundo a convocação divulgada pela entidade (veja o documento abaixo), poderão participar da assembleia todos os clubes que estiverem com situação regular junto à Fafs. O clube que estiver irregular precisa sanar as pendências para ter direito a voto.

Convocação Assembleia Geral eleição Fafs 2022 — Foto: Divulgação/Fafs

Convocação Assembleia Geral eleição Fafs 2022 — Foto: Divulgação/Fafs

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Abertura da 9ª Copa Master de Futebol tem vitórias de Master Xapuri e América de Sena

Publicado

em

Por

Equipes vencem Amigos do 4º Bis e Tropical FC, respectivamente, na noite dessa segunda-feira, na Arena da Floresta. Duas partidas abrem grupo B, nesta terça, no mesmo local

A disputa pelo título da nona Copa Master de Futebol começou com dois jogos e sete gols, na noite dessa segunda-feira (3), na Arena da Floresta. As partidas foram válidas pelo grupo A.

Master Xapuri é o atual campeão da Copa Master de Futebol — Foto: Divulgação/Departamento de Esportes do Acre

Master Xapuri é o atual campeão da Copa Master de Futebol — Foto: Divulgação/Departamento de Esportes do Acre

A segunda rodada do grupo A está marcada para 12 de outubro com o confronto dos líderes Master Xapuri e América de Sena, às 18h30, e com o encontro dos derrotados na primeira rodada, Amigos do 4º Bis x Tropical FC, às 20h.

Na noite desta terça-feira (4), duas partidas abrem o grupo B da competição. Às 18h30, Acrelândia FC e Epitaciolândia Master fazem o confronto do interior. Em seguida, às 20h, o Califórnia Master joga contra o Norte Bet.

Grupo A
Master Xapuri – 3 pts
América de Sena – 3 pts
Tropical FC – 0
Amigos do 4º Bis – 0

Grupo B
Acrelândia FC
Califórnia Master
Epitaciolândia Master
Norte Bet

Grupo C
Amigos do Santinha
Apolônio Sales
Capital FC
Sena Master

Grupo D
Bujari Master
Esperança Master
Humaitá Master
Quinari Master

Grupo E
Amigos do Uchôa
Master Benfica
Tricolor Anos 80
Vila Acre Master

Grupo F
Amigos da Baixada
BFN Master
Grêmio do Calafate
Real Matismo

Grupo G
Cruzeiro do Tangará
Diponta
João Paulo Master
Praia de Tarauacá

Comentários

Continue lendo

Em alta