Geral
Após denúncia, auditoria recomenda desligamento de servidores investigados pela polícia
“Tal comissão será totalmente responsável por seus efeitos e atos”, explica o controlador geral.

Controlador geral do Estado, Luis Almir Brandão Soares
Agência de Notícias do Acre
A Controladoria Geral do Estado do Acre (CGE) divulgou nesta terça-feira, 13, os primeiros resultados da auditoria na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), iniciada no último dia 6, a pedido do governador Gladson Cameli, para apurar suposta malversação de recursos e outros eventuais ilícitos desde 2016. A ação do Estado ocorre após uma série de denúncias publicadas nas redes sociais.
Na primeira divulgação parcial das ações, o controlador geral do Estado, Luis Almir Brandão Soares, enumera uma série de sugestões e recomendações para Andreya Abomorad, secretária de Educação em exercício, entre elas a redução em 30% dos serviços terceirizados, conforme o que dispõe o decreto nº 8.219, de 3 de março de 2021.
“Sobre esse procedimento, ele já está acontecendo, e os números nós informaremos na próxima [divulgação] parcial dos trabalhos”, explica Brandão Soares, que conta com um equipe de 16 auditores para o levantamento, que vai abranger da gestão de 2016 a 2021.
__________________________
O desligamento ou afastamento imediato de qualquer funcionário envolvido nas operações policiais que investigam irregularidades na merenda escolar, na aquisição de cestas básicas e na compra de computadores também fez parte das primeiras recomendações.
__________________________
A CGE cita ainda que é preciso adequar e reformar os galpões do almoxarifado e da merenda escolar, seguindo os requisitos de segurança estabelecidos por padrões internacionais e utilizados em empresas privadas. Sobre essa questão, uma ordem de serviço para as obras foi emitida nesta segunda-feira, 12, pelo governo do Estado.
Outros pontos dizem respeito à normatização do recebimento de insumos, com a criação de uma comissão específica para recebimento de material e controle de estoque. “Tal comissão será totalmente responsável por seus efeitos e atos”, explica o controlador geral.
Sobre isso, a CGE começou também um controle de estoque desses insumos e de entrada e saída de funcionários nesses ambientes, por meio de sistemas modernos e eficientes de monitoramento.
A medida inclui ainda a troca dos servidores que atualmente estão lotados em setores considerados mais vulneráveis por novos técnicos, como forma de garantir a isenção necessária neste momento.
Como último fator destas primeiras ações, a CGE recomenda à SEE a aplicação urgente de cursos de qualificação profissional para servidores da pasta nas áreas de licitações e contratos, controle interno, formalização de editais e fiscal de contratos.
Comentários

Geral
Homem em posse de faca, agride irmã, esposa e a própria mãe em Cruzeiro do Sul
Mais um caso de violência doméstica foi registrado em Cruzeiro do Sul. Na manhã desta quarta-feira (06), um homem agrediu a mãe, a irmã e a esposa no bairro da Cohab.
De acordo com informações da Polícia Militar, ele estava sob efeito de bebidas alcoólicas e, possivelmente, entorpecentes. O agressor se trancou sozinho em um quarto portando uma arma branca.
O grupamento tático da PM fez a intervenção com uso de uma arma de condutividade elétrica e a situação foi controlada.
O homem foi encaminhado para a delegacia, sob a acusação de violência doméstica.
Comentários
Geral
ACRE: Equipes de Atenção Básica realizaram 2,9 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Incentivo financeiro será feito em sete parcelas via Regiões de Saúde do Alto Acre, Baixo Acre e Purus e Juruá e Tarauacá/Envira Reportagem Thiago Marcolini portal Brasil 61
Reportagem portal Brasil 61
Mesmo com pré-natal disponível pelo SUS em todas as regiões do estado, quadro de mortalidade materna e infantil deixa autoridades de saúde em alerta
No estado do Acre, as equipes de Atenção Básica realizaram 2,9 mil atendimentos médicos que englobam essa quantidade mínima, entre janeiro e dezembro de 2021.
Comentários
Geral
Mulher é morta a facadas, degolada e tem corpo jogado em quintal
A Polícia Civil de Plácido de Castro, município distante 95 quilômetros da capital acreana, atua elucidação de mais um feminicídio ocorrido na região de fronteira. A vítima, Tamires Rodrigues, 31 anos, foi assassinada a facadas e degolada, supostamente na madrugada desta quarta-feira (6).
O corpo foi deixado no terreno da casa onde a mesma morava no bairro Manchete e removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco.
De acordo com as informações da polícia, Tamires já tinha cumprido pena no presídio da capital e gozava de liberdade no regime aberto. Era mãe de uma filha de 2 anos e morava sozinha numa casa alugada.
Por volta de 6h da manhã de hoje, um vizinho percebeu que a mesma estava caída no quintal da casa onde morava e descobriu que a mesma estava morta.
A Polícia Civil avisada do ocorrido e constatou que o cadáver apresentava várias perfurações de arma branca e tinha sido degolada.
A motivação para um crime tão violento ainda é desconhecido pela polícia.
Comentários
-
Geral1 dia atrás
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
-
Extra23 horas atrás
Brasileiro preso em Cobija sofre com espancamentos e família é extorquida
-
Geral1 dia atrás
Pequenos negócios geram renda de R$ 420 bilhões por ano
-
Extra4 horas atrás
Jovem escapa da morte com tiro no nariz em Brasiléia após dizer que não tinha “fumo”
-
Flash1 dia atrás
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça
-
Geral1 dia atrás
Dupla tenta fugir do GIRO da PMAC, mas acaba presa com mais de nove quilos de drogas
-
Extra1 dia atrás
Justiça de Cobija condena homem a 20 anos de cadeia por tentar estuprar e matar menor de 13 anos
-
Acre1 dia atrás
Mulher é presa por matar vizinha com 12 facadas; suspeita é de surto psicótico