fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Apresentação do novo plano diretor foi apresentada os vereadores

Publicado

em

Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – ASCOM

Plano diretor do municipio de Brasiléia foi principal tema da Sessão desta semana - Foto: Assessoria

Plano diretor do municipio de Brasiléia foi principal tema da Sessão desta semana – Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (19) aconteceu a 5ª Sessão Ordinária no município de Brasiléia. Na maior parte desta sessão o representante da CONDIAC, o senhor Silton apresentou aos vereadores o novo plano diretor. Aonde e um plano que já vinha sido debatido e nunca tinha sido aprovado.

O objetivo desse plano e a regulamentação, organização demográfica e a estrutura geográfica no intuito de corrigir irregularidades fundiárias.

E um projeto que vai viabilizar a melhor forma de ocupar território no município, onde segundo o senhor Silton é um plano obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes, no entanto ordena a justa distribuição dos benefícios zona rural e zona urbana e garante o direito a moradia digna.

_DSC0070 DSC_0126

Vereadores analisam o novo plano diretor

Erizete Lima (PT)

Erizete Lima (PT)

A vereadora Erezete lima (PT) foi a primeira a usar a tribuna e falou das preocupações dos areais existentes no município, e por consequência disso é visível a danificação dos barrancos dos rios. Em seguida falou de um problema que esta acontecendo no mercado municipal com relação a uma barbearia próximo aos box de alimentação, e pediu que a prefeitura estude a possibilidade de mudar de local a barbearia. A vereadora ainda em seu pronunciamento solicitou que a prefeitura envia o calendário de coleta de lixo, falou da reclamação dos moradores com relação as carretas estacionadas na beira das ruas onde muitas vezes atrapalha o tráfego de pessoas e veículos.

Fernanda Hassem (PT)

Fernanda Hassem (PT)

A vereadora Fernanda hassen (PT) em seu pronunciamento falou da feira do peixe que acontecera nos dias 25 a 28 deste mês, no município de Brasiléia. Em suas indicações  pediu que a prefeitura agilize a limpeza e reparos nas lâmpadas queimadas no beco do godo, pediu um tapa buraco na rua Odilon pratagi, pediu que prefeitura agilize a limpeza nas calçadas, principalmente as calçadas do cemitério e centro da juventude, pediu mais fiscalização do setor de cadastro na construções da cidade, pediu que a secretaria de obras realize um mutirão para desobstruir os bueiros entupidos, pediu que a prefeitura junto com o Deas providencie um vazamento de agua frente ao prédio da UFAC, pediu que prefeitura solicite ao batalhão da PM que seja feito rondas noturnas no parque do centenário , pediu novamente um paliativo na rua Valdemir Lopes, pois aquele trabalho feito não foi suficiente, pediu que a prefeitura recupere o inicio da rua Vitoria Salvatiera  , pediu que seja feiro melhorias nos trechos críticos do ramal aurora km 75, pediu que a prefeitura faça o planejamento de um novo cemitério, pediu que secretaria de saúde faça convenio com a universidades unitkp e uap de cobija, para que os alunos façam os estágios no Brasil, finalizou pedindo que a prefeitura encaminhe a reforma do estádio de Brasiléia.

Vereador Naldo (PRP)

Vereador Naldo (PRP)

O vereador Naldo (PRP) em seu pronunciamento falou  da situação dos haitianos no brasil , é preocupante vê aquelas pessoas naquelas situação. Falou da questão do desarmamento dos moradores da zona rural, pois os mesmo precisa do porte de arma para fazer a caça de subsistência disse o vereador, concluiu falando da preocupação com os ACS na questão do novo plano salarial.

Joelso Pontes (PP)

Joelso Pontes (PP)

O vereador Joelson pentes (PP) falou de um bueiro rompido no ramal do 52, pediu que a prefeitura agilize a manutenção da ponte no igarapé gloria próximo ao campo verde, e que a prefeitura também agilize o problema de um esgoto do lado da escola KJK, pois o mesmo traz um grande transtorno aos moradores ali próximo, pediu melhorias na ria Tereza Pimentel, pediu que a secretaria de agricultura viabilize aquisição de uma peladeiras para a associação do jacu km 88, pediu ao denite sinalização de placa no km 50, pediu que a secretaria de agricultura faça um levantamento de quantas associação estão funcionando, pediu ainda que a SEAPROF informe de quantos técnicos estão atuando, pediu que o que o ICMBIO informe quantas famílias estão cadastradas no programa bolsa verde, pediu que secretaria de saúde informatize melhorias no atendimento das U.B.S finalizou pedindo a relação de quantos técnicos foram formados nos últimos sete anos.

Vereador Marivaldo (PRP)

Vereador Marivaldo (PMDB)

O vereador Marivaldo (PMDB) falou do projeto dos motos taxi onde pediu que o sindicato chegasse num acordo com relação às novas concessões, falou de resposta da prefeitura onde até o final do mês o DNIT irá realizar o serviço de tapa buracos na BR, pediu que a prefeitura agilizasse o desentupimento de bueiros da Rua Vanderlei Dantas, parabenizou a secretaria de saúde éla campanha de tuberculose, pediu providencias com relação a alguns ajustes inacabados no centro do idoso, pediu que a prefeitura viabilize um tapa buraco e um desviamento de agua no ramal do polo, encerrou falando do ofício sobre a resposta dada pala direção do JKJ com relação aos livros achados no lixo.

Tereza Xavier (PT)

Tereza Xavier (PT)

A vereadora Tereza Xavier (PT) iniciou convidando toda a população de Brasiléia para participar do feira do peixe do alto acre, indicou que a prefeitura através da secretaria de obras faça um trabalho de raspagem e a construção de uma ponte no ramal do 6, onde segundo a vereadora é um pequeno ramal e moram 12 famílias, pedui que a secretaria de obras informe  o calendário de planejamento dos trabalhos nos ramais, concluiu pedindo que a prefeitura providencie um motorista para o conselho tutelar.

Mário Jorge (PSB)

Mário Jorge (PSB)

O vereador Mario Jorge (PSB) presidente da câmara iniciou falando da reunião que participou junto com o secretario de meio ambiente na beira do rio na residência do senhor Francisco farrapo, onde foi o lançamento do programa de recuperação e preservação dos rios e matas ciliares no município de Brasiléia, o vereador aproveitou sua fala e pediu que a secretaria de obras realize reparos pelo menos fazendo valas no ramal do porongaba, pois as laterais acumula muita agua, e em ema ponte no ramal do Carmo próximo ao Tilibra, pediu que a prefeitura agilize um tapa buraco na avenida Joao Jovino e no ramal do Etelve, falou da reunião que participou no ramal do polo, onde os moradores reclamam das más condições do ramal para escoar a produção principalmente o frango, finalizou pedindo que o prefeito participe de uma reunião no ramal no 75 na questão de melhorias de pontes e ramais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo