fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Artigo:A saúde pública pede socorro*

Publicado

em

Presidente do Sindmed, José Ribamar

Com o avanço da corrupção e o Brasil liderando a maior roubalheira já vista em toda a história da humanidade, herança do (des)governo dos últimos gestores, conforme operação Lava Jato, vemos nosso Estado com unidades hospitalares agonizando, com a falta de médicos, medicamentos, equipamentos de laboratórios, ambulâncias e leitos para internações. Médicos realizando partos com avental de saco de lixo, outros fazendo plantões de até 60 horas, máscara de oxigênio com garrafa PET e muitas vezes comprando remédios com dinheiro do seu próprio bolso para os pacientes.

É bom que se diga que não faltam só médicos plantonistas em muitos serviços de urgência/emergência. Faltam também enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, dentistas, psicólogos e assistentes sociais. O governo mantém a precarização dos contratos que se renovam mensalmente ou trimestralmente,  sem nenhum direito trabalhista e à margem das leis vigentes do país. Os aprovados em concurso não são chamados, e o Estado perde muitos profissionais formados que são impelidos a procurar emprego em outros Estados.

Recentemente, em visita a uma unidade de saúde, soube que uma turma de medicina formada pela Ufac, de 35 novos médicos, apenas 3 ainda estavam tentando permanecer no Acre. Por que está ocorrendo essa evasão? Faltam incentivos, os que são aprovados em concurso não são nomeados e, em alguns casos, a Sesacre os contrata de forma provisória não levando em conta sua aprovação em concurso.

O serviço público precisa de servidores contratados por meio de concurso público efetivo, estabilidade necessária para garantir o comprometimento que a população acreana precisa. No caso do médico, os diretores do Sindmed-AC defendem um plano de carreira capaz de incentivar a permanência do profissional no Estado, atraindo novos especialistas para oferecer todos os serviços de saúde.

Com uma política de saúde equivocada, vemos o desmonte de serviços essenciais  tanto na capital como em municípios do interior que estão funcionando a ferro e fogo, com o heroísmo de abnegados médicos que muitas vezes cumprem penosas jornadas de trabalho para manter o atendimento da população carente que recorre ao serviço público. O ralo da corrupção, que subtrai em torno de 200 bilhões de reais por ano, também é responsável por cenário tão desolador na saúde do nosso Estado e no País.

*Ribamar Costa

Presidente do Sindmed-AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Descaminho: 2280 desodorantes apreendidos em 02 (dois) veículos

Publicado

em

Por

Na tarde desta quinta-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2280 desodorantes, de procedência estrangeira, sem o desembaraço aduaneiro, na cidade de Senador Guiomard/AC.

Os produtos estavam distribuídos em dois veículos de passeio, abordados pela equipe da PRF, após acionamento da Central de Comando e Controle.

Os condutores de ambos veículos, informaram que a carga teve origem em Puerto Evo na Bolívia, entrando no país por Plácido de Castro/AC e que teria como destino final Rio Branco/AC.

Os veículos e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal na capital Acreana.

Previsto no art. 334 do Código Penal, o crime de Descaminho que é o ato de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador Samir Bestene defende revisão no Plano Diretor de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Samir Bestene cobrou do Executivo o envio do Plano Diretor de Rio Branco para análise na Câmara Municipal. O parlamentar defende uma revisão detalhada a fim de se adequar as necessidades atuais da Capital. “A cidade já cresceu demais, tem muita coisa o que se fazer, o que se mudar neste plano diretor, e ser discutido aqui na câmara de vereadores”, disse ele.

O vereador citou exemplos de problemas enfrentados devido à falta de atualização do Plano Diretor, como a irregularidade de comerciantes que operam sem alvará de funcionamento e as restrições impostas aos postos de combustíveis.

“Os empresários não podem investir porque nas ruas também não é permitido, então isso precisa ser debatido, isso é um atraso para a nossa economia, nós já moramos num município que dependemos muito do poder público e ele tem que facilitar a vida das pessoas que querem investir.”

Ele também mencionou a dificuldade de investimento em determinadas regiões e destacou a importância do plano na geração de empregos e renda, mas questionou a falta de ações para realizar esse objetivo. “A função social da cidade de Rio Branco é promover a geração de emprego e renda, estimulando investimento em funcionamento das atividades, no papel isso é muito lindo, mas cadê isso na prática?”

O vereador finalizou pedindo para que a gestão municipal envie a atualização do Plano Diretor para a Câmara Municipal, para ser discutida, a fim de desbloquear oportunidades de investimento e impulsionar a economia local. “Fica essa cobrança, que a gestão mande para essa casa o mais rápido possível a atualização do Plano Diretor para facilitar a vida dos empreendedores do município para gerar emprego e renda que é o que tanto nós precisamos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

João Marcos Luz destaca avanço na execução do programa Asfalta Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador João Marcos Luz pontuou sobre as obras do programa Asfalta Rio Branco. A fala ocorre durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25. De acordo com o parlamentar, a execução está ocorrendo em alguns bairros da cidade, entre eles, Tancredo Neves, Jorge Lavocat e Defesa Civil, e também nas regiões do Irineu Serra, Alto Alegre e Montanhês.

“De fato, agora, concretamente, o Asfalta Rio Branco está a pleno vapor na região do Irineu Serra, e na região do Alto Alegre e Montanhês.”

O vereador alegou ainda que no momento a gestão municipal está priorizando os corredores de ônibus e as transversais, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana. Segundo João Marcos Luz, o trabalho de obras na região, está sendo um trabalho de qualidade.

“É muito importante que a população entenda que neste primeiro momento as prioridades são os corredores de ônibus, e posterior, é obviamente as transversais, hoje finalizou a rua sete de setembro do alto alegre, e agora começou na rua principal do montanhês, nós já estamos verificando que de fato, pelo menos até agora, o trabalho é de muita qualidade.”

Ele também enfatizou a importância das obras de infraestrutura, como a revitalização de praças e espaços de lazer, e citou a revitalização da praça na região da Defesa Civil e a inauguração de uma quadra no Tancredo Neves, comentando que proporciona entretenimento e bem-estar para os moradores locais.

João Marcos Luz finalizou argumentando que, apesar dos desafios enfrentados, como a burocracia para liberação de recursos, a gestão municipal tenta atender as expectativas da população. “Isso mostra que o poder público atende as expectativas das pessoas, e é isso que nós queremos, cada vez mais Rio Branco feliz, as comunidades felizes, com segurança, e tudo isso só se faz com dinheiro e investindo bem o pouco que nós temos.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo