fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Assalto em Cobija termina em perseguição, tiros, ferido e detenção de suspeitos

Publicado

em

Três homens, uma arma municiada e carro usado em assalto foram retidos pela PM

Alexandre Lima

Primeira providencia da Polícia boliviana, foi fechar a ponte Wilson Pinheiro na tentativa de deter suspeitos

Primeira providencia da Polícia boliviana, foi fechar a ponte Wilson Pinheiro por cerca de uma hora na tentativa de deter suspeitos

A fronteira do Acre com a Bolívia, foi movimentada na noite desta quinta-feira, dia 14, quando um assalto a mão armada aconteceu num dos comércios localizados no centro comercial da cidade de Cobija, capital de Pando, lado boliviano.

Segundo foi apurado, era por volta das 19:30 quando o comércio foi invadido por cerca de três homens armados e anunciaram o assalto. Cerca de B$ 300 mil bolivianos teriam sido levados (aproximadamente R$ 100 mil reais) e o proprietário ainda foi baleado com um tiro.

Genival Barbosa de Oliveira (32), estava com o carro, a arma e dinheiro quando foi detido

Genival Barbosa de Oliveira (32), estava com o carro, a arma e dinheiro quando foi detido

O comerciante teria passado por uma cirurgia no hospital e seu estado de saúde foi considerado delicado devido ao ferimento. No ano de 2012, o mesmo já havia sido vítima de outro assalto, os envolvidos foram detidos no lado brasileiro e alguns dos pertences foram devolvidos.

A Polícia Nacional Boliviana foi acionada e chegou a interditar a ponte Wilson Pinheiro por alguns minutos, no intuito de deter algum dos envolvidos. Momentos depois, policiais brasileiros (Civil e Militar) passaram a procurar possíveis suspeitos na cidade de Brasiléia.

Cerca de 40 minutos depois, três suspeitos foram detidos em lugares diferentes em Brasiléia, inclusive o carro que teria sido utilizado para dar suporte na fuga. Dentro, foi encontrado um revolver calibre 38 municiado e várias notas de dólares e boliviano.

Genival Barbosa de Oliveira (32), natural de Rondônia, já havia sido preso por porte de arma ilegal e uma tentativa de homicídio no lado boliviano no mês Janeiro passado. Este, dirigia o carro que estava com a arma, além do dinheiro e foi localizado dentro de um motel,.

Arma que teria usado para assaltar e ferir comerciante em cobija.

Arma que teria usado para assaltar e ferir comerciante em Cobija e parte do dinheiro recuperado.

Outros suspeitos e talvez o principal líder do grupo que participou do assalto, está sendo procurado pela cidade. Os nomes não poderão ser divulgado para não atrapalhar nas investigações. Toda ação da Polícia Militar, contou com a participação de 25 homens aproximadamente para tentar prender todos os envolvidos.

Claudemir Pereira Freitas (34) e Bekembauer Bites Amorim (31), foram detidos para averiguação sob suspeita de envolvimento no assalto, mas negavam qualquer participação. Os dois foram levados para a delegacia, onde seriam ouvidos.

Matéria relacionada: Homem é detido com revolver que pode ter sido usado para matar boliviano

Veja vídeo-reportagem com Almir Andrade abaixo.

Arma encontrada dentro o porta-luvas do veículos pode ter sido usada no assalto no lado boliviano

Arma encontrada dentro o porta-luvas do veículos pode ter sido usada no assalto no lado boliviano

assalto suspeitos2 assalto suspeitos8
Bekembauer Bites Amorim (31) e Claudemir Pereira Freitas (34), foram detidos para averiguação sob suspeita de envolvimento no assalto, mas negavam qualquer participação

Comentários

Continue lendo

Acre

Comitiva busca o fortalecimento de políticas LGBT no Acre

Publicado

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo