Conecte-se conosco

Extra

Atraso em construção de nova ponte na fronteira gera transtornos em duas cidades

Publicado

em

O tão sonhado desejo de ver uma nova ponte erguida na fronteira do Acre, que liga dois municípios e Estrada do Pacífico (BR 317), parece que está longe, muito longe. Durante a manhã desta segunda-feira, dia 12, um engarrafamento durou longos minutos após um incidente na ponte metálica José Augusto, construída na década de 1980 com apenas uma via.

Na época, as duas cidades detinham pouco veículos e aponte suportava o volume de veículos, fato esse que já não condiz com a realidade de quase duas décadas e meia depois. Muitos políticos até usaram a duplicação em período eleitoral com a promessa de uma nova para que o tráfego atual deixe de dar prejuízo e transtornos.

Brasiléia e Epitaciolândia detém particularidades, como por exemplo; o Corpo de Bombeiros fica de um lado e o Hospital Regional Raimundo Chaar, fica do outro. Caso houver um incêndio ou um acidente em lados contrários, a ponte se torna um obstáculo, pois, não existe mais horário de pico, além de poucas pessoas que teimam em não respeitar o tempo do semáforo.

Nesta segunda-feira, tão pouco a PM, ou uma ambulância, não conseguiram passar devido um dos veículos acessar ao mesmo tempo do outro que vinha ao contrário. O engarrafamento foi inevitável e pelo que foi informado, demorou para ser normalizado.

Fiat teria sido a causa do engarrafmento na ponte nesta segunda-feira, dia 12.

Recentemente, o diretor do Deracre informou durante entrevista, que a obra está esperando informações sobre a emenda da Deputada Federal Mara Rocha, destinando cerca de R$ 10 milhões para a construção de uma nova ponte.

Já o governo do Acre teria anunciado a transferência de uma ponte desativada no mesmo molde de uma cidade do interior de São Paulo doada pelo governo federal, mas, que moradores acionaram a Justiça impedindo, por se tratar de uma peça histórica, mesmo que não haja uso e que se acabe como tempo.

Segundo o Secretário de Planejamento do Município de Brasiléia, Emerson Leão, informou que o motorista de um carro modelo Fiat, placa NAD 1183, teria acessado a ponte muito rápido e bateu na traseira do que estava na frente, este por sua vez, bateu contra a traseira da caminhonete do Secretário.

Emerson relatou que o motorista do Fiat se evadiu do local, motivo esse que ocasionou o transtorno na ponte que mão única. “Olha o constrangimento (…) temos a terceira maior frota de veículos do Acre e temos uma ponte só com uma mão. Essa ponte já deu o que tinha de dar e uma batida de caro encima da ponte atrapalha a passagem de uma ambulância (…)”, destacou o secretário.

 

Comentários

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO

CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2022 

Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios, através de Grupos Formais da Agricultura Familiar e de Empreendedores Familiares Rurais constituídos em Cooperativas e Associações ou Grupos Informais de Agricultores Familiares, com sede no Município de Epitaciolândia-AC, para atender a demanda da Merenda Escolar fornecida aos alunos da Rede Municipal de Ensino no Ano Letivo de 2022, no Município de Epitaciolândia/AC, destinada através Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Local de Retirada: Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC, Rua Capitão Pedro Vasconcelos, nº 257, Bairro Aeroporto, de segunda a quinta-feira, das 07h00min às 12h00min e das 14h00min às 17h00min e sexta-feira das 07h00min às 13h00min, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]

Tipo: Menor preço por item.

Data/Local da Abertura/Período de Retirada: dia 29 de agosto de 2022 às 9:00 horas, na Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC, sito à Rua Capitão Pedro Vasconcelos, nº 257, Bairro Aeroporto, Epitaciolândia/AC. Retirada do dia 08/08/2022 a 26/08/2022.

Epitaciolândia/AC, 08 de agosto de 2022.

Agleison Rodrigues dos Santos

Presidente da CMPL

Portaria n° 002/2022

Comentários

Continue lendo

Extra

Rodrigues Alves no feminino e Cruzeiro do Sul no Masculino são campeões nos Jogos Escolares 2022

Publicado

em

Encerraram neste domingo, 07, os Jogos Escolares Estadual 2022, na modalidade futsal. Foram 5 dias de competições e contou com a participação de mais de 400 desportistas de 20 municípios acreanos nas categorias masculina e feminina.

A Prefeitura de Epitaciolândia, município sede dos jogos escolares estadual2022, prestou total apoio à Secretaria de Esportes, com alojamento,alimentação, apoio médico, logística e local para a realização dos jogos.

Na cerimonia da premiação aos campões, vice-campeões e 3° lugares, estiveram presentes o prefeito Sérgio Lopes, Júnior Santiago, chefe do Departamento Estadual de Esportes, Professor Rêgo, chefe de Departamento do Gabinete da Secretaria de Estado de Educação, Raimundo Nonato Gondim, representando o secretário de cultura e esportes, Eunice Maia Gondim, secretária municipal de educação, Cleomar Portela Eduino, Diretor do Núcleo de Educação Estadual em Epitaciolândia, dirigentes e equipes técnicas, além das presenças do Vice-Governador Major Rocha e do Presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Junior.

O prefeito Sérgio Lopes ao fazer uso da palavra e dar por encerrado a competição ressaltou a importância desses jogos para Epitaciolândia e enalteceu o esforço de todas as equipes da prefeitura para que tudo ocorresse dentro das normalidades.

“Estamos muito felizes com os resultados, tivemos competições de alto nível emtodas as modalidades, e nesse momento quero agradecer a toda a nossasequipes que trabalharam muito para que tudo ocorresse bem, agradecertambém aos desportistas de todos os Estado do Acre que vieram participar dosjogos escolares em nosso município, parabéns aos vencedores e a toda equipe,o esporte é isso, integração, alegria e união.” Finalizou o prefeito declarandoencerrado os jogos escolares 2022.

Junior Santiago, chefe do Departamento Estadual de Esportes ressaltou o empenho de toda a equipe da Prefeitura para que a competição acontecesse.

“O prefeito Sérgio Lopes é um grande parceiro do esporte, juntos, Prefeitura eGoverno realizamos com sucesso os Jogos Escolares 2022, por isso em nomedo Governo o nosso muito obrigado ao município de Epitaciolândia por nosajudar a proporcionar esporte de qualidade a mais de 800 desportistas nas duasfases do vôlei e do futsal. Destacou Santiago.

No feminino se sagrou campeã a equipe representando o município deRodrigues Alves, 2° Lugar Mâncio Lima e 3° o município de Capixaba, nacategoria masculina o município de Cruzeiro do Sul foi o grande campeão,Capixaba vice-campeão e Plácido de Castro ficou com o 3° Lugar, as equipescampeãs vão participar dos Jogos Escolares fase nacional em Aracaju, Estadodo Sergipe.

Comentários

Continue lendo

Extra

Bebedeira termina em assassinato na zona rural de Brasiléia. Autor foi preso por populares

Publicado

em

Acusado na viatura da PM momento após chegar na delegacia durante a madrugada depois de cometer o assassinato na zona rural de Brasiléia.

O delegado titular do município de Brasiléia, Ricardo Castro, estará ouvindo várias possíveis testemunhas durante todo o dia desta segunda-feira, dia 8, que teriam ajudado a deter o autor de um assassinato ocorrido na noite deste domingo, dia 7.

O crime aconteceu no Ramal de Porto Carlos, com acesso pela BR 317 (Estrada do Pacífico) no km 67, por volta das 23 horas. Segundo foi apurado pelas autoridades no local, a vítima identificada como Gilberto Moisés Onézio, de 44 anos, passou o dia bebendo com Sebastião Batista Nascimento, de 41 anos.

Foi apurado também que ambos já se conheciam e estavam realizando trabalhos braçais em propriedades da região. Gilberto então, estaria acolhendo Sebastião em sua casa durante este período de trabalho.

Gilberto foi assassinado dentro de sua casa com várias facadas nas costas. Autor foi detido por populares e entregue aos policiais e conduzido para a delegacia.

Neste domingo, após passarem o dia ingerindo bebida alcoólica, os dois teriam discutido por algum motivo ainda desconhecido. Sebastião teria saído da casa, mas, retornou algum tempo depois já de posse de uma arma branca (faca) tipo peixeira e atacou Gilberto. A vítima foi golpeada cerca de sete vezes nas costas e uma no rosto.

A vítima foi encontrada depois com várias perfurações pelo corpo, sangrando e sem vida. Foi quando acionaram as autoridades locais que enviaram uma guarnição de Polícia Militar do 5º Batalhão e o carro do Instituo Médico Legal, para resgatar o corpo.

Após saberem do assassinato, moradores teriam descoberto onde estava o acusado que foi rendido e amarrado, sofrendo um linchamento por algumas pessoas. Graças a chegada dos policiais no local, se evitou uma possível morte por espancamento.

Acusado foi conduzido para o hospital após ser apresentado na delegacia para exames de corpo delito.

Sebastião chegou na delegacia de Brasiléia em visível estado de embriagues alcoólica, sendo conduzido em seguida, para o hospital onde passou por uma avaliação médica para averiguar seu estado de saúde.

O corpo de Gilberto foi recolhido pela equipe do IML e conduzido à Capital, onde passaria por exames forenses, para em seguida ser liberado aos familiares. O acusado já se encontra em custódia da Justiça, podendo ser transferido para a Capital a qualquer momento.

Gilberto foi assassinado pelo colega de trabalho que acolheu em sua casa – Foto: Arquivo pessoal

Comentários

Continue lendo

Em alta