Observador do cenário cotidiano da regional do Alto Acre, ligado nos bastidores do poder, das notícias em geral, sempre atrás dos principais personagens e assuntos, principalmente da movimentação diária dessa fronteira que amamos, do Acre e do Brasil.

“PAPAI TE AMA COMO NUNCA”, FELIZ ANIVERSARIO MINHA FILHA.

Deus, o Pai, te ama tanto como amou o seu Filho Jesus. Parabéns minha filha Aiyra Marcele Lima, pelos seus 8 aninhos.

O amor de pai é único

Não há amor no mundo que seja comparável ao amor de pai. Ele é único, inexplicável e bondoso. Eu digo sempre que a amo minha filha, pois me dá orgulho ter uma filha que me faz bem.

Sou católico, sou feliz e devoto “Nossa Senhora Aparecida” 

Muitos católicos, infelizmente, acabam abandonando a Igreja Católica, ou vivendo mal a sua fé, porque não conhecem as raízes desta fé e da Igreja. Por causa disto, as seitas vão avançando, fazendo proselitismo, e levando os filhos da única Igreja fundada por Jesus Cristo, para caminhos perigosos, onde não existem os Sacramentos deixados por Jesus para a nossa salvação.

Minhas razões da fé católica, e porque a Igreja Católica é a única que Jesus fundou e desejou neste mundo, para levar a humanidade de volta para Deus.

A política é talvez a única profissão para a qual se pensa que não é precisa nenhuma preparação.

_______Stevenson , Robert_______

Em política, o que não é possível é falso.

____Antonio Cánovas del Castillo____

Amanhã

Para que se preocupar com o amanhã se ele acaba depois de amanhã?

Triste anúncio

José Luiz Datena, apresentador da TV Band, anunciou a morte do colega às 13h51 durante programação da emissora.

“Com profundo pesar, desses quase 50 anos de jornalismo, cabe a mim informar a vocês que o jornalista, amigo, pai de família, companheiro, que na última quarta, que eu vim aqui apresentar o jornal, me deu um beijo no rosto, fingido que ia cochichar alguma coisa, e, no fim, brincalhão como ele era, falou: ‘É, bocão, eu só queria te dar um beijo’. Queria informar aos senhores que o maior âncora da televisão brasileira, o Ricardo Boechat, morreu hoje num acidente de helicóptero, no Rodoanel, aqui em São Paulo”.

Boechat diferenciado

Boechat, de 66 anos, era o principal âncora da Band e também era locutor da BandNews FM

Equipe Band presta homenagem à Boechat.

Ambiente democrático

Nós estamos hoje numa zona de intolerância que é muito perigosa. Não gosto disso, eu sou contra os extremos. Os extremos sempre perturbam o ambiente de democrática e de tolerância. Nós, temos de trabalhar pelo respeito aos valores e em favor de tudo que pode ser aproveitado de bom em nosso estado, na regional do alto acre, como na fronteira da amizade que amamos e vivemos.

Respeitando as opiniões

Aqui na coluna Panorama Regional temos como princípio básico tratar todos os leitores com respeito, civilidade, consideração e gentileza. Respeitando as opiniões opostas ou diferentes, crenças e conclusões.

Receptiva e respeitosa

Somos todos responsáveis por criar uma comunidade receptiva e respeitosa. Isso é uma tarefa fácil quando entendemos que devemos tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados.

Expediente 

Deputado estadual Roberto Duarte (MDB), resolveu inovar em seu método de trabalho, segundo ele, todos os dias, de segunda à sexta, estará cumprindo expediente das 7:00 da manhã às 18 horas.

Duarte com as assessoras Nayara e Lucivania durante expediente na Aleac (Foto: cedida)

Parlamentar Roberto Duarte, foi enfático. “Isso é um princípio ético e moral meu com a população que me elegeu”. Já parou para pensar que nós experimentamos e praticamos a política a todo o momento em nossas vidas? Na verdade o deputado tem meu respeito, muito bem Roberto Duarte.

A importância da participação cidadã

Quem nunca ouviu a frase: “o homem é um animal político”? Pois bem, quando Aristóteles declamou essa frase, ele quis dizer que todo homem precisa um do outro, que é da natureza humana viver em sociedade e que através da busca pelo bem comum é que se tem a constituição da cidade/estado, ou seja, a cidade, o lugar onde é compartilhada a vida pública.

Trabalhos legislativo

A Câmara de vereadores de Rio Branco, já abriu oficialmente os trabalhos do parlamento municipal, presentes na sessão o governador Gladson Cameli (PP), a prefeita Socorro Neri (PSB), secretários estaduais e municipais, OAB/AC, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, dentre outros. Além dos vereadores

Nova composição

A mesa diretora que comandará os trabalhos da Câmara de Rio Branco nos próximos dois anos será presidida pelo vereador Antônio Morais (PT). A vereadora Lene Petecão (PSD) é a vice-presidente, o vereador Railson Correia (Podemos), primeiro-secretário e a vereadora Elzinha Mendonça, segunda-secretária. A suplência é ocupada pelo vereador Raimundo Neném.

Fronteira da Amizade

Os vereadores da Câmara Municipal de Brasiléia/Epitaciolândia retornaram às atividades com o fim do recesso dia (15), na terça-feira (19), integram-se ao plenário, vereador Rogerio Pontes de Sousa (MDB), continua na presidência (Reeleito). Casa do povo Brasileense.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara aconteceu no dia 11 de Dezembro de 2018. atual Presidente vai continua por mais dois anos, a mudança se dá a partir da Vice-Presidência, onde sai Rozevete Honorato (PSB) e entra Marquinho Tibúrcio (PSDB).

Câmara Municipal de Brasiléia biênio 2019/2020, Rogério Pontes de Souza (MDB) – Presidente / Marcos Tibúrcio dos Santos – Marquinho (PSDB) – Vice-Presidente / Eduardo Menezes de Queiroz – Edu (PT) – Primeiro Secretário / Rosevete Honorato (PSB) – Segundo Secretário.

Na cidade alta

Vereadores de Epitaciolândia, voltam ao batente com o vereador Jose Antônio da Silva Batista, vulgo Nego (PTN), eleito presidente para o Biênio 2019/2020.

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Epitaciolândia biênio 2019 – 2020 compõem a nova diretoria o Vereador José Antônio (Nêgo) Presidente Dino Castelo Vice-Presidente a Antônio Pereira de Aquino (Kaki) Secretário.

Casa do povo?

A Câmara de Vereadores é considerada a mais aberta e democrática dos poderes locais, em face de ser composta por membros das mais variadas ideologias, cabendo-lhe proporcionar condições para que a sociedade a ela recorra na busca de seus direitos.

Cabe ao Parlamento municipal que seja o principal “instrumento” de constante debate com a sociedade, refletindo os interesses da opinião pública (bem-estar da coletividade). Ressalte-se da necessidade de haver a conscientização, por parte do povo e das entidades representativas, de acompanhamento do processo legislativo e das atividades dos parlamentares, em especial no que tange a fiscalização e controle do Poder Executivo.

Povo: vez e voz

A Câmara de Vereadores tem a obrigação legal de ser um espaço democrático para a plena participação da sociedade, dando-lhe direito a “vez e voz”, para que os desejos da população sejam atendidos e que sejam proporcionados avanços significativos na vida das pessoas.

“Necessidades e reivindicações”

A Câmara de Vereadores deve ser um local democrático por excelência e sempre em sintonia com a população, estando sempre atentos às necessidades e reivindicações da comunidade e representando os interesses e anseios da nossa comunidade, agindo em prol do bem-estar e anseio coletivo.

Bem-estar da população

A Câmara de Vereadores tem amplas condições de ser o fórum adequado para as discussões e a busca do consenso que visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável do município e bem-estar da população, constituindo-se no maior canal que une a comunidade ao Poder Executivo, sendo onde os anseios viram projetos e os sonhos viram conquistas.

Consciência e Participação

Os vereadores devem ter a consciência de que a Câmara de Vereadores deve ser transparente, aberta à participação da sociedade e democrática em suas atividades.

Novos instrumentos

A Câmara de Vereadores deve estimular o cidadão na busca constante por soluções que anseia a sociedade (bem-estar coletivo), ampliando a transparência de suas atividades e decisões e a abertura de novos instrumentos e melhoria dos já existentes.

“Constituição Cidadã” destaca que “todo o poder emana do povo”.

Não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento, basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida do nosso povo.

“Questionamento do Guariba”

Sem a pretensão de encerrar o assunto. Longe de ter-se esgotado, para que obtenhamos uma resposta objetiva para o questionamento: A Câmara de Vereadores é realmente a “Casa do Povo”?

Em Rio Branco

Enquanto caminhava pelo centro de Rio Branco. O colunista Evandro Cordeiro, perguntou sobre Brasiléia à Ex-Prefeita/Deputada Leila Galvão, e ela respondeu: “Depois nós falamos mais sobre esses assuntos. Está muito cedo”.

“Isso não é nem hora de falar nisso”, diz Leila Galvão sobre saída do PT ao jornalista Evandro Cordeiro (Foto: cedida)

A ex-deputada estadual “quando indagada” sobre sair do PT. Leila Galvão disse que não cogitou a saída do partido, ainda. Ela foi vice-prefeita e prefeita de Brasileia por duas vezes, e deputada estadual. Disse que é esse não é nem o momento de falar nisso. “Sinceramente não pensei ainda”, afirmou ela, enquanto caminhava pelo centro de Rio Branco.

Clima típico da estação

Inverno rigoroso, fevereiro e assim mesmo, realizando melhoramentos das ruas, operação tapa buraco, e com a chegada do verão, serão aplicados quase 3 (três) milhões em pavimentações através de convênios (Prefeitura de Brasiléia), além de investimentos feitos para garantir a acessibilidade de tráfego nos ramais do município e assegurar um primoroso início do ano letivo escolar, que começa na próxima semana.

Carnaval a grande festa mundial

No Carnaval, há quem não troque a folia por nada. Outros preferem aproveitar o feriadão para descansar tranquilamente.

Prefeitura não organizará evento carnavalesco que será comemorado 5 de março, segundo a prefeita. “Diante da situação financeira, o carnaval será realizado pela iniciativa privada em Brasiléia”. (Foto: Alexandre Lima).

Prefeita Fernanda Hassem (PT), com o intuito de direcionar os recursos existente para melhoria de ruas, ramais e atender as reivindicações da população Brasileense, não organizará evento carnavalesco que será comemorado 5 de março, segundo a prefeita. “Diante da situação financeira, o carnaval será realizado pela iniciativa privada no município”.

A falta que ele não faz

A propósito, sobre a saída de Roraima Rocha da sigla PT, o ex-porta-voz do governador Sebastião Viana, Leonildo Rosas, escreveu o seguinte: “Tem muita gente anunciando desfiliação do PT. Não estão saindo do PT. Estão mesmo é tentando se acomodar ao novo poder. Esse tipo de gente não faz falta”.

Fato

O PT perdeu o comando do Acre após 20 anos ininterruptos no poder. O novo governador do estado é Gladson Cameli (PP). Leonildo Rosas tem razão, muito petistas desesperados em se acomodando no novo. Não tem como esse povo muda. Recente e impregnado. Os verdadeiros melancias, e bom saber, que melancia é uma fruta rasteira que possui licopeno, substância que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente câncer politico. Eles vem com as mesmo idéias politicas e partidárias de 20 anos, gestos partidários, mesmos cotidiano partidários, o mesmo ritmo administrativo dos últimos 20 anos. eles serão diferenciados no novo, abcedendo o velho, o rito administrativo dos últimos 20 anos, tá na pele.

Mais um companheiro

Depois de fazer campanha para o Partido dos Trabalhadores ao governo do Acre. Rennan Biths de Lima Lima, ex-diretor executivo de Gestão Estratégica e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública no governo de Sebastião Viana, foi nomeado para o cargo de diretor na Secretaria de Planejamento do Estado.

Biths trabalhava com o ex-secretário de Segurança, Emylson Farias, candidato à vice na chapa do PT, ao lado de Marcus Viana (Foto: internet)

Biths trabalhava com o ex-secretário de Segurança, Emylson Farias, candidato à vice na chapa do PT, ao lado de Marcus Viana. O salário do recém-nomeado, de acordo com a CEC, pode varia entre R$ 13 e 16 mil. A nomeação está publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12).

 “No passado recente”

O deputado estadual Daniel Zen, ao dizer que o senador Gladson Cameli (PP) abandonou a Frente Popular (coligação comandada pelo PT), por fome de poder, caíu como uma bomba no partido à época. O presidente do PP, José Bestene, elevou o tom do debate e questionou a “falta de democracia na FPA”.

O dirigente do partido que lançou a pré-candidatura do senador Gladson Cameli ao governo do Acre não poupou criticas ao presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e aos cardeais da Frente Popular do Acre, na época (Foto: cedida).

Segundo Bestene, ao abandonar a ideologia da Frente Popular, o PP na época, abriu mão do cargo de vice-governador que era ocupado por César Messias, além da presidência da Assembleia Legislativa do Acre, que na época estava nas mãos do ex-deputado estadual Elson Santiago (PTB).

Para Bestene, na época, o PT não permitia o crescimento dos partidos do Acre. “O PP só cresceu depois que saiu da sombra dos irmãos Viana e do PT, reelegemos o Gladson Cameli deputado federal em 2010. Em 2014, Gladson se tornou o político mais votado da história do Acre. “É preciso estar atento aos números para não cometer gafes dessa natureza”, disparou Bestene em resposta ao presidente Daniel Zendo do PT, na época.

Bestene afirma ainda (na época), que Gladson Cameli, era o oposto das lideranças petistas “que prometeram tudo e não fizeram praticamente nada”.

Bestene disse mais, “Gladson vem conseguindo dialogar com a sociedade e mais uma vez cumpre uma extensa agenda nos municípios isolados, em pleno recesso, enquanto o governador Sebastião Viana goza férias na Europa e Marcus Viana sumiu da cidade”.

Mais um capítulo para a novela de críticas da oposição que virou situação (hoje). Enquanto militantes aliados de Gladson ficam de fora do governo, “ex-militantes” petistas ferrenhos “no passado recente”. Hoje parecem ter carta branca no atual governo do PP, dos (Progressistas), Bestene e Gladson & Cia.

Administrando com inimigo

A cúpula dos governos nos últimos anos não vai deixar o governador Gladson Cameli (PP) em paz, depois de seus primeiros dias de gestão. A ideia é “encher o saco dele” até ele perder a estribeira, segundo disse a fonte do Blog do Evandro Cordeiro, que, a rigor, não é uma fonte qualquer. Esse silêncio dos petistas é apenas momentâneo, mas os “formiguinhas” do insano projeto já estão devidamente infiltrado no governo tentando descobrir qualquer coisa que possa manchar a nova gestão. Esse grupo poderá nem estar mais no PT, mas vir noutra configuração. Já tem inclusive jornal e gente projetada para essa “batalha”, também, nas redes sociais.

Gostei mesmo

O vereador de Rio Branco João Marcos Luz (MDB) apresentou proposta proibindo as inaugurações de prédios municipais antes do acabamento da obra.

Senador no gabinete

“Quero agradecer o apoio do Senador da República, Sérgio Petecão, que tão bem vai nos auxiliar em Brasília na busca de recursos em favor do nosso povo, no Governo Federal”.

Sujeito simples

Petecão vai administrar 10 bilhões no Senado; “Não vou decepcionar meus amigos”, diz

O senador Sérgio Petecão (PSD) foi confirmado como primeiro-secretário do Senado, como foi antecipado. Já no cargo, o senador tirou dois minutos para dizer que está feliz, admitir que está em um dos bons momentos da carreira e que sua obsessão é não decepcionar ninguém. O trabalho que ele vai ter nos próximos dois anos não é muito diferente do que ele teve durante oito anos como presidente da Assembleia Legislativa, onde sua gestão foi um sucesso.

Petecão é um sujeito simples, de hábitos simples, como estar ao lado do seu povo, aos barrancos de rio, nos seringais ou mesmo nos fundos de sua casa, a residência amarela, no conjunto Procon. Desse jeito vem galgando postos cada vez mais altos. Só não gosta de ficar projetando o futuro. “Isso a Deus pertence, menino!”, corta a conversa. Do novo gabinete, onde administra todo o Senado, já avisou: “Na primeira folga desembarco no Acre para ir no interior, levar umas ferradas de piuns e estar perto da minha turma”.

Vai vendo Raimundo
Secretária de Fazenda, Semírames Maria, em reunião do secretariado (segundo fontes), defende a extinção da OCA, um órgão que desburocratizou o atendimento à população acreana. A extinção da OCA seria uma tragédia política ao governo progressista.
Um órgão que desburocratizou o atendimento à população. A extinção da OCA seria um baque popular imenso do Gladson Cameli junto às camadas mais pobres do povo (Foto: internet)
Se concretizado, veremos protestos de ponta-a-ponta neste estado! A secretária de estado tem ideia de quantas pessoas carentes/população são beneficiadas com o funcionamento da OCA? Quantos passam por lá, diariamente?

Não existe governo só técnico, tem que estar aliado à política. Se não for assim afunda na aceitação popular.

Combate à dengue “corpo-a-corpo” na fronteira

Os Prefeitos de Epitaciolândia Tião Flores, Brasiléia Fernanda Hassem e Cobija Gatty Ribeiro de Cobija, firmarem um plano de cooperação de combate a dengue em ações conjuntas com as três cidades.

Ficou acertado que será realizado um dia “D” de combate nas três cidades, e ainda a intensificação das ações e campanhas de conscientização junto as populações dos três municípios de fronteira, as ações vão contar como apoio do Governo do Estado do Acre.

“Esse é o Acre do futuro que sonhamos para nossa gente”, disse Gladson

Comitiva do Governo de Rondônia, foi até o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia. Aos empresários, o governador do acre, disse que o empreendimento está aberto para receber novos investimentos para alavancar a produção de pescado no estado. Reafirmou o compromisso de acabar com entraves burocráticos e dar a segurança jurídica para que a iniciativa privada se instale para gerar emprego e renda para o estado do acre.

Gladson Cameli não tem medido esforços para colocar em prática seu arrojado Plano de Governo no que diz respeito ao setor de Agronegócio. Durante seu discurso, o governador determinou que entraves burocráticos não vão impedir que o Acre se desenvolve (Foto: Josenir Melo)

“Os Governos do Acre e Rondônia estão muito alinhados em suas políticas de desenvolvimento. Queremos que o Acre produza soja, arroz, feijão e tudo aquilo que for possível para aquecer a nossa economia e eu estou apostando muito no agronegócio”, enfatizou o governador Gladson Cameli.

Foram formalizados acordos de cooperação e ações que visam fortalecer a cadeia produtiva dos estados vizinhos. Nos próximos dois dias, uma comitiva de empresários e autoridades rondonienses liderada por José Jordan vai conhecer as experiências agrícolas desenvolvidas no Acre..

Segundo o vice-governador de Rondônia, José Jordan, a união dos dois estados é o início de um novo tempo de prosperidade. Já que os acordos firmados são a garantia de que é possível crescer economicamente por meio de parcerias.

A qualquer momento estaremos no ar (Ray Melo)

“Sabe quando a verdadeira paixão é aquilo que nos move?”. disse jornalista.
Disse mais “Nosso coração está para pular do peito! O time está a postos. Estamos nos últimos preparativos para o nosso grande encontro”, segundo Ray Melo. Noticias da Hora, já chegou aos seus 90%, falta pouco. Estamos na expectativa.

Escolas do MST

O presidente Jair Bolsonaro, disse em entrevista que é necessário o fechamento de escolas em assentamentos do Monimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST). A declaração se deu após Bolsonaro explanar a ideia de propor educação a distancia para crianças em áreas rurais.

Brasil doente

Hospital Regional de Teófilo Otoni, totalmente abandonado. Total desperdício de dinheiro público.

Cientistas franceses conseguem remover completamente o HIV de células infectadas.

Cientistas franceses do Institut Pasteur de Paris anunciaram um grande avanço para a descoberta da tão sonhada cura do HIV e novas possibilidades de tratamento.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, eles conseguiram destruir com sucesso todas células infectadas pelo vírus usando inibidores da atividade metabólica para eliminar as células. os franceses conseguiram um feito inédito: remover completamente o vírus de todas as células.

‘O nome dela é Jennifer’, vamos rir gente o mundo tá chato

Se sua vida está chata e tediosa, se você se sente depressivo e perdido e há muito tempo não sabe o que é ter ânimo, é muito provável que tenha se acostumado a viver sem ela: a ousadia.

A vida está passando e você não está vivendo!

Todos nós nascemos ousados, corajosos e motivados, mas um dia você cresce, as obrigações começam a tomar cada vez mais espaço e no tempo que te resta você só pensa em descansar. Além disso, já se acostumou ao tédio, afinal, você o sente toda hora, em todos os lugares: em casa, no trabalho e até nos momentos de lazer. Ousadia nenhuma resiste à força do cansaço e do comodismo.

113 anos de fundação da cidade de Cobija


Os desfiles cívicos são acontecimentos importantes na história dos municípios. na última sexta-feira a homenagem foi no Departamento de Pando, nossa cidade vizinha de Cobija, que comemorou seus 113 anos de fundação.

“Eh Toiss”

11 maneiras incomuns de marcar um pênalti…, que resenha, resenha pura. “Eh Toiss”.

Não dá para negar que o ‘baixinho’ foi um dos melhores

Romário, o baixinho que foi gigante em 1994

Imagem do dia, cidade de “Cruzeiro do Sul”. Acre

POLÍTICA DA COLUNA

“No Ar”, a Coluna Panorama Regional é um meio de notícias que cobre os principais fatos e os bastidores do cenário político Regional/estadual/nacional, direto da fronteira da amizade (Brasileia/Acre), com isenção e profissionalismo. Nosso objetivo é fornecer informação política/geral de qualidade ao cidadão acreano pautado nos valores da ética e da transparência.

As notícias independentes são produzidas pela equipe de jornalistas do site oaltoacre.com que tem como fonte matérias próprias e também conteúdos de outros portais.

A reprodução do conteúdo do site (Coluna Panorama Regional), poderá ser feita desde que citada a fonte.

Em caso de dúvidas, preocupações e comentários sobre esta coluna, pode escreva para coluna “Panorama Regional”. Nosso e-mail: marcusjoselima7@gmail.com

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz no cotidiano. Tudo isso com a sua opinião leitores, bom dia, boa tarde e boa noite.

Comentários