fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Avançam as negociações para médicos acreanos formados no exterior participarem do Mais Médicos

Publicado

em

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) anunciou que estão bem adiantadas as negociações para os médicos brasileiros formados no exterior participarem do programa Mais Médicos. Ainda em novembro, o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiano, vem ao Acre assinar convênio com o governo do Acre para diminuir os prazos na emissão do “Título de Provisión Nacional”, que reconhece e habilita o graduado em Medicina para o exercício da profissão. O documento é expedido pelo Ministério da Educação da Bolívia e demora de seis meses a 1 ano para ser emitido, depois da conclusão do curso naquele país. A decisão foi tomada durante reunião com o embaixador da Bolívia no Brasil, nesta semana. Com a mudança no processo, o tempo de entrega do documento diminuirá para 30 a 60 dias.

Segundo a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, “o Acre poderá contar com mais 358 médicos brasileiros formados no exterior. Esse convênio com a Embaixada da Bolívia vai desburocratizar a emissão da documentação que poderá garantir a participação dos médicos brasileiros que se inscreveram no Acre, mas que estão na espera dessa documentação”, admitiu a secretária.

Nesta semana, também em reunião em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concordou em fazer mudanças na Medida Provisória do Mais Médicos, para admitir os estudantes brasileiros formados na Bolívia. O anúncio foi feito durante reunião com governador do Acre, Tião Viana, a deputada Perpétua Almeida, senador Aníbal Diniz, os deputados estaduais Eduardo Farias e Jamil Asfuri e a secretária Suely Melo.

Segundo Padilha, “a partir do dia 5 de novembro, depois da votação da MP na Câmara dos Deputados, a  portaria será lançada”. Depois desta negociação com o Ministério da Saúde, não haverá mais a necessidade de lutar pela aprovação das emendas da deputada Perpétua Almeida que incluía no Mais Médicos os acreanos formados na Bolívia.

A deputada Perpétua Almeida luta, ainda, pela inclusão de outros médicos acreanos que se formaram em países como Argentina, 1, Cuba, 31, e Paraguai, 11, para que sejam incluídos na mesma portaria.

“ O Acre precisa de médicos e temos médicos que precisam trabalhar. São mais de 6 mil famílias acreanas que se sacrificam para manter os filhos em outro país, pois no Brasilformar um filho em Medicina no Brasil, é preciso que se desembolse pelo menos 6 mil reais por mês”, concluiu a deputada.

(Assessoria Parlamentar)

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes e Representantes da Energiza, ICMBio e Amopreb discutem a retomada do Programa Luz para todos na Reserva Chico Mendes

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 123, representantes de vários órgão para o alinhamento da retomada do programa luz para todos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, nesta etapa serão realizados cerca de 74 quilômetros de extensão podendo atender mais de 289 famílias, além disso nos locais onde não existe a possibilidade da chegada da rede elétrica serão instalada os sistema de capitação de energia fotovoltaica (Solar) com previsão de beneficiar mais de 115 famílias.

Estiveram presentes na Reunião com o prefeito, Elizangela Silva coordenadora do Programa Luz Para todos, D’Ávila Brito Engenheira responsável pelo Meio ambiente, Romário Campelo Presidente da Amopreb e o coordenador regional do ICMBio e chefe Unidade ICMBio Resex Chico Mendes, Marcos Mesquita e a Secretária de Administração Regiane Moreira.

.

Na ocasião o prefeito se comprometeu em prestar todo o apoio na recuperação de trechos dos ramais para garantir que as equipes responsáveis da energisa possam chegar com a instalação das redes elétricas.

O prefeito também solicitou do ICMBio agilidade na liberação das licenças para que os serviços possam ocorrer já no início do verão.

“Recebemos em nosso gabinete representantes dos órgãos responsáveis pela viabilização e instalação das linhas de distribuição de energia, quero dizer que a prefeitura vai apoiar no que for preciso para todos os moradores que estão dentro da área prevista sejam atendidas pelo programa Luz para Todos. ” Destacou Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo