Conecte-se conosco

Acre

Bebê de mulher com Covid que nasceu após cesariana de emergência no AC testa negativo para a doença

Publicado

em

Recém-nascido respira sem ajuda de aparelhos e apresenta evolução satisfatória. Mãe segue em estado grave e com ventilação mecânica na UTI do Hospital de Campanha do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Grávida com Covid-19 foi submetida a cesariana de emergência em UTI do Hospital do Juruá — Foto: Eliana Farias/Arquivo pessoal

O bebê que nasceu na última terça-feira (4) em um parto de emergência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 do Hospital de Campanha do Juruá, no interior do Acre, segue internado e já respira sem ajuda de aparelhos.

A informação foi confirmada ao g1 pelo Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, a maternidade da cidade, onde o recém-nascido está internado. Como a mãe, de 31 anos, está infectada pelo coronavírus, a criança passou por exame de RT-PCR, mas, segundo a direção, o resultado deu negativo para a infecção.

O menino nasceu com 34 semanas, o que corresponde a quase 7 meses, e estava pesando 2,160 gramas e medindo 44 centímetros. Ao nascer ele teve uma parada cardíaca, foi realizada reanimação e o quadro foi revertido.

“Está sendo monitorado em Unidade de Cuidados Intensivo; com peso de 2.000g, respirando em ar ambiente; mantendo estabilidade hemodinâmica, aceitando a dieta ofertada, com funções fisiológicas presentes, sem alteração que importantes, evoluindo satisfatoriamente com o tratamento ofertado, estando sob cuidados da equipe da unidade de saúde”, diz a maternidade em nota.

Já o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, onde a mãe do bebê está internada, informou que ela segue na UTI, em estado grave e com ventilação mecânica.

A mãe chegou ao Hospital do Juruá dias antes do parto e com agravamento do quadro foi levada para a UTI. Nas ultrassonografias de controle, ela estava com diminuição do líquido amniótico e o bebê estava iniciando um quadro de sofrimento fetal, segundo informou o pediatra que acompanha o menino, Rondney Brito.

“A mãe já estava internada há alguns dias na UTI Covid e a gente aguardou um tempo porque o bebê é muito prematuro e tivemos que esperar o máximo de tempo possível e tivemos a preocupação de fazer a maturação pulmonar, através de corticoide, para diminuir os riscos de ele nascer cansado ou com alguma complicação”, contou o profissional.

Logo após o nascimento, o bebê foi transferido para a UTI da maternidade, onde inicialmente foi intubado. Como a cesariana foi feita com a mãe em quadro de Covid, o bebê está em isolamento.

Parto de emergência ocorreu na terça-feira (3) na UTI do Hospital do Juruá — Foto: Eliana Farias/Arquivo pessoal

Para fazer o parto, a equipe precisou levar todo material da maternidade de Cruzeiro do Sul para a UTI do hospital do Juruá. “Tivemos o apoio da coordenadora de enfermagem Eliana farias, que foi responsável por levar todos os equipamentos. E me ajudou a estabilizar a criança.”

O médico disse que considera a experiência profissional um sucesso e que apesar dos desafios, conseguiram fazer o procedimento.

“É uma coisa que não acontece de forma rotineira. Acho que seja um dos poucos casos de um parto cesariana dentro de uma UTI Covid. Foi um desafio muito grande porque a gente teve que movimentar toda uma equipe da maternidade e levar pra lá. A incerteza de como a criança ia nascer e também de como a mãe vai evoluir nesse por parto, mas graças a Deus, levamos pessoas competentes para dentro da unidade e deu tudo certo. Profissionalmente, foi uma vitória muito grande”, concluiu.

O g1 não conseguiu contato com alguma familiar da mulher e do bebê até última atualização desta reportagem.

Comentários

Acre

Prefeitura recupera ramal do Km 12 e inicia serviços no Km 14

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, acompanhado do Vereador Nego, que também responde pelo Departamento de Obras e Serviços de recuperação ramais, estiveram visitando os serviços de recuperação do Ramal do Km 12 nesta terça-feira dia 18.

A prefeitura está aproveitando os dias de sol para avançar na reabertura eempiçarramento a fim de garantir tráfego durante o período das chuvas.

Segundo Informou o diretor de Campo Vereador Nego, os serviços estão bemavançados e já nesta quarta inicia a recuperação do ramal e da ponte do Km 14.

O Prefeito Sérgio Lopes ao visitar os serviços aproveitou para conversar com osprodutores rurais daquela localidade que estão muito satisfeitos com a ação porparte da prefeitura.

“Sinto-me lisonjeado em receber por parte dos produtores elogios pelo trabalhofeito, más esses serviços só é possível por termos uma equipe aguerrida quetrabalha dia e noite e até aos domingos se preciso for, para realizar os serviçosnecessários e assim garantir o trafego aos nossos produtores.” Destacou oPrefeito Sérgio Lopes.

Fotos Wesley Cardoso:

Comentários

Continue lendo

Acre

Estado garante retorno de exames de raio-X para Porto Walter

Publicado

em

Uma das regiões de mais difícil acesso do Acre, Porto Walter é prova do compromisso da gestão de Gladson Cameli com a saúde da população. No início desta semana, seus quase 13 mil moradores foram diretamente beneficiados com o retorno de exames feitos com o único aparelho de raio-X do município.

Investimentos da gestão de Cameli mostram os significativos avanços dos serviços de saúde oferecidos aos acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para os portowaltenses, que ficam distantes 70 quilômetros de Cruzeiro do Sul, cidade onde se concentra a maioria dos serviços de saúde do Vale do Juruá, o benefício tem valor imensurável, pois minimiza as dificuldades impostas pelo isolamento.

Porto Walter volta a contar com os benefícios de moderno aparelho de raio-X, que passou por manutenção realizada pela Sesacre. Foto: cedida

“A saúde tem sido um dos grandes desafios do nosso governo, mas com muita dedicação e empenho estamos mudando esse quadro. A população do Juruá merece o melhor e esse é o foco do nosso trabalho”, declarou o governador Cameli.

Com serviços de manutenção avaliados em mais de R$ 31 mil, o dispositivo de última geração estará disponível 24 horas aos pacientes, para a emissão de imagens digitais, garantindo mais precisão no diagnóstico e auxílio no tratamento de doenças.

Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), salienta que as barreiras do isolamento são quebradas com ações de governo que permitem à população usufruir dias melhores. A coordenadora também destaca os esforços da titular da pasta, Paula Mariano, para promover saúde aos povos mais isolados do estado.

Gestora estadual de Saúde tem garantido assistência às regiões mais isoladas do estado. Marcos Vicentti/Secom

“Paula Mariano tem sido incansável para atender todas as demandas solicitadas pelos gerentes das unidades hospitalares do Estado. Em nossos planejamentos, traçamos caminhos para que a melhoria dos serviços chegue à população, como aconteceu com a unidade mista de Porto Walter, que volta a contar com moderno dispositivo para atender aos pacientes”, pontuou.

A unidade realizou, em 2021, mais de quatro mil atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais, de  radiologia, testagem para covid-19, de assistência psicológica, social e outros.

Fotografia feita pelo aparelho de raio-X de Porto Walter. Somente em 2021, foram realizados mais de quatro mil atendimentos médicos na unidade mista do município. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil investiga contas falsas em redes sociais para atacar honra de prefeito de Assis Brasil

Publicado

em

Prefeito Jerry Coreia e o vice Reginaldo Martins no dia da posse – Foto: arquivo/secom

A Procuradoria Jurídica do município de Assis Brasil ingressou com pedido de investigação contra contas falsas no Facebook e Instagram criadas para atacar a gestão e honra do prefeito e vice-prefeito de Assis Brasil. Os perfis investigados são contas falsas denominadas Zé de Assis, The Focus e Tríplice.fronteira_emtemporeal.

Segundo o Código Penal os criminosos uma vez identificados podem pegar até um ano de reclusão. A Constituição Federal defende a liberdade de expressão, mas veda o anonimato.

Segundo o Procurador Jurídico do município, Giordano Simplício, hoje em dia esse tipo de crime tornou-se fácil de identificar seus autores, por conta dos avanços tecnológicos e o treinamento especializado dos agentes.

“É bom lembrar que comete crime tanto quem cria perfis falsos como quem compartilha esse tipo de ilícito. Já existe no Acre uma Delegacia especializada em crimes cibernéticos”, disse o procurador.

Comentários

Continue lendo

Em alta