fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Bocalom diz que PT quebrou o Acre e que dívida acreana virou bola de neve

Publicado

em

“No mês de maio deste ano, o Tesouro Nacional já chamava a atenção, ao analisar o empréstimo de 72 milhões de Dólares, que o Senado estava aprovando naquele momento para o Acre.”

bocalom*Tião Bocalom

Já em 2008 eu questionava a quantidade e os valores dos empréstimos que os governos do PT comandados pelos Jorge Viana (8 anos) e Binho Marques (4 anos) estavam colocando sobre os ombros do povo Acreano. Já eram naquele momento, mais de um bilhão e oitocentos milhões de Reais. Ao final do governo Binho a conta ultrapassou os 2,2 bilhões de Reais. Num de meus artigos, fiz questão de colocar a imagem de uma montanha de dinheiro. E, eu já questionava: Onde foi aplicada esta montanha de dinheiro? Ninguém conseguiu me dar uma resposta convincente, e eu continuei a indagar.

Em 2010 me tomaram a eleição de governador. O ministério Público Federal juntou centenas de provas e fez uma denúncia com mais de 13 mil páginas ao Tribunal Superior Eleitoral. Não sei por que este processo ainda não foi julgado. Penso que os 42 advogados de Brasília, contratados pelo PT Acreano, ou, não sei por quem, a peso de ouro, estão conseguindo empurrar o julgamento mais para frente. Eu, infelizmente não pude contratar nenhum advogado. Mas, o que quero abordar neste momento, é que em 2011 o governo foi entregue a um cidadão que gosta mais de bilhões de Reais e Dólares, do que os dois que o antecederam, juntos. É isto mesmo. Como os outros dois governadores levaram 12 anos para contraírem uma dívida de 2,2 bilhões de Reais, esperava-se que o atual, Tião Viana, fosse no máximo proporcional aos seus “companheiros”, ou seja, contratasse não mais que 183 milhões por ano, o que daria agora para o final de 2014, algo em torno de 550 milhões de Reais de empréstimos. Pasmem senhores e senhoras!!! Somente ele, Tião Viana, governador do querido Acre, endividou o povo Acreano em mais de 3 bilhões de Reais em apenas 3 anos de governo, ou seja, contratou mais de 1 bilhão de empréstimos por ano, superando seus antecessores em mais de 540% ao ano. Continuo a perguntar: Onde enfiaram tanto dinheiro? Vou dar apenas um exemplo de como estão gastando mal o dinheiro dos empréstimos: Veja a placa da obra de reforma da Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul, em frente a rádio e TV Verdes florestas. A reforma desta Biblioteca, um pequeno prédio de 3 andares, custou quase 5 milhões de Reais. De onde veio o dinheiro? Claro, de empréstimos Internacionais, conforme a placa. Pior ainda, a reforma ficou pronta a mais de 2 anos, e a biblioteca não está funcionando. Exemplos de desperdícios (roubalheiras) de dinheiro de empréstimos, como este, eu tenho muitos. Só para comparar, a FECOMÉRCIO construiu em Rio Branco um prédio de 6 andares, muito maior do que a biblioteca, na av. Ceará, por pouca mais que esse valor da reforma.

No mês de maio deste ano, o Tesouro Nacional já chamava a atenção, ao analisar o empréstimo de 72 milhões de Dólares, que o Senado estava aprovando naquele momento para o Acre. Na classificação de risco, o Acre já estava no “C*3”, sendo o “D” último grau, que significa Desiquilíbrio Fiscal, no linguajar comum (quebradeira), e, que somente para o ano de 2013, o estado já havia comprometido 11,25% de sua RCL (Receita Corrente Líquida), algo em torno de 500 milhões de Reais, somente com os débitos da dívida pública, que foram descontados do FPE (Fundo de Participação dos Estados). Lembram que eles vivem dizendo que o FPE caiu? Mentira!!! É pagamento da dívida.

Agora, só para se ter uma idéia do tamanho da montanha de dinheiro dos empréstimos dos governos do PT, que juntos somam mais de 5 bilhões e duzentos milhões de Reais, tomo como exemplo, a construção do HUERB – HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE RIO BRANCO, que está sendo construído anexo ao pronto socorro: Valor da obra – 20 milhões de Reais, recursos do BNDES (empréstimo). Pois bem, o dinheiro emprestado até agora daria para construir 260 (duzentos e sessenta) hospitais iguais a este. O dinheiro de um, estamos vendo, e o dinheiro dos outros 259 (duzentos e cinqüenta e nove)? Onde estão aplicados? Só para ficar mais claro, esta montanha de dinheiro dos empréstimos, compraria 210 mil carros populares, zero quilômetro, ou seja, um carro para cada família Acreana. Quer mais? No Acre, uma criança já nasce devendo quase 7 mil Reais.

Para refletir, afirmo categoricamente: Que o atraso no pagamento dos funcionários que receberam seu salário somente no dia 30 de dezembro; a não doação este ano a cada funcionário do famoso Panetone, e o atraso de até 4 meses das terceirizadas que prestam serviços para o governo, com seus funcionários, é fruto do descontrole financeiro do Estado do Acre. Estamos quebrados!!! A dívida Acreana já virou uma bola de neve. Agora estão pegando empréstimos para pagar empréstimos. Meu DEUS!!! Quebraram o nosso Acre.

Tião Bocalom é professor de Matemática. Foi candidato a governador em 2010 e a prefeito de Rio Branco em 2012, com 49,3% dos votos em cada eleição.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo